São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina recebem jogos para o Qualificatório do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV
Nada menos que doze clubes, de cinco estados diferentes, irão a campo neste sábado (12), para a largada do Qualificatório para o Super 12 de 2024. Divididos em 3 grupos com 4 times cada, as equipes farão um total de 3 rodadas para definirem quais serão os 6 clubes (2 de cada grupo) que garantirão lugar na próxima edição da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, o Super 12. O Qualificatório opõe os clubes com as 6 piores campanhas da fase de grupos do Super 12 de 2023, a 1ª divisão, e os 6 melhores dos Torneios de Acesso, a 2ª divisão. Os 6 melhores do Super 12 deste ano já estão garantidos na próxima edição e são eles Jacareí (SP), São José (SP), Pasteur (SP), Poli (SP), Farrapos (RS) e Desterro (SC).
Os confrontos da primeira rodada empolgam pelo fato do torneio ser de tiro curto. O Grupo RJ-SP é o primeiro a movimentar a jornada com um duelo de dois dos clubes mais antigos do país, SPAC e Rio Rugby, em confronto de paulistanos e cariocas. Os dois clubes jamais se enfrentaram no Rugby XV (o rugby de 15 jogadores) em competições oficiais desde a fundação da Confederação Brasileira de Rugby, em 2010. A tradição está do lado dos dois clubes, com o SPAC tendo sido fundado em 1888 (com rugby desde 1896) e o Rio Rugby em 1977, criado a partir do histórico Rio Cricket. A chave depois segue com outro clube tradicional, o Niterói, visitando o Tornados Indaiatuba, com os dois times se reencontrando pela primeira vez desde 2015, quando o Niterói venceu dois encontros por 31 a 19 e 31 a 27. Desta vez, SPAC e Tornados Indaiatuba têm o favoritismo por terem jogado a primeira divisão deste ano, ao passo que os times do Rio de Janeiro se qualificaram pelo Acesso.
Pelo Grupo PR-SP, o poderoso Curitiba receberá o ascendente Piracicaba em duelo inédito. Os curitibanos jogam em casa e têm a favor a tradição de dois títulos brasileiros, mas precisam confirmar o favoritismo contra o clube do interior paulista que teve campanha invicta no Acesso. Por sua vez, o Pé Vermelho, que não venceu nenhum jogo no Super 12 até aqui, terá a missão de dar a volta por cima ao receber o Engenharia, da capital paulista, em outro duelo inédito. Apesar do Pé Vermelho normalmente jogar em Londrina, o jogo desta vez será em Maringá, fortalecendo a colaboração entre os clubes do interior paranaense.
Por fim, pelo Grupo RS-SC, o Joaca, de Florianópolis, recebe os gaúchos do URTC, em outro confronto inédito. O URTC, de Marau e Sertão, fez campanha invicta no Acesso, mas o Joaca foi sólido no Super 12 com duas vitórias em seis jogos logo em sua temporada de estreia na elite nacional. Já o outro duelo opõe dois gaúchos, Charrua, de Porto Alegre, e Centauros, de Estrela, com favoritismo para o time da capital, que nunca perdeu para o rival do Vale do Taquari na história. Os dois times já duelaram neste ano pelo Campeonato Gaúcho com o Charrua vencendo em Estrela por 45 a 10.
Qualificatório para o Super 12 de 2024
12/08 – 14h00 – SPAC (SP) x Rio Rugby (RJ) – Grupo RJ-SP
Local: SPAC – São Paulo, SP
12/08 – 14h00 – Joaca (SC) x URTC (RS) – Grupo RS-SC
Local: UFSC Tapera – Florianópolis, SC
12/08 – 14h30 – Curitiba (PR) x Piracicaba (SP) – Grupo PR-SP
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
12/08 – 15h00 – Charrua (RS) x Centauros (RS) – Grupo RS-SC
Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS
12/08 – 15h00 – Tornados Indaiatuba (SP) x Niterói (RJ) – Grupo RJ-SP
Local: Campo Municipal de Rugby – Indaiatuba, SP
12/08 – 15h00 – Pé Vermelho (PR) x Engenharia (SP) – Grupo PR-SP
Local: Parque Alfredo Werner Nyffeler – Maringá, PR
Confira a tabela completa abaixo:
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)
A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.
A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).
Por: Agência Esporte&Negócio