Antonio Junqueira vence na Challenge, e Marcelo Tomasoni assume o topo da tabela de pontos na categoria
No dia do aniversário de 18 anos da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, um novo recorde foi escrito na pista do Velocitta. Miguel Paludo triunfou pela 39ª vez no evento, igualando o número de vitórias de Constantino Junior. O resultado catapultou o heptacampeão à liderança do campeonato da Carrera Cup e engrossou sua lista de estatísticas. O piloto do Porsche #7 é o maior vencedor da categoria no Velocitta e ganhou pelo menos uma corrida em todas as temporadas em que acelerou os carros de competição mais produzidos no planeta.
Alceu Feldmann terminou em segundo e é o novo vice-líder. Vencedor na etapa de abertura da temporada em Interlagos, Nicolas Costa abandonou a corrida de domingo e agora aparece em quarto na tabela de pontuação, empatado com Marcal Muller, vencedor no sábado em Mogi Guaçu.
A vitória na Carrera Sport ficou com Franco Giaffone e a liderança no campeonato segue com Georgios Frangulis, que faz neste início de temporada sua trajetória mais consistente na Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Ele é sexto na pontuação geral, atrás apenas dos quatro competidores que já venceram corridas em 2023 e de Werner Neugebauer.
Na divisão Rookie o vencedor foi Gustavo Farah, que gabaritou a etapa do Velocitta e subiu para a vice-liderança no subcampeonato, atrás de Edu Guedes.
No dia do aniversário da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, Antonio Junqueira venceu com o Porsche #16 pela primeira vez a corrida da Sprint Challenge. O piloto elegeu seu numeral em homenagem à data de nascimento de sua filha, 16 de abril. E festejou o aniversário de um ano da menina com um par de troféus, já que venceu tanto no geral quanto na classe Sport. Na classe Rookie a vitória ficou com Eric Santos.
A Porsche Cup C6 Bank Mastercard volta à ação em quatro semanas, para a abertura do Endurance Series em Interlagos.
As corridas
Carrera Cup
Salles largou muito bem e ultrapassou o pole Alceu Feldmann por fora na curva 1 para ser líder da prova. Em terceiro, Paludo tentou atacar o #1 na freada do Saca-Rolha e acabou permitindo a aproximação de Werner e Marçal. Em 14º, Gustavo Farah liderava na Rookie.
Na volta 5, Paludo achou espaço no fim da reta principal para mergulhar e passar Feldmann. Este passou a ser pressionado por Werner, e na sequência também por Muller. No fim da volta, Paludo buscou Salles.
O heptacampeão assumiu a liderança mergulhando na curva do Grampo na volta seguinte, e Salles logo foi alcançado pelo trio formado por Feldmann, Werner e Marçal. Feldmann e Werner passaram Salles na tomada do Grampo na volta 7. O #8 foi sagaz e, por muito pouco, não ganhou duas posições na mesma manobra, mas Feldmann fechou a porta.
Muller e Salles trocaram tinta na tomada do Grampo e fizeram a reta Oposta lado a lado na volta 10. O gaúcho concretizou a ultrapassagem na freada do Saca-Rolha. Salles acabou tocado por Nicolas Costa na sequência e rodou.
A 10 minutos da abertura da volta final, Paludo tinha livrado mais de 5s de margem sobre Feldmann. Werner era terceiro, Muller quarto. Franco Giaffone completava o top5, liderando na Sport. Em 12º, Farah sustentava a ponta na Rookie.
Paludo venceu com autoridade e mais de 10s de vantagem sobre Feldmann. Werner, Muller e Giaffone completaram o pódio, com o #3 levantando a vitória na Sport. Farah repetiu a vitória da véspera na Rookie, com 12º no geral.
Sprint Challenge
Como na véspera, o pelotão se apresentou desalinhado para a largada. O pole Antonio Junqueira caiu para segundo, ultrapassado por Cristian Mohr. Antonella Bassani avançou para terceiro. Gustavo Zanon caiu de segundo para quarto e Urubatan Junior fechou o top5 na volta 1.
Na terceira volta, a vantagem de Mohr na liderança superava 2s. Antonella pressionava Junqueira, enquanto Urubatan passava Zanon no Grampo para ser quarto. Em 12º, Israel Salmen liderava na Rookie. Na Sport o líder era Junqueira, em segundo no geral.
Na volta 5, Antonella rodou após contato na traseira de seu carro. Simultaneamente, a direção de prova anunciou drive-thrus para Mohr e Urubatan por queima de largada.
Cumpridas as punições, o top5 ficou dominado por pilotos da classe Sport. Junqueira liderava, à frente de Seba Malucelli e Zanon. Marcelo Tomasoni vinha em quarto e Artur Ramos era quinto. Em 11º, Celio Brasil liderava na Rookie, favorecido por pit-stop de Salmen para trocar pneu.
