SARR 2023: Argentina é o primeiro desafio do ano para a MSL Rally

0

Gunter Hinkelmann e Filipe Bianchini abrem a temporada de provas da equipe em disputa internacional. Dupla representa o Brasil na quarta edição do SARR, que tem início no dia 14 de fevereiro, em Catamarca, Argentina

O ‘Dakar sul-americano’ é, pelo segundo ano consecutivo, o desafio inicial da equipe MSL Rally na temporada 2023. O apelido não é nenhum exagero, já que o SARR – South American Rally Race – surgiu justamente para desbravar uma parte da Argentina que recebeu o maior rally do mundo em sua fase sul-americana. 

Entre os dias 14 e 25 de fevereiro, o piloto Gunter Hinkelmann e o navegador Filipe Bianchini vão encarar cerca de 4.200 quilômetros que, entre os principais desafios, destacam-se as imensas dunas argentinas, desertos e trechos de Pampas. A dupla está inscrita com um UTV Polaris RZR Pro R na classe T3.1. Trata-se do mesmo veículo com que venceram o Rally Barretos, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, em 2022. 

Desta vez, Gunter segue com a experiência acumulada na edição anterior do SARR, que marcou a estreia internacional da MSL Rally. Na ocasião, conquistou dois segundos lugares em etapas e acelerou constantemente entre os primeiros colocados, apesar da pouca intimidade com o terreno argentino. 

“Foi uma verdadeira pós-graduação em rally cross-country para mim. Pude aprimorar muito a pilotagem na areia; nas dunas e no talco (fesh-fesh), sem contar a chance de encarar adversários de vários países; inclusive, muitos com participações e vitórias no Dakar. Este ano, a expectativa é usar o conhecimento adquirido para um desempenho ainda melhor que o da estreia”, destaca o piloto. 

Com mais de 40 inscritos entre os UTVs, o grid da modalidade no SARR conta com duplas de Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, além de vários destaques brasileiros – adversários aos quais Gunter e Filipe já estão acostumados. 

Roteiro 

Se no ano passado a caravana seguiu do Sudoeste argentino rumo ao mar, desta vez todo o percurso se concentra distante do Atlântico. Catamarca, na província de mesmo nome, é o ponto de partida da competição, que atravessa ainda Santiago del Estero e Santa Maria até entrar de verdade no ‘Deserto Argentino’. Belén, Fiambalá e Chilecito são paradas históricas do SARR. Além dos belos visuais, a região conta com caminhos bastante exigentes; variações constantes de altitude, leitos de rio secos e as temidas dunas. 

Em Chilecito, competidores e equipes farão o dia de descanso antes de partir para as quatro etapas restantes, uma delas a Maratona, de Villa Unión a Almogasta, em que apenas pilotos e navegadores podem fazer a manutenção dos veículos ao fim do dia. Os campeões do SARR 2023 serão conhecidos em La Rioja após uma etapa em laço (partida e chegada na cidade). 

Programação – SARR 2023 

14/02 – Skahedown (Catamarca)

15/02 – Prólogo e largada promocional (Catamarca)

16/02 – 1ª etapa: Catamarca a Santiago del Estero

17/02 – 2ª etapa: Santiago del Estero a Santa Maria

18/02 – 3ª etapa: Santa Maria a Belén

19/02 – 4ª etapa: Belén a Fiambalá

20/02 – 5ª etapa: Fiambalá a Chilecito

21/02 – dia de descanso (Chilecito)

22/02 – 6ª etapa: Chilecito a Villa Unión

23/02 – 7ª etapa: Villa Unión a Almogasta (Etapa Maratona)

24/02 – 8ª etapa: Almogasta a La Rioja

25/02 – 9ª etapa: La Rioja a La Rioja 

A MSL Rally representa a MSL Corporate, e conta com o patrocínio de I-Cargo Alliance. Apoio de Sparco e Motul

Para saber mais acesse www.mslcorporate.comwww.icargoalliance.com

Por: Liberdade de Ideias

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade