Aos 21 anos, paulista vai correr na equipe Full Time na temporada 2023
Dizem que o gosto pelo automobilismo passa de pai para filho. E na família Barrichello esse costume é levado muito à sério. Os dois filhos de Rubens, bicampeão da Stock Car, ex-piloto da Ferrari e um dos que mais disputaram provas na história da Fórmula 1, até tentaram seguir por outro caminho, mas não teve muito jeito. O bichinho do automobilismo sempre falou mais alto e eles acabaram indo pelo caminho do pai. O mais velho, Dudu, de 21 anos, inclusive, vai disputar sua primeira temporada completa na categoria onde o pai é o atual bicampeão: a Stock Car. E como seu companheiro de equipe: os dois correrão juntos na equipe Full Time na temporada 2023.
Não é, contudo, a primeira experiência de Dudu Barrichello com os carros da maior categoria do automobilismo brasileiro. Ele já disputou algumas provas em meio à carreira na Europa: primeiro em 2021, quando o argentino Matías Rossi não pôde vir ao Brasil para disputar duas etapas da Stock Car por causa das restrições de viagens impostas pela pandemia da Covid-19 e o piloto correu as etapas de Cascavel e Curitiba. Depois, em 2022, disputou a Corrida de Duplas, que abria a temporada, ao lado do pai Rubens no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Em ambas as participações, o feedback de equipe e de engenheiros foi extremamente positivo.
Depois do kart, Dudu fez o início de sua carreira nos monopostos nos Estados Unidos. Disputou a Fórmula 4 e passou para a USF2000, onde foi vice-campeão em 2020 pela Pabst Racing. Depois fez o salto para a Europa, onde correu em duas temporadas da Fórmula Regional Europeia pelas equipes JD Motorsport e Arden. Apesar de já ter participado de algumas corridas de Stock Car, o piloto de 21 anos terá de se adaptar aos carros fechados, de turismo, nesta temporada.
A classificação para a abertura da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.
O que ele disse:
“Esse ano vai ser muito interessante, tenho muita coisa para aprender. Vou estar do lado do meu pai, ele que, na minha opinião, é um dos maiores. Tenho muita coisa para aprender, principalmente com o carro fechado, eu que venho dos fórmulas. Vou ter que me acostumar com um teto na minha cabeça. Estou superfeliz com a oportunidade. Espero que a gente se encontre na pista para que a gente possa correr, possa se divertir um pouco junto. Lógico que não vai ter esse joguinho de equipe. A gente está trabalhando. Essa é nossa profissão, então vamos um para cima do outro. Vai ser muita diversão. Vou ganhar muita experiência e espero que que os resultados bons possam vir.”
Dudu Barrichello
Cronograma – Stock Car – Etapa 1 – Goiânia
Quinta-feira, 30 de março:
09:00 – Treino extra 113:00 – Treino extra 2
Sexta-feira, 31 de março:
09:00 – Shakedown
09:30 – Treino Livre 1
13:00 – Treino Livre 2
Sábado, 1º de abril:
12:35 – Shakedown
13:00 – Classificação
Domingo, 02 de abril:
11:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Por: Luis Ferrari