Na volta 9 Tomasoni continuou sua escalada, ultrapassando Zanon na freada do Saca-Rolha. Um giro mais tarde, Sadak Leite e Celio Brasil tiveram contato, o que acabou forçando o #139 e fazer um pit-stop. A liderança na Rookie então ficou nas mãos de Eric Santos, em 14º no geral.
Miguel Mariotti conseguiu bela manobra sobre Artur Ramos para assumir o quinto lugar na volta 13.
Nas voltas finais Mohr foi recuperando posições e consequentemente pontos importantes no campeonato.
Junqueira venceu no geral a na Sport, Malucelli, Tomasoni, Zanon e Mariotti vieram a seguir. Após uma formidável escalada, Josimar Junior foi sexto e Mohr veio imediatamente atrás. Em 14º, Eric Santos ganhou na Rookie.
O que eles disseram:
“Uma prova muito intensa. Procurei ser cauteloso na largada e atacar depois, saímos daqui com a vitória. É a conquista de todo trabalho, não sabia do recorde de vitória e estou muito feliz com a liderança no campeonato”
Miguel Paludo
“Foi uma etapa positiva, um bom quali com o P3 e a vitória ontem na corrida que distribui mais pontos. Hoje não tinha um bom ritmo, mas consegui um bom resultado também com esse P4. Vamos fazer as contas para saber como saímos no campeonato, mas foco nas próximas etapas.”
Marçal Muller
“Foi uma boa corrida, larguei do meio do pelotão, não estou com muita sorte nas primeiras provas do ano e precisava pontuar. Ainda sofri uma posição que não concordei muito, mas o carro estava ótimo, larguei bem, posicionei bem e o resultado veio de forma surpreendente! Não imaginava largar em 16º e terminar em quinto geral, vencendo na categoria.”
Franco Giaffone
“Ontem na verdade eu falei que a vitória foi resultado de trabalho. Hoje tivemos uma mistura de sorte e muita dedicação, porque a gente precisa estar no lugar certo e fazer tudo do jeito adequado, no passo certo. Assim quando a sorte vem a gente está pronto para aproveitar a oportunidade. E foi isso que aconteceu aqui. Estou muito contente”
Gustavo Farah
“Começamos super bem a temporada! Vitória e P2 na abertura e dois P2 aqui no Velocitta! Quando vi o Franco, que largou lá atrás tinha passado, pensei no campeonato e deixei de disputar. Sempre fico na dúvida de entrar na disputa ou pensar a longo prazo para o campeonato. O Cesar Ramos e o Carrapatoso acharam prudente pensar no campeonato, principalmente depois do Salles sair da disputa e deixar ele ir. Foco em ser campeão e chegar bem na disputa nas últimas etapas.”
Georgios Frangulis
Hoje é um dia muito especial, minha filha faz um ano e fico feliz com a vitória aqui. Obrigado à mamãe por mudar a data da festa de aniversário
Antonio Junqueira
A gente errou totalmente o ajuste do carro. O que estava bom ontem, tentamos mudar por causa do calor e deu ruim. Quando eu vi que quem estava na disputa do título ficou para trás, entendi que o terceiro lugar estava ótimo e vim trazendo o carro para casa. Para o campeonato foi muito importante. Hoje foi uma prova de muita cabeça, porque não estava tão legal o carro como ontem
Marcelo Tomasoni
Superfeliz com minha evolução como um todo durante o fim de semana. Foi minha primeira vez nesta pista, a primeira vez que andei na chuva com ele e acho que foi uma etapa de muito aprendizado. Ótimo ter sido ainda agraciado com a vitória.
Eric Santos
O dia foi muito difícil. A pista estava muito quente e tive bastante problema para segurar realmente o carro na pista. Mas eu precisava definitivamente entrar no campeonato aqui e pontuar bastante. Agora teremos mais emoção para disputar o campeonato
Gustavo Zanon
Resultados
Carrera Cup
1. #7 Miguel Paludo 27:12.769
2. #1 Alceu Feldmann +11.806
3. #8 Werner Neugebauer +11.352
4. #544 Marçal Müller +15.204
5. #3 Franco Giaffone* +16.312
6. #88 Georgios Frangulis* +21.578
7. #800 Raijan Mascarello* +26.920
