Moraes/Bentivoglio vencem, confirmam liderança e abrem boa margem no Sertões

0

Nos 674km entre Petrolina (PE) e Raso da Catarina (BA), dupla termina o dia com 9min03s27 de vantagem

“Foi uma especial de gente grande. Uma das mais difíceis da minha carreira no Sertões. Parabéns para quem fez o roteiro”, disse Lucas Moraes, sublinhando o nível de desgaste sofrido pelas duplas que disputaram a primeira etapa da 31ª edição do Rally dos Sertões BRB, prova que percorreu neste sábado um total de 674km entre Pernambuco e a Bahia e que terá seu encerramento no próximo dia 16 de agosto. Moraes pilotou o Toyota GR Hilux DKR T1+ navegado pelo também paulista Kaique Bentivoglio e completou a tarefa em 4h11min51s67 – resultado que lhe deu a vitória e uma considerável vantagem sobre os segundos colocados, a dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Prodrive Hunter T1+).
Como outros competidores, Moraes e Bentivoglio tiveram um pneu furado, mas o treinamento realizado com a equipe deu à dupla um bom nível de eficiência na troca: em cerca de um minuto, a roda já estava substituída. “Só sentimos o furo quando estávamos em uma zona de radar, onde a velocidade é controlada por questões de segurança. Então nosso prejuízo não foi grande”, explicou Moraes. Mesmo somando todos os percalços, a dupla atual campeã do Sertões terminou o dia com uma vantagem de 09min03s27 sobre Baumgart e Andreotti – um resultado considerado muito bom para apenas um dia de prova.
“Certamente que não esperávamos isso. Este ano o grid está espetacular, com carros, pilotos e navegadores de um nível inacreditável. É uma honra correr contra essa turma. Mas desde o início conseguimos manter um ritmo muito bom. E foi importante chegar com o carro intacto, sem avarias, por que com tantos saltos, pedras e buracos é comum alguma coisa quebrar, até por alguma batida. Mas nós nos saímos bem”, avaliou Moraes, que neste ano estreou no Rally Dakar, terminando no pódio e se posicionando como uma das grandes revelações do cenário internacional.

“Aqui não falta leão”— “Hoje foi somente o primeiro dos oito dias de corrida. Temos mais de 3.100km ainda pela frente e a gente sabe que no rally todo dia tem vários leões para você matar. O que não falta aqui é leão mesmo”, brincou o navegador Kaique Bentivoglio. “Hoje de noite vamos falar da estratégia para amanhã. Fomos surpreendidos pela grande dificuldade que essa especial teve, com mudanças de terreno e de direção o tempo todo, pedras bastante perigosas, muitos trechos estreitos – raspamos todo o carro pra passar. Muita gente acabou batendo por causa de tudo isso. E isso em alta velocidade. Então a equipe vai querer repassar tudo, rever cada detalhe do carro e da nossa estratégia. No Sertões, cada dia é uma corrida. E cada corrida é um capítulo à parte nessa aventura”, completou.
A etapa de domingo novamente tem largada em Petrolina e segue em direção a Juremal, na Bahia, para depois retornar ao ponto de partida, no estado de Pernambuco. O trecho cronometrado será de 174km, considerado pequeno para os padrões do Sertões ou Dakar. “Esse detalhe pode querer dizer muita coisa”, conta Lucas Moraes. “Normalmente a razão para se fazer um trecho pequeno no meio da prova é que ele é extremamente difícil, com muitas dificuldades no trajeto, além de navegação complicada. Mas só saberemos isso no domingo”, completou.
A dupla campeã do Sertões conta com o apoio de Toyota Gazoo Racing, Red Bull, SpeedMax (PneuStore), Zapälla, Strava e Sparco. O Toyota GR DKR Hilux T1+ de Moraes e Bentivoglio é operado no Brasil pela equipe MEM Motorsports, com apoio de especialistas da belga Overdrive Racing, defendida por eles em provas internacionais. Confira abaixo os seis melhores do dia e a programação dos próximos dias no Rally dos Sertões BRB:

Resultado Etapa 01, sábado (12/08), categoria Carros
1º) Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR T1+), 04h11min51s67
2º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Prodrive Hunter T1+), a 09min03s27
3º) Sylvio de Barros/Ramon Sacilotti (Toyota IMA Overdrive), a 14min37s65
4º) Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs (Century Racing CR6-T), a 17min07s14
5º) Dan Nacif/Fred Budtiekevitz (X Rally Ranger), a 17min19s97
6º) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+), a 20min54s54

Roteiro e informações: 31ª edição do Rally dos Sertões BRB

Etapa 01, 12/08
Trecho: Petrolina (PE) → Raso da Catarina (BA) → Petrolina (PE)
Deslocamento: 299km
Especial (trecho cronometrado): 375km
Total: 674km
VENCEDORES: Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio (categoria Carros, Toyota GR Hilux DKR T1+). Fabio Pirondi/Marcelo Ritter (UTVs, Can-Am Maverick X3). Mason Klein (Motos, KTM 450 Rally Replica).

Etapa 02, 13/08
Trecho: Petrolina (PE) → Juremal (BA) → Petrolina (PE)
Deslocamento: 72km
Especial (trecho cronometrado): 174km
Total: 246km

Etapa 03, 14/08
Trecho: Petrolina (PE) → Xique-Xique (BA). Primeira “perna” da especial maratona
Deslocamento: 104km
Especial (trecho cronometrado): 407km
Total: 511km

Etapa 04, 15/08
Trecho: Xique-Xique (BA) → Petrolina (PE). Segunda “perna” da especial maratona
Deslocamento: 290km
Especial (trecho cronometrado): 323km
Total: 613km

Etapa 05, 16/08
Trecho: Petrolina (PE) → Crato (CE)
Deslocamento: 281km
Especial (trecho cronometrado): 212km
Total: 493km

Etapa 06, 17/08
Trecho: Crato (PE) → Sobral (CE)
Deslocamento: 466km
Especial (trecho cronometrado): 312km
Total: 693km

Etapa 07, 18/08
Trecho: Sobral (CE) → Cruz (CE)
Deslocamento: 148km
Especial (trecho cronometrado): 188km
Total: 336km

Etapa 08, 19/08
Trecho: Cruz (CE) → Cruz (CE)
Deslocamento: 108km
Especial (trecho cronometrado): 140km
Total: 248km

Totais gerais da prova
Etapas:
 8, mais um prólogo
Deslocamentos: 1.766km
Especiais (trechos cronometrados): 2.027km
Total: 3.793km

Por: Rodolpho Siqueira / Estela Craveiro / Gabriel Lima

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade