Equipe do Paraná é campeã geral do Revezamento Volta à Ilha 2023

0

Ilha da Magia e da corrida. Florianópolis foi o cenário da maior corrida de revezamento da América Latina neste sábado (1). A 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha reuniu mais de 3.600 corredores, divididos em mais de 350 equipes de todas as regiões do Brasil. A missão de cada uma delas foi superar os 140 km do percurso que contornou a ilha da capital de Santa Catarina. A mais rápida entre todas as participantes foi a equipe Amigos do Freire CRrunners, de Curitiba (PR). Com 9h17m51 de prova, foi consagrada campeã geral do Volta à Ilha 2023. 

“Nossa equipe vinha perseguindo o título de campeã geral nos últimos anos. Para esta edição da prova conseguimos formar um grupo homogêneo, com atletas da região metropolitana de Curitiba. Viemos focados e determinados a alcançar este objetivo nesta prova que é entusiasmante por seus cenários, diferentes terrenos e desafios. Conheço a prova como atleta desde 2002 e agora trabalho para trazer os mais jovens continuarem no esporte”, afirma Luiz Freire, coordenador técnico da equipe campeã. 

O céu ainda estava escuro quando os primeiros atletas largaram do Trapiche da Beira-Mar Norte. As largadas ocorreram entre 4h15 e 7h30, conforme cada uma das mais de 10 categorias. As equipes de elite e veteranas por idade têm 8 integrantes, as de participação contam com até 12 atletas e ainda há a categoria de duplas. Os participantes se revezaram ao longo de 19 trechos para uma volta completa na Ilha. Nesta edição, os corredores conheceram uma característica peculiar de Florianópolis. O vento sul foi um ingrediente a mais na superação dos atletas. 

As praias do Norte da Ilha foram percorridas sob céu nublado. No entanto, o sol apareceu para fazer brilhar todas as cores de Florianópolis aos corredores. Por volta do meio-dia, as primeiras equipes passaram pela Barra da Lagoa, ditando o ritmo da prova. A partir desse ponto, os atletas tinham que superar o cansaço acumulado e também os trechos mais difíceis, em praias de areia fofa do Norte de Ilha e, ainda, o maior e mais temido trecho, os 16 km de subida do Morro do Sertão que leva ao emblemático Ribeirão da Ilha. 

Deste ponto em diante, era a vez de usar o que sobrou de fôlego para reencontrar a arena do evento, na Beira-Mar Norte. Foi o que fez a dupla André Vilarinho 1, de Senador Canedo (GO). A dupla formada por Adriano Chiarani e Willas da Silvia foi a primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada e, ainda, conquistou o título na categoria de duplas após 11h02m43 de prova. 

“Acho que o grande segredo para chegar na frente no Revezamento Volta à Ilha é viver intensamente cada quilômetro da prova. A gente correu pouco juntos na preparação, cada um morando em estado diferente, mas com o apoio mútuo conseguimos o êxito”, conta Chiarani, que é natural de Caçador (SC) e participou do evento pela segunda vez. 

Poucos minutos depois, foi a vez da primeira equipe mista chegar à arena montada na região do Trapiche da Beira-Mar Norte. A cidade-sede do Revezamento Volta à Ilha foi bem representada pelo Clube de Corridas Formacco, que faturou o título da categoria com atletas homens e mulheres, com 9h56m46 de prova.  

“É sempre um prazer participar dessa prova. O Volta à Ilha é uma das poucas corridas de revezamento no Brasil e se mantém por tantos anos preservando esse espírito de equipe. Nos últimos anos vínhamos tentando conquistar o troféu de primeiro lugar na categoria mista e, enfim, conseguimos”, celebra o coordenador da equipe Fábio Araújo Martins. 

Depois, foi a vez do domínio dos paranaenses. A equipe Amigos do Freire CRrunners chegou para conquistar o posto de campeã geral do Revezamento Volta à Ilha, consagração destinada ao grupo mais rápido de toda a edição. Com isso, o título da categoria elite ficou com a CWB Elite 1, também de Curitiba (PR), que marcou o tempo final de 9h51m56. A festa curitibana foi ainda maior por conta das vencedoras da categoria feminina. A equipe CR Runners Brasil 01 alcançou o primeiro lugar com 11h15m53 de prova. 

“A equipe já participou de quatro edições do evento, chegamos a ficar em segundo lugar uma vez. Agora, conseguimos o título. Demos o nosso melhor para chegar em primeiro lugar”, conta a corredora e coordenadora Maria de Fátima de Souza. 

A partir de então, as equipes das mais diferentes categorias, incluindo as de participação, que não disputam troféus, começaram a chegar na arena para concluir os 140 km de desafio e celebrar a superação coletiva. Já era noite quando os últimos times cruzaram a linha de chegada para escrever mais um capítulo das 26 edições do Revezamento Volta à Ilha. 

“Tivemos ótimas condições de tempo não apenas para o desempenho dos atletas, mas também para que pudessem se encantar pelos tantos cenários que a ilha de Florianópolis oferece. Nesta edição, tivemos a companhia do vento sul que elevou a dificuldade e, também, valorizou ainda mais o sentimento de superação ao cruzar o pórtico de chegada e a satisfação de percorrer os 140 km em espírito de equipe”, aponta Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha. 

A consagração final das equipes vencedoras da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha ocorreu no dia seguinte à prova. Na manhã de domingo (2), foi realizada a cerimônia de premiação no hotel oficial do evento, o Majestic Palace Hotel. Além de aplausos aos vencedores, foi uma manhã de confraternização entre todos os participantes, que foram recepcionados com um grande coffee break antes e depois da cerimônia. 

Resultados Revezamento Volta à Ilha 2022

Campeão geral: Amigos do Freire CRrunners (Curitiba – PR), 9h17m51

1° lugar Cat. Aberta Elite: CWB Elite 1 (Curitiba – PR), 9h51m56

1° lugar Cat. Aberta Mista: Clube de Corrida Formacco (Florianópolis – SC), 9h56m46

1° lugar Cat. Feminina: CR Runners Brasil 01 (Curitiba – PR), 11h15m53

1° lugar Cat. Veterana 45:  TR/Proinfo Tecnologia (Tubarão – SC), 11h03m32

1° lugar Cat. Veterana 50: D-Run 50 Mais (Campinas – SP), 12h17m37

1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes (São Paulo – SP), 11h32m24

1° lugar Cat. Dupla Masculina: André Vilarinho 1 (Senador Canedo – GO), 11h02m43

1° lugar Cat. Dupla Feminina: André Vilarinho 3 (Senador Canedo – GO), 14h45m01

1° lugar Cat. Dupla Mista: Mãe e Filho (Curitiba – PR), 14h11m24

Sobre a Eco Floripa

A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 28 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades catarinenses. 

Além do Revezamento Volta à Ilha, em Florianópolis, para este ano estão confirmados mais dois eventos. O Desafrio Urubici está com inscrições abertas, disponíveis a partir do site da Eco Floripa Eventos Esportivos. As corridas de 52 km, 25 km e 10 km na Serra Catarinense serão realizadas em 24 de junho. Ainda este ano acontece mais uma edição do Revezamento Volta de São Francisco do Sul, com 90 km pela ilha da cidade histórica de Santa Catarina, no dia 16 de setembro. 

Por: SixComm Comunicação 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade