Vinícius Tessaro faz bela ultrapassagem e vence a segunda corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta

0

Líder do campeonato minimiza danos após exclusão da classificação de sexta. Fefo Barrichello é segundo com ultrapassagem no fim e Mateus Callejas é o melhor estreante, na terceira posição

Após marcar duas poles na classificação de sexta-feira e ser excluído por uma irregularidade no carro, Vinícius Tessaro deu a volta por cima na segunda corrida da terceira etapa da temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil no autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Após largar em segundo por causa do grid invertido da corrida 1, quando chegou em sétimo, o piloto de 16 anos da equipe Cavaleiro Sports fez uma bela ultrapassagem sobre Mateus Callejas e venceu com autoridade, com mais de seis segundos de vantagem sobre a concorrência. O resultado ajudou Tessaro a minimizar os danos e manter a liderança do campeonato.

Fefo Barrichello, da Cavaleiro Sports, chegou na segunda posição após uma ultrapassagem arrojada sobre Callejas na penúltima volta, na curva 5 do Velocitta. Callejas completou o pódio em terceiro e também foi o melhor estreante da segunda corrida do fim de semana. Nelson Neto e Alexandre Machado, ambos da OAKBERRY Bassani F4, completaram a lista dos cinco primeiros colocados na prova.

No campeonato, Vinícius Tessaro manteve a liderança com 120 pontos, 21 à frente de Luan Lopes. Terceiro nos pontos e vencedor da primeira corrida do dia, Matheus Comparatto é o melhor estreante, com 94. A seguir aparece Álvaro Cho, com 78. Callejas está na quinta posição, com 60 pontos.

A terceira e última prova da terceira etapa do campeonato tem largada programada para este domingo, às 08h38. Matheus Comparatto é o pole e Luan Lopes parte ao seu lado. A corrida tem transmissão pelas mídias sociais da categoria e pelo Bandsports.

A corrida

Na largada, Callejas manteve a primeira posição, seguido por Vinícius Tessaro. Nelson Neto subiu para terceiro, ganhando a posição de Fefo Barrichello, que caiu para quinto, atrás de Luan Lopes. Vencedor da primeira corrida, Matheus Comparatto caiu para nono.

Na segunda volta, Fefo Barrichello foi agressivo, partiu para o ataque, colocou por dentro na Curva da Mata e ganhou a quarta posição de Luan Lopes. Alexandre Machado aproveitou a oportunidade e superou Lopes para subir para o quinto lugar.

Líder do campeonato, Tessaro iniciou uma forte pressão sobre Callejas na quinta volta. E na saída da Curva da Caipirinha, colado no adversário, tentou uma manobra e assumiu a liderança da corrida, com uma ultrapassagem por dentro sobre o rival.

João Tesser foi atacado por Lucca Zucchini na sexta volta e acabou perdendo a décima posição após a curva 2. Com o ataque, Tesser acabou também perdendo o lugar para o americano Carl Bennett, que foi agressivo e atacou na Curva da Caipirinha.

Ao mesmo tempo, Fefo Barrichello partiu para cima de Nelson Neto na reta dos boxes. O filho de Rubens Barrichello, com uma bela manobra, recuperou a terceira posição e começou um ataque para cima do vice-líder Callejas. Enquanto isso, o líder Tessaro abria quase um segundo por volta, em um ritmo alucinante na primeira posição da corrida.

Fefo Barrichello alcançou Callejas no fim da sétima volta, reduzindo a vantagem do rival para apenas 319 milésimos. Com isso, Tessaro abriu mais de seis segundos na abertura da décima volta, enquanto Nelson Neto, quarto colocado, chegava na briga pela segunda posição.

Na penúltima volta, Fefo Barrichello tentou uma manobra ousada sobre seu Mateus na chegada para a curva 5. Fefo conseguiu a ultrapassagem, ganhou o segundo lugar, e Callejas acabou indo para fora da pista, perdeu tempo, mas conseguiu se manter na terceira posição.

No fim, o líder do campeonato Vinícius Tessaro venceu com muita tranquilidade, 6s585 à frente de Fefo Barrichello, o segundo. Mateus Callejas foi o terceiro e também o melhor estreante na segunda corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no fim de semana.

O que eles disseram:

“Nessa etapa, por conta da desclassificação na tomada de tempo, a gente tinha que tentar marcar o máximo de pontos. Fizemos isso ganhando essa segunda corrida. Estou feliz com a vitória. O carro era perfeito, a equipe trabalhou bem durante toda a temporada, principalmente neste fim de semana. Vencer amanhã é muito difícil, ainda mais em uma pista como a do Velocitta. Vamos botar uma meta de chegar entre os cinco primeiros para pontuar bem e chegar em Goiânia ainda como líder.”
Vinícius Tessaro

“Estou extremamente feliz com o resultado, lógico. Mas a gente queria a vitória, entramos com isso na cabeça. Tive um problema de embreagem na hora da largada. Tinha que largar e já ficar junto com o Vini (Tessaro), mas não era o que estava escrito para nós hoje. Agora estou me cobrando, mas já me arrependo de não estar tão feliz quanto deveria. Foi uma pena um probleminha na embreagem, mas faz parte do nosso mundo. Aí foi recuperar e conquistar esse lugar. Só agradecer mesmo ao Beto por ter botado essa confiança em mim, ao Marcelo e a toda equipe Cavaleiro.”
Fefo Barrichello

“Um pódio, em uma categoria bem competitiva, é muito difícil. Então sempre é algo muito bom, principalmente para mim, que sou estreante. Treinei muito pouco desde o começo do ano. E também foi uma corrida sem rádio, então tive mais dificuldades do que o normal, porque teve um problema de conexão no fone. Estou contente com o resultado. Primeira corrida na TMG, vamos para a frente e buscar melhores resultados.”
Mateus Callejas

Resultado da corrida 2 da BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 14 voltas em 20:21.116
2 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – a 6.585
3 – Mateus Callejas R (TMG Racing) – a 8.578
4 – Nelson Neto (Oakberry Bassani F4) – a 9.255
5 – Alexandre Machado R (Oakberry Bassani F4) – a 15.414
6 – Luan Lopes (TMG Racing) – a 17.420
7 – Matheus Comparatto R (Oakberry Bassani F4) – a 20.650
8 – Álvaro Cho (TMG Racing) – a 21.400
9 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – a 21.789
10 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – a 22.654
11 – Arthur Pavie R (Oakberry Bassani F4) – a 31.955
12 – João Tesser (TMG Racing) – a 32.469
13 – Rafaela Ferreira R (TMG Racing) – a 35.309
* R – Estreante

Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil:
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 120 pontos
2 – Luan Lopes (TMG Racing) – 99
3 – Matheus Comparatto R (Oakberry Bassani F4) – 94
4 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 78
5 – Mateus Callejas R (TMG Racing) – 60
6 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 51
7 – Nelson Neto (Oakberry Bassani F4) – 49
8 – Arthur Pavie R (Oakberry Bassani F4) – 42
9 – João Tesser (TMG Racing) – 38
10 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 22
11 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 21
12 – Alexandre Machado R (Oakberry Bassani F4) – 11
13 – Rafaela Ferreira R (TMG Racing) – 7
14 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 1
* R – Estreante

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade