A Stuttgart Motorsport terminou sua primeira temporada na classe GT4 do Endurance Brasil celebrando o vice-campeonato com a dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani, com um Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. Eles terminaram no pódio nas oito etapas do campeonato, com uma vitória na etapa de Santa Cruz do Sul, e chegaram ao fim de semana da rodada dupla de encerramento, em Interlagos, com chances de serem campeões. Terminaram em terceiro lugar nas Três Horas de Interlagos, realizada na última sexta-feira, e em segundo nas Quatro Horas, no sábado, dia em que o carro número 21 foi pilotado também por Marçal Müller.
Quartiero, com dez anos de experiência em eventos de pista como os do Porsche Club Brasil, não escondia a alegria com o desfecho das Quatro Horas de Interlagos em seu ano de estreia no automobilismo. “Foi bem além das minhas expectativas. Estou me sentindo como se estivesse num lugar acima do primeiro. Aprendi a ser um piloto melhor e enxerguei um outro lado dessa paixão pelo automobilismo que não conhecia. Vi mecânico chorando hoje por caus um furo de pneu, porque essa é a vida deles.”
Em seu primeiro ano na Stuttgart Motorsport, Dirani fez questão de exaltar o nível de profissionalismo encontrado: “Vivo de corridas há 31 anos e me impressionei com a estrutura. Foi um ano muito mais de acertos do que de erros e ter sido vice-campeão com o Jacques foi sensacional. Nossa sincronia foi muito boa desde o início e ele evoluiu bastante ao longo da temporada. Espero passar muito tempo com o Jacques e com a Stuttgart”.
A bordo do outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, Luiz Landi/Bruno Xavier/Tom Filho terminaram a corrida final em quinto lugar, mesma colocação obtida por Landi no campeonato (isoladamente, devido às diferentes formações da tripulação do carro número 718 ao longo do ano). Para o trio, foi uma prova complicada por um toque pouco depois da primeira hora. Bruno Xavier disputava posição com Leandro Ferrari e o contato dos carros provocou a quebra de um radiador. O conserto durou várias voltas que comprometeram totalmente as chances de um bom resultado. Landi, no entanto, minimizou as consequências no balanço geral. “Só temos de agradecer à Stuttgart pela oportunidade que nos deu de disputar o Endurance Brasil. Aos poucos fomos percebendo que somos competitivos, ganhando corrida, chegando em segundo, em terceiro… Ano que vem vamos para ganhar, como a gente veio em todas estas. Umas bateram na trave, mas ganhamos muita experiência”, comentou.
Classificação final do Endurance Brasil 2022, categoria GT4 (seis primeiros):
1) Leandro Ferrari/Marco Pisani/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4), 1.035 pontos
2) Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport), 923
3) Henry Visconde/Lucas Foresti (BMW M2 CS), 923
4) Vitor Foresti (BMW M2 CS), 713
5) Luiz Landi (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport), 695
6) Bruno Xavier (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport), 580
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook: stuttgartporsche
Instagram: stuttgartporsche
Por: Stuttgart Porsche – Imprensa