Ponteira do VakifBank e da Seleção Brasileira contribuiu com 15 pontos na vitória sobre o Eczacibasi por 3 sets a 1 na decisão, neste sábado (20), em Turim (ITA)
A ponteira Gabi conquistou o bicampeonato da Champions League pelo VakifBank e reforçou o status de referência do voleibol mundial na atualidade. Neste sábado (20.05), um dia após completar 29 anos de idade, a vice-campeã olímpica em Tóquio ajudou o time turco a superar o Eczacibasi por 3 sets a 1 (27/25, 25/17, 23/25 e 25/17), em Turim, na Itália, coroando uma temporada de lutas e superações.
Além do segundo título de uma das ligas mais prestigiadas do planeta (venceu a Champions League no ano passado e foi vice-campeã em 2020/2021), a jogadora foi escolhida para integrar a seleção do campeonato, como uma das melhores atletas de sua posição.
Na decisão, a brasileira anotou 15 pontos, sendo 11 de ataque, com 50% de aproveitamento, três de bloqueio e um de saque. Além disso, teve performance destacada na recepção, com 77% de passes excelentes e 71% de positividade. Mas, em sua primeira temporada como capitã, ele preferiu valorizar o esforço do grupo e lembrou de uma frase motivacional dita pelo técnico Giovanni Guidetti ao elenco.
“Estou muito feliz. Não poderia ter sido melhor, um dia depois do meu aniversário. Tenho muito orgulho da equipe. Foi a minha primeira Champions League como capitã, e em uma temporada muito difícil. Tivemos altos e baixos, mas nos momentos importantes o time se mostrou resiliente. Tudo o que passamos nos fortaleceu ainda mais. O Giovanni uma vez nos disse: “Esse time é como uma hidra. Quando você corta uma cabeça, nascem duas no lugar”. Realmente, nos fortalecemos em cada momento difícil, sobretudo após não nos classificarmos para a final do Campeonato Turco. Demos a volta por cima. O maior objetivo da temporada era ganhar a Champions League, e conseguimos, de uma maneira incrível”, disse Gabi.
Este foi o segundo título da brasileira na temporada de clubes 2022/2023. Antes, o VakifBank havia comemorado a conquista da Copa da Turquia, com a ponteira eleita a MVP (jogadora mais valiosa). Além disso, a brasileira ficou com os vice-campeonatos do Mundial de Clubes e da Supercopa da Turquia, e com o terceiro lugar no Campeonato Turco.
A temporada foi mais uma etapa de afirmação para Gabi, que celebrou a conquista ao lado da estrela mundial Paola Egonu, da Itália. Sob o comando de Guidetti, o VakifBank manteve-se entre as potências do voleibol mundial ao superar o Eczacibasi, da oposta sérvia Boskovic, na partida que valeu a taça. O jogo reservou dificuldades, sobretudo no terceiro set, mas a ponteira não teve dúvidas de que sua equipe sairia vitoriosa.
“Jogamos como guerreiras, com muita muita agressividade, e acho que isso foi o grande diferencial. Lutamos por todas as bolas, até mesmo no terceiro set, que perdemos, mas sabíamos que conseguiríamos fazer uma história diferente no quarto set. E assim foi feito. Estou muito feliz de ter fechado a temporada da melhor maneira possível, ganhando o título mais importante e o mais difícil”, disse a ponteira, que também é a capitã da Seleção e um dos destaques da equipe verde-amarela na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Por: Manila Comunicação