Inspirada na Fórmula 1, categoria de acesso à Stock Car já havia imposto teto de gastos
A Stock Series terá um novo formato e muitas novidades na temporada 2023. Reconhecida por ter formado os pilotos que conquistaram 13 dos 19 últimos títulos da Stock Car Pro, a categoria de acesso apresentou novos incentivos para jovens talentos do automobilismo nacional.
Promotora da categoria, a Vicar já havia anunciado na semana passada, em Interlagos, o teto de gastos fixado em R$ 750 mil, em medida inspirada do Mundial de Fórmula 1. Nesta terça-feira (20), em novo informe, a empresa revelou que a Stock Series terá um total de 18 corridas ao longo de 2023, com três provas em cada um dos seis finais de semana do futuro campeonato. Com isso, os competidores passarão a contar com duas corridas a mais em relação a 2022. O calendário da competição prevê início em 23 de abril, em Interlagos, e final de temporada em 17 de dezembro, novamente no icônico circuito paulistano.
O novo formato também contempla um treino livre exclusivo para estreantes, duas sessões destinadas a todos os competidores, tomada de tempos para o grid e as três provas da etapa. As Corridas 1 e 3 terão 25 minutos de duração, com a segunda disputa da rodada realizada em 20 minutos. Além disso, a Stock Series mantém a possibilidade de pilotos competirem em duplas.
Premiação robusta — Ao lado do aumento de duas corridas em relação a 2022, o teto de gastos é uma grande novidade para equipes e pilotos ainda em ascensão. A exemplo do que foi feito pela FIA na Fórmula 1 recentemente, a medida visa promover disputas mais próximas entre todos os participantes, além de impedir uma escalada nos custos.
Também chamou a atenção dos jovens pilotos a premiação de R$ 700 mil para o campeão de 2023 investir na próxima temporada da Stock Car Pro Series, além da isenção no ato da inscrição – outra redução de custo importante, que agora passa a ser bancada pela Vicar. Atualmente, o grid da Stock Car Pro conta com 13 pilotos que passaram pela categoria de acesso. São eles: Cacá Bueno, Daniel Serra, Denis Navarro, Felipe Baptista, Gabriel Casagrande, Gaetano Di Mauro, Galid Osman, Guilherme Salas, Marcos Gomes, Pedro Cardoso, Thiago Camilo, Tuca Antoniazi e, de volta à Stock Car em 2023, Felipe Fraga.
Stock Series, calendário, temporada 2023:
1ª etapa – Interlagos – 23 de abril
2ª etapa – Brasília ou Cascavel – 18 de junho
3ª etapa – Goiânia – 27 de agosto
4ª etapa – Rio Grande do Sul – 17 de setembro
5ª etapa – Velocitta – 29 de outubro
6ª etapa – Interlagos – 17 de dezembro
Formato do fim de semana
Sexta-feira
Shakedown – 10 minutos
1º treino de rookie – 25 minutos
2º treino – 25 minutos
Sábado
3º treino – 25 minutos
Classificação – 10 minutos
Corrida 1 – 25 minutos (grid definido pela 2ª volta mais rápida de cada piloto na classificação)
Domingo
Corrida 2 – 20 minutos (grid definido pela volta mais rápida de cada piloto na classificação)
Corrida 3 – 25 minutos (grid invertido dos oito primeiros da Corrida 2)
Corridas: 18
Status: Campeonato Brasileiro
Motor: V8 de 340cv
Push: 40cv extras
Pneus/ano: 48 unidades
Equipes: dedicada ao piloto
Taxa de inscrição: subsidiada pela organização
Premiação: R$ 700 mil
Teto de gastos: R$ 750 mil
Por: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria