Após um período de férias no Brasil, Milton Nienov retornou à Tanzânia para a segunda metade da temporada 2022/23. Preparador de goleiros do Young Africans, o catarinense de 54 anos busca o bicampeonato nacional, além de repetir a conquista da copa do país pelo seu time. Em nível continental, o “Yanga” ainda disputa a fase de grupos da Copa das Confederações Africanas, equivalente à Copa Sul-Americana na América do Sul.
“Minhas expectativas para a sequência da temporada são as melhores possíveis. Temos trabalhado para conquistar o bicampeonato da liga e da copa, repetindo o feito da temporada passada, quando tivemos a melhor defesa e o melhor goleiro do campeonato nacional. Também estamos disputando a fase de grupos da Copa das Confederações Africanas, onde buscamos a classificação para as quartas de final”, contou o profissional, natural da cidade de Palmitos (SC).
Se coletivamente Milton Nienov busca novos títulos pelo Young Africans, individualmente o preparador de goleiros vive um período de transição na carreira. Em 2022, ele concluiu a Licença PRO da CBF Academy para treinadores, e planeja começar a atuar na beira do gramado nos próximos meses.
“Venho me preparando para essa transição há muitos anos, estudando futebol diariamente e fazendo cursos. Concluí a Licença PRO da CBF Academy no último ano, e por já possuir uma boa experiência no meio do futebol, acredito que esta mudança será tranquila, seja atuando no Brasil ou no exterior”, completou.
Mais sobre Milton Nienov
Catarinense de Palmitos, Milton Nienov iniciou a sua carreira como preparador de goleiros em 2001, no Figueirense. Ele permaneceu no clube até 2005, e conquistou três títulos estaduais neste período. No Brasil, também passou por Sport, onde subiu para a Série A e foi bicampeão pernambucano, além de ter trabalhado no Vasco.
Milton Nienov chegou ao futebol africano em 2009, contratado pelo Free State Stars, da África do Sul. Ele ficou até 2020 no país, onde passou por diferentes equipes e também exerceu funções de diretor e auxiliar técnico.
Em 2021, o preparador de goleiros foi contratado pelo Simba SC, um dos principais clubes da Tanzânia. Por lá, Milton Nienov foi campeão da liga e da copa do país. Em janeiro de 2022, o brasileiro acertou com o maior rival do Simba, o Young Africans. Na nova equipe, repetiu as conquistas nacionais e ainda faturou a Supercopa da Tanzânia.
Por: AV Assessoria de Imprensa