Passado, presente e futuro da Aston Martin começam a ser homenageados com o início de um ano inteiro de celebrações pelo 110º aniversário da icônica marca britânica. No dia 15 de janeiro de 1913, um domingo há 110 anos, os fundadores Lionel Martin e Robert Bamford formaram a parceria que resultou na criação do primeiro carro da Aston Martin. Era a largada para mais de um século de emoção automotiva, inovações britânicas de alta tecnologia e sucesso nas corridas de alta octanagem.
Nascida nas pistas e inspirada pela paixão dos idealizadores pelas corridas, a Aston Martin saiu de um humilde início numa pequena oficina em Henniker Mews, em Londres, para se tornar uma das mais renomadas marcas mundiais – sinônimo de design criativo, luxo artesanal, desempenho emocionante e exclusividade.
Em imagens distribuídas para marcar o aniversário, a Aston Martin reuniu dois dos mais representativos e inovadores modelos de sua linhagem de 110 anos, sublinhando o comprometimento da empresa de levar os limites de performance e engenharia das pistas para as ruas. Um dos mais antigos sobreviventes carros de corrida da marca, o Razor Blade que quebrou um recorde em 1923, foi fotografado ao lado do hypercarro Aston Martin Valkyrie.
Um dos primeiros carros desenhados com preocupação aerodinâmica, e empurrado por um motor Aston Martin com especificação de grandes prêmios, o pioneiro Razor Blade cravou inúmeros recordes em Brooklands em 1923, um ano depois da estreia da Aston Martin em Grand Prix com o modelo TT1 – apelidado de “Green Pea” (ervilha verde). Um século depois, a Aston Martin continua a inovar com seus excitantes exemplares de alto desempenho, levando a moderna engenharia da Fórmula 1 para as ruas por meio do atualíssimo Aston Martin Valkyrie.
O 110º aniversário da marca está sendo também celebrado pelo lançamento de um novo, estritamente limitado e exclusivo modelo da Aston Martin, programado para o final de 2023. As apresentações estão previstas para o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, o Festival de Velocidade de Goodwood, o Concurso de Elegância de Pebble Beach e outras regiões de interesse da Aston Martin, como parte da campanha global de marketing denominada “Intensity: 110 Years In The Making” (numa tradução livre, “Intensidade: 110 Anos de Estrada”).
O ano de 2023 promete ser monumental, enquanto a Aston Martin se prepara para entregar a primeira de sua tão aguardada nova geração de carros esportivos, os quais ampliarão o foco da marca em alto luxo, alta performance e prazer de dirigir.
Executivo-chefe da Aston Martin Lagonda, Amedeo Felisa destacou: “Em 1913, Lionel Martin e Robert Bamford compartilharam a visão dos carros de corrida e usaram o aprendizado das pistas para levar às ruas os limites da inovação automotiva”. E prosseguiu: “Cento e dez anos e mais de 110 mil carros depois, esse espírito continua vivo. Nosso 110º ano promete ser tão emocionante quanto o primeiro, já que estamos inaugurando um novo capítulo da história da Aston Martin com o lançamento de nossa próxima geração de carros esportivos e a revelação de um extraordinário modelo especial no final de 2023 para celebrar esta marca única”, antecipou.
O aniversário de 110 anos é um dos vários e notáveis eventos da Aston Martin para 2023, juntamente com os 75 da linhagem do DB, 60 do icônico modelo DB5 e 20 da sede em Gaydon, criada com o propósito de representar um centro de excelência na criação e engenharia de carros esportivos de classe mundial.
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a Aston Martin Lagonda
A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.
A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.
O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme “007 Contra Goldfinger”, de 1964.
Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.
A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.
A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.
Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.
Por: Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação