Disputas em todos os pelotões marcaram a etapa
Dia ensolarado, temperatura amena, grande grid e muitas disputas em todos os pelotões: estes foram os ingredientes da 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, realizada no último sábado, no Autódromo Internacional de Tarumã.
O público, que aproveitou o excelente dia e compareceu em bom número, viu a pole position para a etapa ser estabelecida com novo recorde da categoria para Tarumã: Tiel Andrade, companheiro de Júlio Martini, virou 1:05.201, com a impressionante média de 167,795 km/h para completar os 3.039 metros do rápido traçado viamonense a bordo do MC40 #5, equipado com motor Honda K20.
Na corrida, uma das principais ameaças à liderança do MC40 aconteceu no último stint, quando Rafael Biancini, a bordo da Lamborghini #80 (em parceria com Arthur Caleffi e Telmo Tecchio) chegou a descontar vários segundos da diferença, inclusive anotando a volta mais rápida da corrida (1:06.512), mas Tiel conseguiu recuperar uma vantagem suficiente para respirar aliviado nas voltas finais, chegando à primeira vitória na temporada, de ponta a ponta. Disputas como essas travadas pela liderança geral aconteceram, também, nas outras classes.
“Tivemos dois safety cars que diluíram nossa vantagem no meu stint, que chegou a ser de 14 segundos, mas conseguimos recuperar e entregar com uma boa vantagem pro Tiel. Quero agradecer à equipe pelo trabalho, estamos de olho no campeonato”, disse Júlio Martini.
“Mais uma vez nosso carro não tinha as voltas mais rápidas, mas conseguimos encontrar um ritmo de prova melhor. No final tivemos um problema de vibração no carro, mas mesmo assim conseguimos a vitória, após bater na trave em outras etapas”, finalizou Tiel, referindo-se aos imprevistos que tiraram a vitória nos instantes finais da etapa anterior, realizada no Velopark.
As vitórias nas categorias foram de: GT: Tiel Andrade/Julio Martini (MC 40 #5); GTL: Juliano Salton (Linea #31); TS: Silvano Brock (Aldee RTT #18); T1/T2: Márcio/Thiago Martins (Gol #53); TR: Paulo “Baxo” (Celta #153) e TL: Eduardo Lazzari (Onix #26).
A próxima etapa será a 6 Horas de Guaporé, uma das mais tradicionais provas de longa duração do país, no dia 30 de setembro.
O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o apoio de Yokohama, Pro Tune Electronic Systems, UDrive Exotic Cars, Feiticeiro Lanches, Web Continental, RS Sports, AutoTech Motorsport, Beiçola Chassis, Citron Auto Peças, Inovare Distribuidora de Aços, Grupo Full Action Brasil e a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).
Por: LF Assessoria/Niltão Amaral