8. #87 Nelson Monteiro* +27.191
9. #17 Ricardo Fontanari* +39.031
10. #85 Eduardo Menossi* +39.680
11. #888 Lineu Pires* +40.446
12. #84 Gustavo Farah** +41.628
13. #70 Lucas Salles* +42.565
14. #199 Nelson Marcondes* +45.133
15. #9 Edu Guedes** +45.506
16. #33 Bruno Campos** +46.055
17. #121 João Barbosa** +47.222
18. #555 Ayman Darwich* +47.438
19. #99 Nasser Aboultaif** +1:18.412
20. #77 Francisco Horta* +1:18.613
21. #74 Piero Cifali** +1:19.500
22. #56 Peter Ferter* +1:25.676
23. #80 Rouman Ziemkiewicz* -4 voltas
DNF
#999 Nicolas Costa
#29 Rodrigo Mello
#25 Paulo Sousa**
*Sport
**Rookie
Challenge
1. #16 Antonio Junqueira* 26:47.489
2. #100 Seba Malucelli* +2.462
3. #5 Marcelo Tomasoni +9.007
4. #33 Gustavo Zanon* +11.440
5. #21 Miguel Mariotti +13.722
6. #77 Josimar Junior +15.324
7. #3 Cristian Mohr +15.945
8. #14 Carlos Campos* +17.081
9. #15 Artur Ramos* +18.428
10. #72 Antonella Bassani +18.809
11. #1 Urubatan Junior +34.148
12. #71 SangHo Kim* +43.870
13. #19 Walter Lester* +1:00.321
14. #38 Eric Santos** +1:26.232
15. #7 Luiz Souza** +1:32.205
16. 222 Gabriel Vallone*-1 volta
17. #133 Israel Salmen** -1 volta
18. #10 Americo Lanzoni** -1 volta
DNF
#66 Sadak Leite*
#139 Célio Brasil
*Sport
**Rookie
Campeonatos
Carrera Cup
1. #7 Miguel Paludo, 91 pontos
2. #1 Alceu Feldmann, 83
3. #999 Nicolas Costa, 71
4. #544 Marçal Muller, 71
5. #8 Werner Neugebauer, 66
6. #88 Georgios Frangulis, 64
7. #800 Raijan Mascarello, 49
8. #70 Lucas Salles, 48
9. #87 Nelson Monteiro, 43
10. #888 Lineu Pires, 38
11. #199 Nelson Marcondes, 35
12. #26 Rodrigo Mello, 30
13. #84 Gustavo Farah, 29
14. #555 Ayman Darwich, 28
15. #77 Francisco Horta, 27
16. #85 Eduardo Menossi, 26
17. #9 Edu Guedes, 26
18. #121 João Barbosa, 26
19. #17 Ricardo Fontanari, 24
20. #3 Franco Giaffone, 23
21. #56 Peter Ferter, 15
22. #80 Rouman Ziemkievicz, 10
23. #33 Bruno Campos, 8
24. #74 Piero Cifali, 6
25. #25 Paulo Sousa, 3
26. #99 Nasser Aboultaif, 1
Carrera Cup Sport
1. #88 Georgios Frangulis, 57 pontos
2. #70 Lucas Salles, 40
3. #800 Raijan Mascarello, 32
4. #888 Lineu Pires, 29
5. #87 Nelson Monteiro, 27
6. #199 Nelson Marcondes, 24
7. #3 Franco Giaffone, 20
8. #555 Ayman Darwich, 19
9. #77 Francisco Horta, 18
10. #17 Ricardo Fontanari, 14
11. #85 Eduardo Menossi, 14
12. #80 Rouman Ziemkievicz, 6
12. 56 Peter Ferter, 4
Carrera Cup Rookie
1. #9 Edu Guedes, 58 pontos
2. #84 Gustavo Farah, 56
3. #121 João Barbosa, 50
4. #74 Piero Cifali, 27
5. #99 Nasser Aboultaif, 24
6. #33 Bruno Campos, 21
7. #25 Paulo Sousa, 9
Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni 92 pontos
2. #3 Cristian Mohr 81
3. #16 Antonio Junqueira 77
4. #1 Urubatan Junior 75
5. #72 Antonella Bassani 69
6. #100 Seba Malucelli 59
7. #21 Miguel Mariotti 56
8. #66 Sadak Leite 54
9. #33 Gustavo Zanon 37
10. #15 Artur Ramos 37
11. #77 Josimar Junior 35
12. #71 SangHo Kim 35
13. #14 Carlos Campos 28
14. #133 Israel Salmen 28
15. #002 Junior Dinardi 25
16. #7 Luiz Souza 24
17. #57 Ramon Alcaraz 23
18. #38 Eric Santos 19
19. #10 Americo Lanzoni 18
20. #139 Célio Brasil 17
21. #19 Walter Lester 16
22. #222 Gabriel Vallone 13
23. #14 Andre Gaidzinski 9
Sprint Challenge Sport
1. #16 Antonio Junqueira 60
2. #100 Seba Malucelli 38
3. #66 Sadak Leite 35
4. #33 Gustavo Zanon 28
5. #15 Artur Ramos 24
6. #14 Carlos Campos 21
7. #71 SangHo Kim 20
8. #57 Ramon Alcaraz 17
9. #002 Junior Dinardi 16
10. #133 Israel Salmen 11
11. #139 Célio Brasil 7
13. #38 Eric Santos 7
14. #14 Andre Gaidzinski 4
15. #222 Gabriel Vallone 4
16. #7 Luiz Souza 4
17. #10 Americo Lanzoni 0
Sprint Challenge Rookie
1. #133 Israel Salmen 53
2. #7 Luiz Souza 46
3. #38 Eric Santos 36
4. #10 Americo Lanzoni 34
5. #139 Célio Brasil 33
6. #222 Gabriel Vallone 23
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Por: Luis Ferrari