Matheus Comparatto vence pela primeira vez na BRB Fórmula 4 Brasil

0

Piloto da Oakberry Bassani F4 garantiu também a vitória entre os estreantes

A primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta em 2023 teve vitória inédita de Matheus Comparatto. O líder dos rookies na temporada venceu pela primeira vez na categoria e de quebra confirmou o quarto triunfo entre os estreantes. Luan Lopes, que assumiu o segundo lugar logo na largada sustentou a posição até o final da bateria e Lucca Zucchini, após rodar no meio da prova, recuperou posições para completar o primeiro pódio do fim de semana, que foi composto por um representante de cada equipe do campeonato.

Líder do campeonato, Vinicius Tessaro partiu da última posição após punição no classificatório de ontem para receber a bandeirada em sétimo e parte da primeira fila na corrida 2 ao lado de Mateus Callejas, que foi o oitavo colocado em sua primeira corrida na TMG Racing.

Os pilotos da BRB Fórmula 4 Brasil aceleram na corrida 2 ainda na tarde de sábado, com largada prevista para 16:00 com transmissão do Bandsports e mídias sociais da categoria.

A corrida:

Matheus Comparatto sustentou bem a posição na largada com Luan Lopes pulando para a segunda posição na primeira volta. Lucca Zuccchini era terceiro, com Álvaro Cho em quarto e Fefo Barrichello em quinto.

Rafaela Ferreira teve problemas com o carro #18 e teve que recolher aos boxes antes da largada. A equipe TMG trabalhava para recolocar a piloto na pista.

Na curva do museu, Lopes e Zucchini disputavam a freada, quando o piloto do carro #9 pegou a sujeira e rodou na tomada da curva. O piloto foi hábil para salvar o carro de contatos e retomou a pista na sexta posição.

Pavie disputava com Vinicius Tessaro na tomada do saca-rolhas e o piloto da OAKBERRY Bassani F4 levou a pior, indo com o #88 para a grama. Na frente do pelotão, Comparatto já tinha vantagem de 3s para Lopes, que tinha 0.7s de frente para Cho.

Zucchini buscava recuperar as posições perdidas na corrida e atacava seu companheiro de equipe Fefo Barrichello. O piloto teve que salvar de uma nova rodada na tomada do saca-rolhas na sétima volta. o #9 completou a manobra na tomada da curva 1 e já pensava no ataque ao terceiro colocado.

Depois de oito voltas trabalhando para recolocar o #18 de Rafaela Ferreira na pista, a equipe TMG recolheu de vez a máquina para a garagem, terminando a corrida 1 para a única representante feminina na etapa.

Tessaro seguia escalando o pelotão para minimizar o dano da desclassificação da véspera e a disputa mais quente da pista na 10ª volta era entre Cho e Lopes que disputavam a segunda posição. A disputa entre eles trouxe Zucchini para a disputa. Comparatto tinha vantagem confortável superior a 5s para a disputa.

Cho e Zucchini abriram disputa pela terceira posição e Luan Lopes respirou aliviado, abrindo meio segundo de folga para a disputa da terceira posição. Tessaro registrava a melhor volta da prova na 12ª volta.

Cho espalhou na tomada da primeira curva após Zucchini insinuar um ataque por fora na tomada da curva. A esparramada possibilitou o “xis” do carro #9 que já aparecia em posição de pódio.

Tessaro já era sétimo e estava em posição de inversão de grid par aa corrida 2.

Na 15ª volta, Tesser escapou da pista antes da Caipirinha e perdeu tempo após disputa com Tessaro.

Três equipes figuravam nas posições de pódio nos minutos finais de prova. Nelson Neto e Fefo disputavam a quinta posição e o piloto do #33 da Oakberry Bassani levou a melhor no contorno da curva 2. A disputa trouxe o líder do campeonato para a briga também.

Comparatto venceu pela primeira vez na geral da BRB Fórmula 4 Brasil e cravou também a vitória entre os rookies. Lopes foi segundo e Zucchini o terceiro na primeira prova da etapa.

Mateus Callejas, de casa nova na TMG foi o oitavo e larga da primeira posição na corrida 2.

O que eles disseram:

“Larguei na pole e estava com um pouco de frio na barriga. Sabia da chance de ganhar, mas tinha que confirmar a vitória. Estava muito quente durante a corrida e deu tudo certo graças a Deus. Agradeço a todos que me apoiaram e ao pessoal da equipe que entregou um carro incrível para hoje.”
Matheus Comparatto

“Usamos nosso pneu zero nessa primeira bateria e a expectativa era alta para vencer. Tivemos uma disputa com o Luan Lopes que acabei rodando, perdi posições, mas consegui recuperar bem para subir ao pódio. Animado para a sequência da etapa e espero terminar bem o fim de semana com pontos importantes para o campeonato.”
Lucca Zucchini

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade