Pilotos da marca oficial de tinta automotiva da categoria lideram o campeonato antes da última etapa
Uma prova de Endurance de manual encerrou o domingo em Termas de Río Hondo para a Equipe Farben. Partindo da terceira posição, a dupla Marçal Muller e Enzo Elias venceram a segunda etapa do certame de corridas longas da Porsche Cup Brasil em 2023.
Com quatro stints constantes, a dupla representante da marca de tinta automotiva oficial da categoria pulou da terceira posição na largada para a vitória após 63 voltas.
Sempre brigando entre os três primeiros da prova, Muller entregou o carro para Elias em sua última saída em boas condições de vencer e o brasiliense assumiu a liderança logo na saída do box e disparou na liderança com margem confortável para as disputas que vinham atrás do #544.
Com o resultado, a dupla da Farben parte para a última etapa da temporada na liderança do campeonato e chega em vantagem para a prova mais longa do calendário, de 500km em Interlagos.
Antes de decidirem a temporada de Endurance, Muller decide a Sprint Challenge também em Interlagos, durante a preliminar do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
A corrida
Marçal Muller largou bem e atacou Paludo quando o pole foi ultrapassado por Suzuki. O carro da Farben fechou a primeira volta na mesma terceira posição em que largou.
Após uma intervenção do carro de segurança entre as voltas 4 e 7, a corrida foi retomada com mais pressão de Marçal sobre Paludo.
Na volta 12 Marçal chegou a emparelhar outra vez, mas Paludo foi hábil na defesa de sua linha. Muller entrou nos pits para o primeiro revezamento com Enzo Elias na volta 14 e a equipe Farben fez um eficiente trabalho no #544.
Com o pelotão reordenado, Enzo era quarto atrás do carro #8. Mas ele logo tratou de passar Neugebauer, retomando o terceiro lugar.
Na volta 20 Enzo colou em Salles, mas teve seus ataques bloqueados. Quem acabou favorecido foi o Porsche #1, de Guilherme Salas, que passou o carro da Farben na volta 22.
A insistência de Enzo rendeu a manobra sobre o #70 na volta 25, quando os pilotos tomavam mais riscos na busca por posições antes da bandeirada que marcaria o fim do primeiro segmento na 28ª passagem pela reta principal.
Enzo fechou o segmento em terceiro, e a janela de pit-stops foi aberta na volta seguinte. O #544 entrou no box na volta 30.
Marçal retornou à pista atrás de Alceu Feldmann, mas logo ultrapassou o Porsche #1.
A equipe Farben ocupava a vice-liderança da corrida quando o safety car foi acionado no início do terceiro stint. Novamente a batalha seria entre Marçal e Paludo, como no início da corrida. Mas agora valendo a liderança da corrida.
A relargada veio na volta 37, com pressão de Marçal sobre Paludo. De pneus mais gastos, Feldmann não conseguiu segurar o ataque de Suzuki na curva 2. Paludo e Marçal ficaram lado a lado meia volta, o que também favoreceu a chegada de Suzuki para a disputa.
Na passagem seguinte, Muller mergulhou por dentro no fim da reta oposta. Paludo tentou fechar a porta e o contato foi inevitável. O carro Farben seguiu na pista, caindo para quinto lugar.
Marçal logo recuperou ritmo e já aparecia em segundo novamente na volta 42, tendo ultrapassado Fefo Barrichello e Rafa Suzuki, que perdeu rendimento com pneu furado.
O piloto Farben foi tirando pouco a pouco a diferença para Zonta e a margem era inferior a 2s quando foi aberta a terceira e última janela de paradas obrigatórias.
O concorrente parou uma volta antes e Marçal era o líder quando trouxe o carro para os pits na abertura da volta 48.
Werner voltou para a pista na abertura da volta 50, com seu Porsche equipado com pneus zero. Mas Enzo Elias saiu dos pits à frente, favorecido pela rápida volta extra de Marçal no fim de seu stint com o Porsche #544. O carro da Farben tinha pneus com 5 voltas de uso apenas, os mesmos utilizados no quali da véspera.
A dez voltas da bandeirada a margem do piloto brasiliense na liderança superava os 3s. Então houve uma disputa pela segunda posição, o que favoreceu ainda mais a equipe Farben, para vencer em Termas de Río Hondo.
O que eles disseram:
“Foi uma corrida emocionante, estava brigando pela liderança no segundo stint e aconteceu aquele toque com o Miguel. Acredito que ele não tenha me visto, infelizmente. Isso prejudicou nossas duas corridas, mas consegui me recuperar bem e entregar o carro em uma boa posição para o Enzo brigar pela vitória.”
Marçal Muller
“Foi uma vitória suada. Demais poder voltar para a categoria com a vitória assim é sempre bom. Não conseguimos levar a vitória em Interlagos, mas hoje conseguimos fazer o trabalho completo. O Marçal guiou muito aqui, deixou o carro em uma posição ótima depois do incidente. Assumi o último stint e foi só olhar para frente e esquecer o retrovisor. Agora vamos para Interlagos brigar pelo campeonato, estou em busca do meu sexto título na categoria.”
Enzo Elias
Por: Luis Ferrari