Catarinense venceu na noite deste sábado (22), ao lado do parceiro russo Nikita Burmakin, o Sand Series, no interior de São Paulo, derrotando na final o letão Andersons e o francês Guegano
André Baran conquistou na noite deste sábado (22) o maior título de sua carreira. Ao lado do parceiro russo Nikita Burmakin, o catarinense venceu o Sand Series Ribeirão Preto de Beach Tennis – na categoria conhecida como Grand Slam da modalidade. Cabeças de chave número 3, Baran – número 1 do Brasil e quinto do mundo – e Nikita – sexto do ranking mundial – derrotaram na final Maksimillans Andersons, da Letônia, e Mathieu Guegano, da França – cabeças 5 – por 2 sets a 0, com duplo 6/2. O torneio, realizado no interior paulista deste a quinta-feira (20), integra o calendário da ITF (International Tennis Federation).
“Estou muito feliz, sem palavras, com a conquista deste Sand Series. Um momento que emociona, porque trabalhamos duro para isso, damos o nosso melhor. Nikita jogou muito hoje (sábado). E quero agradecer muito essa galera, que tanto torceu pela gente, e todos que nos apoiam sempre. Obrigado pelo carinho”, comemorou Baran, que tem o patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife, Grupo Urca e Ultragrip.
Com a conquista, Baran disputará a terceira posição no ranking mundial com o italiano Matia Spotto e o francês Nicolas Gianotti – que pararam nas quartas de final em Ribeirão. Foi o 22º título da carreira do catarinense, o quarto este ano – antes venceu o BT 400 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o BT 50 de Belo Horizonte (MG) e o FMT 1000, torneio da Federação Mineira de Beach Tennis, em Uberlândia (MG).
Juntos, Baran e Nikita comemoraram o segundo título do ano – campeões também em Abu Dhabi. Agora, são quatro conquistas da parceria, três BT 400 e um Sand Series. E a dupla segue para a disputa do BT 400 em Balneário Camboriu, Santa Catarina, entre quinta-feira (27) e sábado (29).
Semifinal e final neste sábado – Baran e Nikita entraram duas vezes em quadra neste sábado no Sand Series. À tarde, disputaram a semifinal, derrotando por 6/0 e 6/4 os brasileiros Airton Rodrigues e Daniel Mola, que tinham eliminado os cabeças 2 – Gianotti e Spotto. À noite, enfrentaram Andersons e Guegano para comemorar o título. Para chegar à semifinal, Baran e Nikita tinham vencido os brasileiros Lorenzo Carazo e Renzo Amancio por 6/1 e 6/2.
Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.
Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC).
Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.
Por: ZDL