A passagem do TCR World Tour pela América do Sul foi encerrada com festa local. Assim como Santiago Urrutía havia feito a alegria dos torcedores uruguaios na semana passada, o argentino Nestor “Bebu” Girolami liderou todas as voltas e ganhou em casa no circuito de La Pedrera, na província de San Luis, com seu Honda Civic de nova geração preparado pela Squadra Martino.
Diante de um grande público, a festa foi completa para os locais, com o argentino Bernardo Llaver levando seu Toyota Corolla à vitória pelo TCR South America Banco BRB. Foi sua primeira vitória na categoria junto com Toyota Team Argentina.
Mais de três horas depois da bandeirada, os comissários puniram Pedro Cardoso com a desclassificação. Com isso, Raphael Reis foi promovido ao segundo lugar do pódio do TCR South America, com Galid Osman em terceiro.
Para o campeonato Sul-Americano, a passagem por La Pedrera deixou a pontuação ainda mais embolada, o que promete muita emoção na “gira brasileira” que vai definir o terceiro campeão da história do evento.
O líder do campeonato, Ignacio Montenegro, somou menos pontos com a oitava colocação entre os sul-americanos. Ele sofreu com furo de pneu em seu Honda e permitiu a aproximação na tabela de pontos tanto de Llaver quanto do brasileiro Raphael Reis.
Outra mudança na tabela de classificação aconteceu na classe Trophy. Com as duas vitórias do fim de semana em La Pedrera, Adalberto Baptista, o primeiro campeão da divisão, ultrapassou a pontuação de Fabio Casagrande, atual detentor desse título.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB marca o retorno da categoria para o Brasil, em sua primeira visita ao autódromo gaúcho do Velopark, nos dias 23 e 24 de setembro.
A corrida
O pole Nestor Girolami tracionou bem e sustentou a ponta. Pedro Cardoso, em segundo no grid, momentaneamente foi ultrapassado por Robbie Huff e Ma Qing Hua. Mas os dois chegaram muito quente na curva 1 e se esfregaram para fora. Cardoso então retomou uma posição, ficando entre o britânico e o chinês. O húngaro Norbert Michelisz completava o top5.
Atrás houve confusão envolvendo Fabian Yannantuoni e Frederik Balbi e o safety-car foi imediatamente acionado.
A relargada foi dada com 22 minutos restando, e Huff logo atacou Cardoso no fim da reta para assumir o segundo lugar. Ma a seguir mergulhou por dentro do brasileiro e avançou a terceiro. Na sequência, Michelisz também ultrapassou Cardoso, que vinha liderando a corrida pelo sul-americano com boa vantagem -o próximo carro no TCR South America era o de Bernard Llaver, em décimo. Nessa altura, o espanhol Mikel Azcona foi forçado a se retirar, após seu carro apresentar problemas decorrentes de um toque na largada.
Na sétima volta, o belga Frederic Vervisch atacou Cardoso no fim da reta, e o brasileiro tratou de fechar a porta. O contato foi inevitável, para prejuízo do piloto da Hyundai, que passou pela área de escape e perdeu diversas posições, entregando a liderança entre os competidores do sul-americano para Llaver, em nono no geral. O belga também perdeu posições, retornando em sétimo.
A dez minutos da bandeirada, o top5 tinha Girolami inabalável na frente, seguido por Huff, Ma, Michelisz e pelo francês Yann Ehrlacher.
No Sul-Americano, os cinco primeiros eram Llaver (em nono no geral), seguido por Cardoso, Montenegro, Reis e Osman. Mas o argentino do Honda #23 logo teria que entrar nos pits, com o pneu traseiro direito furado.
Na volta 11, Ma ameaçou por fora e surpreendeu Huff com um mergulho por dentro para ser segundo. A briga favoreceu a chegada de Michelisz e Ehrlacher, enquanto Girolami ganhava ainda mais folga na liderança.
Com 5 minutos para a bandeirada, os cinco primeiros vinham separados por 4.893s. Llaver seguia na dianteira do Sul-Americano, com o nono lugar no geral.
Ma abriu ataque sobre o Honda de Girolami a duas voltas da bandeirada. Da mesma forma, Cardoso pressionava Llaver pela dianteira no Sul-Americano.
Mas os argentinos souberam administrar para selar a festa local.
Na volta final, Santiago Urrutia passou Vervisch e Ehrlacher para ser quinto. Michelisz fechou a corrida em quarto e o pódio ficou com Girolami, Ma e Huff.
Llaver fechou a corrida em oitavo, vencendo no Sul-Americano. Rapha Reis e Galid Osman completaram o pódio, com Esteban Guerrieri em quarto e Manuel Sapag fechando o top 5.
Adalberto Baptista, em 15º no geral, venceu pela Copa Trophy.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz, eu queria muito esse momento. Eu estava sonhando com isso dentro do carro. Depois de todos os problemas que tivemos, parecia que tudo estava negado. Hoje tivemos uma boa chance de vencer e conseguimos.”
Nestor Girolami
“Estou feliz, estive perto de vencer várias vezes e dessa vez aconteceu. É o nosso primeiro fim de semana com o carro com 100% de desempenho. A corrida foi muito difícil, principalmente no final, quando fui abordado pelo (Pedro) Cardoso, que estava vindo muito rápido.”
Bernardo Llaver
“Muito bom terminar no pódio depois de largar de último. A gente tinha um carro muito bom aqui e ia largar em primeiro hoje, mas acabamos largando de último pelo incidente no quali. Acabei a prova em décimo no geral e terceiro no Sul-Americano. Estou interessado em ver o campeonato agora com descartes e ir para a decisão no Brasil. Além, claro de olhar para o campeonato brasileiro de TCR, em que estamos na liderança”
Raphael Reis
“Com duas vitórias consecutivas, estamos perto do líder da Copa Trophy. Agora estamos indo para o Brasil, onde conhecemos as pistas para tirar o melhor proveito do carro.”
Adalberto Baptista
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