A primeira das duas etapas da passagem do TCR World Tour pela América do Sul terminou com vitórias de Santiago Urrutia e Qing Hua Ma no reformado traçado de El Pinar.
O piloto local e o chinês comprovaram o domínio da equipe Cyan Racing Lynk & Co, que colocou seus quatro carros no pódio nas duas corridas deste domingo.
Já o TCR South America Banco BRB teve domínio dos argentinos, com vitórias de Ignacio “Nacho” Montenegro, o líder do campeonato, e Esteban Guerrieri, que venceu pela primeira vez no ano na etapa que marcou a estreia da Bratton Tito Bessone Team.
Na Copa Trophy, o brasileiro Fabio Casagrande foi o vencedor das duas provas.
A próxima rodada do TCR South America Banco BRB acontece já no próximo final de semana, em novo evento conjunto com o TCR World Tour, em San Luis, na Argentina.
As corridas:
A primeira bateria do dia começou movimentada, com uma primeira volta que viu Urrutia sustentar bem a primeira posição e trazer seu companheiro de equipe, Thed Bjor, à reboque durante toda a bateria. Casella sustentou o ótimo sexto lugar, que dava ao piloto local a liderança da corrida pelo certame sul-americano.
Com a disputa mais quente da pista sendo pelo terceiro posto do pódio geral, entre os pilotos Frédéric Vervisch e Néstor Girolami, Casella mantinha a liderança do TCR South America, mas via Juan Angel Rosso e Esteban Guerrieri se aproximarem a medida que o pelotão ia se estabelecendo. Quem também veio junto na disputa foi o líder do campeonato, Nacho Montenegro.
O líder do campeonato assumiu a liderança da prova já na metade final e viu seu principal postulante ao título abandonar a bateria com um furo no radiador. Ao fim dos 25 minutos, Urrutia garantiu seu Grand Chelem, seguido por Bjor e Vervisch. Na disputa do sul-americano, Montenegro, Guerrieri e Rosso subiram ao pódio. Casagrande foi o vencedor da primeira corrida na Copa Trophy.
A prova decisiva do fim de semana viu o chinês Qing Hua Ma largar na posição de honra após a inversão das 10 primeiras posições do treino classificatório da véspera. O apagar das luzes foi movimentado, com Ma, Mikel Azcona e Yann Ehrlacher disputando a primeira freada. Apesar dos toques entre os pilotos do World Tour, Ma levou a melhor e sustentou a primeira posição contra seu companheiro de equipe.
O combativo Azcona caiu para quarto, mas logo se recuperou e assumiu o segundo posto. Novamente beneficiado pela inversão do grid, Casella liderava o certame sul-americano, mas a liderança durou pouco. Antes da prova completar cinco minutos, Guerrieri já aparecia na liderança.
A primeira intervenção do carro de segurança aconteceu após toque de Enrique Maglione na barreira de proteção, o carro #15 ficou avariado e os fiscais precisaram reorganizar os pneus da proteção antes da corrida ver novamente a bandeira verde. Com o pelotão reagrupado, Azcona seguia incisivo contra Ma, mas o chinês seguia liderando a prova. O certame sul-americano pegava fogo. Enquanto Guerrieri seguia na liderança, o #23 de Nacho teve um problema com a roda dianteira esquerda, forçando o líder do campeonato a abandonar a prova.
Nova intervenção do safety-car e Ma sustentou a primeira posição até a quadriculada, Azcona e Vervisch completaram o pódio da corrida. Pelo TCR South America, vitória de Guerrieri, com Juan Angel Rosso na segunda posição e Rafael Suzuki completou o terceiro posto. Pela Copa Trophy, Casagrande tambem venceu a segunda bateria.
O que eles disseram:
“Muito feliz em vencer minha corrida de casa, agradeço a equipe pelo carro incrível que me entregaram! Fazia muito tempo que não corria fora da Europa, então correr em casa foi ótimo.”
Santiago Urrutia
“Foi uma corrida difícil, não tinha o pace que os carros do World Tour. Foi bom disputar um pouco contra eles e vencer no TCR South America também foi importante.”
Ignacio Montenegro
“Não foi uma corrida fácil, tive que fazer voltas em ritmo de quali atrás de volta de quali, o Mikel Azcona estava com um pace muito forte e por causa do lastro forcei ainda mais o ritmo. É a primeira vitória de um piloto chinês com um carro chinês no cenário mundial, estou muito feliz com isso.”
Qing Hua Ma
“Foi uma vitória e um processo verdadeiramente especial. Desde o momento que falei com o Tito Bessone, conheci os mecânicos e voltei a trabalhar com alguns antigos companheiros. Digo que foi especial pois a energia que se formou aqui ao longo do fim de semana foi incrível. Terminamos com uma vitória na corrida 2, a primeira para o Toyota nesta temporada, muito contente com isso, não me recordo em ter me emocionado assim na minha carreira nas pistas até então. O Toyota me pareceu um carro com muito potencial, seguimos trabalhando nos detalhes, fomos evoluindo e o carro se comportou muito bem. Temos que explorar coisas diferentes para testar os limites dele. Os carros do mundial estão em um nível de preparação diferente do que estamos andando aqui.”
Esteban Guerrieri
LINKS
Campeonato TCR South America Banco BRB
Campeonato TCR WORLD TOUR
TCR WORLD RANKING
Fotos TCR Series
Por: TCR South America