Paulista de 16 anos faz largada espetacular e administra liderança na prova da tarde. Matheus Comparatto é melhor rookie na primeira prova
Um sábado marcante para o retorno da histórica equipe OAKBERRY Bassani F4 às pistas. Logo na segunda corrida da primeira etapa da etapa da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil, a primeira vitória para a estrutura chefiada por Eduardo Bassani no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.
O paulista Nelson Neto, de 16 anos, em sua segunda temporada na categoria, venceu a segunda prova do dia após fazer uma largada espetacular, pulando da quarta para a primeira posição. Depois, apenas administrou a liderança, fazendo uma corrida de muita maturidade e aproveitando também o período de safety car ocasionado pela capotagem de Luan Lopes no Laranjinha. O piloto saiu ileso. Pela manhã, Neto chegou na quinta posição na primeira corrida do fim de semana.
Na primeira corrida do dia, pela manhã em Interlagos, Matheus Comparatto terminou na quarta posição e foi o melhor entre os rookies. O paulista de 16 anos largou em quinto e fez uma corrida bastante agressiva, de muitas disputas, para garantir seu primeiro troféu na principal categoria de base do automobilismo brasileiro. À tarde, conseguiu mais um bom resultado com a quinta posição na segunda prova do dia.
Quarto colocado no grid da primeira corrida, Arthur Pavie teve problemas e ficou parado na largada. Após uma boa recuperação, o brasiliense de 16 anos ganhou várias posições ao longo da prova e terminou na sexta posição. Na segunda corrida, terminou em nono. Alexandre Machado, que começou a primeira prova do dia em 11º, terminou em oitavo. À tarde, o piloto goiano de 18 anos repetiu a posição.
A primeira etapa da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil está sendo disputada neste fim de semana, em Interlagos. Neste domingo, será disputada a terceira e última corrida, com transmissão pelas mídias sociais da categoria e pelo Bandsports.
Presente em 40 países e tradicional patrocinadora do esporte a motor, a OAKBERRY estará exposta na tampa do motor e parte dianteira dos quatro carros da equipe OAKBERRY Bassani F4 na temporada 2023.
O que eles disseram:
“Nossa, foi muito bom. Foi gratificante demais. Deu a largada, conseguimos escalar de quarto para primeiro ainda na primeira curva. Fomos ágeis e rápidos. Dali pra frente foi só maneirar, concentrar, manter o ritmo que a gente abria e foi muito bom, não podia ter sido melhor. Uma vitória aberta, teve um safety car, um incidentezinho, mas foi muito bom, tudo muito legal.”
Nelson Neto
“Foi um dia muito bom. Superou minhas expectativas. A gente largou em sétimo na primeira corrida, conseguiu completar em quarto. E agora com o grid invertido dos oito primeiros, ficamos em quinto. Ultrapassamos de novo. Foi uma corrida muito pegada pelo fato de a gente estar com pneu velho. Tive de trancar a corrida inteira, uma coisa muito cansativa mentalmente, fisicamente, mas acho que o esforço vai valer. No domingo a gente larga em quarto, nossa posição na tomada de tempo e com pneu novo. Então acredito que a gente vai conseguir ir pra frente. Vamos buscar essa vitória. Vai ser muito bom para o campeonato. Acho que a gente tem muita chance.”
Matheus Comparatto
“Não foi um sábado como eu esperava. Eu me embolei na largada da primeira corrida, não consegui largar por um erro meu. Soltei o acelerador sem soltar a embreagem. Na segunda corrida, tive um toque na primeira curva da primeira volta, bateram em mim e o cara até tomou punição. Acabou com a minha corrida, teve safety car na hora de relargada e me envolvi em confusão com pilotos, e aí a corrida desandou. Mesmo assim, o ritmo do carro é muito bom. No domingo é tentar conseguir um pódio. Vitória é difícil, porque os pilotos da frente estão de pneu zero e o meu eu já gastei. Mas o ritmo é bom, tenho velocidade, é tentar. A primeira coisa é ter cabeça boa.”
Arthur Pavie
“Por mais que possa parecer para quem vê de fora que possa ter sido ruim, estou bastante contente para minha primeira experiência. Para ser sincero, na primeira corrida, de manhã, a gente estava com um ritmo mais fraco. À tarde estava mais forte, corrigimos detalhes na pista e na largada. A primeira pole da vida pesou. Era muita câmera, muita atenção, muita pressão. Acabou escapando a embreagem, deixei o carro morrer, mas apesar disso, foi bem bacana. Acabei me envolvendo em um grande acidente. Demorei umas voltinhas para voltar, porque fiquei um pouco assustado, mas achei um resultado bem legal. Para domingo é continuar melhorando o ritmo, porque vou largar de trás de novo, mas o ritmo está aí, tem muita coisa para corrigir ainda na pista e com certeza dá para buscar. Não sei o que esperar, mas dá para buscar.”
Alexandre Machado
Cronograma – Fórmula 4 Brasil – Etapa 1 – Interlagos
Domingo, 23 de abril:
14:38 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
Por: Guto Mauad