Na categoria T3 as quatro duplas da equipe encerraram a primeira metade entre os Top 5. Na T4, Rokas Baciuska e Oriol Vidal Montijano são os líderes
Dakar 2023 teve a sua primeira metade concluída ontem, 08 de janeiro. Portanto, esta segunda-feira é dia de descanso por lá, quando pilotos e navegadores param para recuperar as energias e traçar as metas para a próxima fase, que inclui as etapas de 9 a 14, até o dia da final, em 15 de janeiro, em Damman, no Golfo Pérsico. Por outro lado, os mecânicos entram em trabalho intenso para uma revisão total das máquinas para que estejam 100% para segunda semana que será decisiva.
A nova equipe Red Bull Can-Am Factory Team segue muito bem até aqui, finalizando com as quatro duplas que competem pela categoria T3 (protótipos ou modelos de maior preparação e velocidade final) ocupando da segunda a quinta posições na geral, pela ordem: Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, Seth Quintero e Denniz Zenz, Francisco Chaleco López e Juan Pablo Latrach Vinagre e Cristina Gutiérrez Herrero e Pablo Moreno Huete; e com os representantes da T4 (mais próxima aos veículos originais e com maior limitação de velocidade) – Rokas Baciuska e Oriol Vidal Montijano – na liderança.
“Depois da etapa bem difícil do sábado, com a semimaratona, dormida em acampamento da organização e sem qualquer apoio mecânico, no domingo também não tivemos trégua, com um começo com muita navegação, muitas esquerdas e direitas, vales, pedras. Mas, mesmo assim, conseguimos tirar 5 minutos de diferença dos líderes e agora estamos a apenas 3min19seg atrás. A disputa está muito boa e o terceiro colocado está a uma hora de nós. No balanço geral dessa primeira parte, diria que a palavra-chave foi consistência, pois todos os dias chegamos ao final entre os Top 5. Então, descanso merecido depois de quase 900 quilômetros da oitava etapa. Agora, colocar todo nosso empenho na segunda metade em busca do bicampeonato”, contou Gustavo Gugelmin.
Brasileiros e seus Can-Am no Dakar
Competindo com UTVs Can-Am Maverick XRS, preparados pela South Racing, uma das maiores equipe do grid, Rodrigo Luppi e Maykel Justo e o novato – e filho de Rodrigo – Bruno Conti e seu parceiro Pedro Bianchi Prata chegaram ao final da primeira metade entre os Top 8 na geral da categoria T4 dos UTVs, sexto e oitavo, respectivamente. E entre as duas duplas, em sétimo lugar, ficou outro brasileiro, Cristiano Batista e seu navegador, o português Fausto Mota, também da South Racing Can-Am. Já na categoria T3, Pâmela Bozzano com Cadu Sachs concluíram em trigésimo-quarto e o marido de Pamela, Ênio Bozzano, com seu parceiro Luciano Gomes em trigésimo-sétimo, com seus Maverick X3 pelo Team BBR / Pole Position 77.
Amanhã, 10 de janeiro, começa a fase final da edição 2023, com a realização da nona etapa entre as cidades de Riyadh e Haradh, compreendendo 686 quilômetros de percurso, dos quais 358 quilômetros cronometrados. A final da prova, pilotos e navegadores precisarão superar uma cadeia de dunas que fica no caminho para o acampamento.
Nessa fase, as equipes começam a se preparar para as etapas 11 e 12, quando acontecem as duas pernas da famosa Maratona, que será em torno de Shaybah e sem qualquer suporte mecânico. E acontecerá também a travessia do Empty Quarter, ou quarteirão vazio, uma imensidão de areia e dunas no Sudeste saudita, a grande novidade desta edição do Rali Dakar. Em seguida, passarão por Al-Hoffuf e, por fim, Dammam, onde serão conhecidos os campeões da competição.
Parceria Can-Am/Red Bull
Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, que fazem parte da nova Red Bull Can-Am Factory Team, equipe formada por pilotos que dominaram os eventos globais de corrida da FIA nos últimos anos, estão na disputa em busca de mais um título a bordo do Can-Am Maverick X3. A dupla vencedora do Dakar 2022 na categoria T4, agora disputa a liderança na T3.
Can-Am e a Red Bull se uniram para revolucionar o mundo das corridas off-road e, por meio dessa colaboração, ambas as marcas visam garantir a evolução do Red Bull Off-Road Junior Team, um programa projetado para descobrir, desenvolver e fazer crescer a próxima geração de pilotos off-road.
A nova equipe é composta por um ‘dream team’ de pilotos vencedores, que inclui ainda Seth Quintero, Cristina Gutierrez e Francisco Chaleco Lopez, sendo Chaleco o atual campeão, que disputam a categoria T3 (protótipos ou modelos de maior preparação e velocidade final), além de Rokas Baciuska na categoria T4 (mais próxima aos veículos originais e com maior limitação de velocidade).
Esses cinco pilotos e seus navegadores tentarão elevar seus desempenhos ao nível máximo a bordo do Can-Am Maverick X3 2023, durante os 15 dias do Rali Dakar. E seguirão depois disputando provas off-road em todo o mundo, incluindo a World Rally Raid Series e as principais corridas da América do Norte. A estrutura da equipe e seus pilotos também orientarão os atletas promissores da Red Bull Off-Road Junior Team.
Sobre a BRP
Somos um líder global no mundo de veículos de esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. Nosso portfólio de líderes da indústria e produtos distintos incluem motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas Sea-Doo, veículos Can-Am on e off-road, embarcações Alumacraft, Manitou, Quintrex e sistemas de propulsão marítima Rotax, bem como motores Rotax para karts e aeronaves recreativas.
Completamos nossas linhas de produtos com um negócio dedicado de peças, acessórios e vestuário para aprimorar totalmente a experiência de pilotagem.
Com vendas anuais de CA $ 7,6 bilhões em mais de 120 países, nossa força de trabalho global é composta por mais de 20.000 pessoas motivadas e habilidosas.
No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 74 revendedores em todas as regiões, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.
Mais informações, confira emhttp://brp-news.com.br/.
Por: Carbono.AG Agência de Comunicação