Bicampeão mundial de longboard disputou a final da competição com mais dois brasileiros e um peruano, na praia de Itaúna, no último domingo
Na final do maior festival de surfe da América do Sul, o bicampeão mundial Phil Rajzman ficou em 3º lugar na competição de Longboard da terceira edição do Saquarema Surf Festival em Memória a Leo Neves, na praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro, no domingo (30.04).
A competição dos pranchões teve início na sexta (28), quando Rajzman venceu as duas baterias que disputou. “Foi muito legal participar deste evento, onde pela primeira vez eu não tinha a pressão de trazer um resultado. Competi para prestigiar o esporte no Brasil e para rever os amigos, ver os equipamentos, manobras e compartilhar informações”, diz Rajzman que concluiu sua terceira participação consecutiva no evento. “Na minha melhor onda da bateria na final fiz uma homenagem para o skatista Bob Burnquist, dando uma acelerada com o pé na água como se fosse um skate no asfalto. Eu o admiro muito pela criatividade, persistência e dedicação ao esporte. Ele é considerado o maior nome da história do skate brasileiro”, completa o atleta.
Rajzman explica que na final da competição foi um momento de transição de maré, entre a cheia e a seca, o mar se transformou e o pico mudou de lugar. “E por eu não estar disputando o título, pois não participei das etapas anteriores, não queria entrar naquela pressão de competição, então, optei por ficar em um pico que estava com uma onda um pouco menos constante. Assim, acabei dependendo apenas de uma onda boa. Mas, de qualquer forma, me sinto incrivelmente mais habilidoso apesar da idade chegando, uma característica interessante do surfe é essa de estar eternamente aprendendo e onde o mais importante mesmo é se divertir”.
Considerado um ídolo do surfe progressivo mundo afora, por suas manobras criativas, Rajzman fez parte da elite do surfe durante 25 anos, sendo que a última temporada disputando o Circuito Mundial foi no ano passado. Conhecido por sua técnica, versatilidade – tanto no surfe progressivo como clássico e surfar em qualquer condição de mar – e estilo característico, mesmo com ondas pequenas em Itaúna, pode mostrar todo o seu arsenal de manobras e o controle perfeito da prancha.
Carioca, que reside em Búzios (RJ), e conhecedor há anos das ondas da Região dos Lagos, sobretudo de Saquarema, Rajzman surfou com a Yellow Monkey, prancha que desenvolveu focada nos critérios de julgamento da WSL. “O equipamento esteve perfeito. Prancha muito boa para fazer o hang five e o hang ten e que permite até praticar algumas curvas”, conclui Rajzman.
Paralelamente à competição, o atleta fez uma cobertura completa, durante os sete dias, dos bastidores do Saquarema Surf Festival, com entrevistas exclusivas de atletas e staff, para o Instagram do Canal Woohoo (@canalwoohoo), além de ter participado como comentarista durante a transmissão.
O evento é uma realização da 213 Sports com a chancela da World Surf League e reuniu três competições distintas. Além do Longboard Pro, o Qualifying Series (pontuação máxima 5.000) e Pro Junior.
RESULTADO DO LONGBOARD MASCULINO (Saquarema Surf Festival – 30/4):
Campeão: Matias Maturano (PER) por 15,03 pontos – 1.000 pontos
2º lugar: Jefson Silva (BRA) com 14,00 pontos – 800 pontos
3º lugar: Phil Rajzman (BRA) com 11,17 pontos – 650 pontos
4º lugar: Darlan Marques (BRA) com 10,27 pontos – 600 pontos
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 40 anos, atleta da elite mundial por 25 anos, tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Já os dois títulos de campeão mundial de longboard foram conquistados em 2007 e 2016. Vale ressalta que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, mas no pranchão.
Phil Rajzman é patrocinado pela Stanley, Surfland Brasil, Phil Rajzman Surf Experiences, Phil Rajzman Shapes e apoio da Powerlight Surfboards. Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, no Youtube Canal “Phil Good” e no site.
Por: Casa do Bom Conteúdo