Dona de histórico vitorioso como Motortech Competições, equipe muda de nome e mantém títulos como meta ao trazer de volta campeão em 2017
Uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas do automobilismo de base do Brasil está de cara nova. Nascida em Caxias do Sul (RS) no ano de 2006, a Motortech Competições, tricampeã da Stock Series, dá lugar à Garra Racing Team. O time segue sob comando de Adilson Morari, mas promove mudanças na identidade visual e também no corpo técnico com a chegada de novos profissionais. E depois de ter anunciado a catarinense Bruna Tomaselli para a temporada 2023 da categoria de acesso à Stock Car Pro, a nova Garra traz ao grid um nome muito conhecido: Gabriel Robe está de volta à Stock Series.
Nascido em Pelotas em 13 de maio de 1997, Gabriel Robe tem 25 anos e muita experiência no automobilismo nacional. O gaúcho foi campeão da categoria de acesso em 2017, representando a antiga Motortech, e foi vice-campeão em 2016, 2019 e 2021. No ano passado, se destacou como convidado de Gabriel Casagrande na Corrida de Duplas da Stock Car, onde ajudou o piloto da A.Mattheis Vogel a conquistar a vitória no evento, realizado em Interlagos, e disputou outras quatro corridas pela RKL Competições no Velopark.
Objetivos: título e premiação — A grande motivação para o regresso de Robe à Stock Series está no título. O campeão da temporada receberá como prêmio o orçamento completo para disputar o campeonato da Stock Series em 2024. O prêmio será concedido anualmente pelo Grupo Veloci, proprietário da Vicar, organizadora das duas categorias, por meio da Stock Auto-Service, rede de serviços automotivos do grupo.
Portanto, a premiação para o campeão da Series saltará para cerca de R$ 2,5 milhões, concedidos em dinheiro e equipamentos necessários para a Stock Pro. Além disso, o piloto ainda terá cerca de 50% do espaço destinado a patrocinadores em seu carro e macacão para vender a apoiadores. É com essa receita que Robe pretende lutar pelo título da Series para fincar raízes no grid da Stock Car no ano que vem.
“Retorno à Stock Series para a temporada 2023 com 100% do foco voltado ao título, já que o campeão deste ano terá o orçamento para correr na Stock Car no ano que vem. E não poderia ser com outra equipe a não ser a Garra”, destacou Gabriel, que correrá com o tradicional número 35 em seu carro neste ano.
“Tenho muita confiança no trabalho deles. Estivemos juntos em muitas oportunidades e conquistamos títulos, três vice-campeonatos, campeões por equipes em diversas vezes… E estou muito empolgado para começar a temporada e, ao juntar a experiência da equipe com a minha, acredito que temos boas chances de chegar ao fim do ano com esse título”, disse.
Nova era, velho conhecido — Adilson Morari se mostrou muito feliz e animado com a mudança de ciclo para a equipe de Caxias do Sul. “Fizemos uma repaginada: mudamos o nome e começamos uma nova fase, do zero. E sempre priorizando novas conquistas no automobilismo. Como costumamos dizer no Rio Grande do Sul, volta e meia trocamos os móveis de lugar. Então trocamos o nome, trouxemos uma nova identidade visual e reunimos novas pessoas ao time”, disse o chefe da Garra Racing Team.
Morari exaltou a capacidade de Gabriel Robe, escolhido como o piloto para liderar a Garra dentro da pista em 2023. “Muito feliz com a volta do Gabriel para a equipe. É uma enorme satisfação tê-lo no time. Ele tem uma longa história com a gente, permaneceu por muitos anos conosco e foi campeão. É um piloto de enorme qualidade e estará na nossa linha de frente para disputarmos o título. Vamos somar a experiência dele com a nossa, juntar com o trabalho que fazemos há anos para, quem sabe, buscar a taça nesta temporada 2023”, concluiu.
A temporada 2023 da Stock Series começa entre 21 e 23 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
GARRA RACING TEAM
Sede: Caxias do Sul (RS)
Chefe: Adilson Morari
Gabriel Robe
Idade: 25 anos
Naturalidade: Pelotas (RS)
Status: campeão em 2017
Corridas:104
Vitórias: 10
Pódios: 39
Poles: 11
Voltas mais rápidas: 8
Número: 35
Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria