Terceira e quarta etapas foram extremamente desafiadoras, exigindo muita habilidade. Dupla da Mitsubishi-SFICHIPS Racing assumiu liderança na categoria e segue motivada para a etapa 5, rumo a Crato, no Ceará
O quarto dia de desafios da 31ª edição do Sertões, maior rali das Américas, reservou ainda mais dificuldades aos competidores. A prova chegou à metade nesta terça-feira (15) e exigiu muito de pilotos, navegadores e seus carros. Para o piloto Youssef Haddad e o navegador Igor Quirrenbach, da equipe Mitsubishi-SFICHIPS Racing, o dia foi de celebração, afinal após uma especial duríssima, uma das mais difíceis de todas até agora, o resultado mais esperado veio: Youssef e Igor venceram na categoria T2 Production, a bordo da Triton Sport R #380.
Durante a especial desta terça, os competidores saíram de Xique-Xique (BA) e seguiram de volta à Petrolina (PE). Foi a segunda perna da Maratona que levou os competidores a um percurso duro, com muita areia pelo caminho, em mais uma especial longa (323 quilômetros) e desafiadora. Youssef e Igor souberam mostrar habilidade neste piso tão específico, que segura os veículos bem mais do que a terra batida ou a piçarra e que terminou com um deslocamento de 290 quilômetros. O desafio foi tão intenso que a dupla da Triton Sport R #380 foi a única na categoria T2 Production a completar a especial.
Com a vitória do dia, Youssef e Igor seguem na liderança (assumida após a terceira etapa) no resultado acumulado da T2 e estão em 12º no geral, entre os 42 carros.
Já a especial realizada na segunda-feira (14), durante a terceira etapa, entre Petrolina e Xique-Xique, ficou marcada por ter sido o trecho cronometrado mais longo dessa edição do Sertões BRB para motos, UTVs e quadriciclos: um total 407 quilômetros. Mas, por uma questão de iluminação natural, a especial para os carros terminou com 355 km. Novamente um dia com muitos desafios e disputas na primeira perna da etapa Maratona. Vale lembrar que da terceira para a quarta etapa os carros não podiam receber nenhum tipo de apoio mecânico externo, deviam se manter em parque fechado para a largada na terça-feira (a segunda parte da Maratona).
A edição 2023 do Sertões é um marco para Youssef, que completa sua 18ª participação como competidor, sendo o segundo ano como piloto. Ele destacou toda dificuldade e o tamanho do desafio da etapa Maratona.
“A quarta etapa (realizada na terça-feira) foi um dia muito desafiador. Mas, conquistamos um excelente resultado. Vencemos a especial na categoria T2 Production e foi nossa primeira vitória na edição deste ano. Sem dúvidas, foi a especial mais difícil que já fiz como piloto. E, com certeza, está na lista das cinco mais difíceis dentre todas as minhas participações no Sertões. E, por tudo isso, o resultado se torna ainda mais importante. E, como nenhum outro carro na categoria concluiu a especial, abrimos uma boa vantagem no acumulado. Vamos trabalhar para seguir com esse bom ritmo”, salientou Youssef, tricampeão geral do Sertões como navegador nos carros (2010, 2011 e 2014) e bicampeão como chefe de equipe (2003 e 2004).
“Já a terceira etapa, disputada segunda-feira, foi um dia muito pesado, com muita pedra, uma especial muito longa, mas largamos com uma estratégia muito bem definida, com o objetivo de terminar com o carro inteiro, já pensando na etapa seguinte. E conseguimos um ótimo resultado também, assumindo a liderança da T2. Eu e o Igor estamos cada vez mais entrosados, e com certeza, foi um resultado que nos deixou muito animados. O carro está excelente, mas temos de seguir focados e mantendo a nossa estratégia”, finalizou Youssef, que em 2022 entrou para a história do Sertões como o primeiro competidor a concluir sozinho, entre os carros, o rali, acumulando as funções de piloto e navegador.
Bicampeão como navegador do Sertões, nas categorias Regularidade Master (2020) e T2 Production (2021), Igor também destacou as dificuldades das duas etapas da Maratona. “Foram dois dias muito duros, os mais difíceis do Sertões até aqui. No primeiro dia, enfrentamos muita pedra, subida e descida de serra. E nesta terça-feira, o desafio foi nesta areia muito fofa e pesada, que exigiu demais de nós e do equipamento. Mas conseguimos superar e estamos muito felizes por completar a primeira metade do Sertões na liderança”, concluiu o navegador, que compete o seu sexto Sertões.
Nesta quarta-feira (16), o Sertões chega ao Ceará com uma especial de 212 quilômetros, que começa mais sinuosa e técnica e avança por estradas de terra de piso bom – um trecho que promete ser bem prazeroso para os pilotos.
A disputa do Sertões seguirá até sábado (19). No total, serão 3.793 km, sendo 2.027 km cronometrados. A chegada acontecerá na praia do Preá (CE).
O piloto Youssef Haddad e o navegador Igor Quirrenbach disputam o Sertões 2023 com o patrocínio da Mitsubishi Motors, SFI Chips e Hipper Freios.
As próximas etapas da 31ª edição do Sertões:
Etapa 5 – 16/8
Petrolina (PE) → Crato (CE)
Total: 493 km
(Deslocamento inicial: 66 km / Especial: 212 km / Deslocamento final: 215 km)
Etapa 6 – 17/8
Crato (CE) → Sobral (CE)
Total: 693 km
(Deslocamento inicial: 154 km / Especial: 207 km / Deslocamento final: 312 km)
Etapa 7 – 18/8
Sobral (CE) → Cruz (CE)
Total: 336 km
(Deslocamento inicial: 82 km / Especial: 188 km / Deslocamento final: 66 km)
Etapa 8 – 19/8
Cruz (CE) → Cruz (CE)
Total: 248 km
(Deslocamento inicial: 51 km / Especial: 140 km / Deslocamento final: 57 km)
Total: 3.793 km
Especiais: 2.027 km
Deslocamentos: 1.766 km
Por: FGCom