Dupla do carro #73 é campeã do Endurance Challenge na classe Carrera Rookie e brasiliense vence novamente o título overall
Os 500 quilômetros de Interlagos da Porsche Cup marcaram o encerramento de uma temporada vitoriosa para Enzo Elias e Adroaldo Weisheimer. Neste sábado a dupla venceu a corrida na classe Carrera Rookie, conquistaram o segundo lugar geral e de quebra sagraram-se campeões da classe Carrera Rookie da Porsche Endurance Challegene.
Além disso Enzo Elias que já havia conquistado o título de Sprint na Carrera Cup, sagrou-se campeão overall, campeonato que soma os resultados das provas de curta e de longa duração.
Em um ano brilhante, Enzo Elias conquistou o título da Porsche Carrera Cup Sprint com cinco vitórias e sete pódios na temporada, foi o representante brasileiro no Porsche Junior Program e venceu uma prova na Stock Car.
Adroaldo Weisheimer também brilhou em 2022, além de conquistar o título da Porsche Endurance na classe Carrera Rookie em seu ano de estreia o piloto representou o Brasil na modalidade de rally do FIA Motorsport Games.
Em uma tarde de muita chuva em Interlagos, a corrida foi iniciada sob regime de safety car. Enzo Elias estava no comando do carro #73 e na abertura da quarta volta teve a relargada, com o piloto Farben se mantendo fora dos incidentes.
Na quinta volta Enzo Elias superou Lineu Pires e assumiu a liderança da classe Carrera Rookie. Neste momento o carro #73 ocupava o décimo lugar da prova. O campeão de 2022 da Porsche Carrera Cup seguia fazendo uma prova espetacular no asfalto molhado de Interlagos e em 10 voltas assumiu o quarto lugar geral, um avanço de 11 posições.
Na sequência da prova Elias seguia com muita velocidade, após 21 voltas completadas o piloto ocupava o terceiro lugar geral e mantinha a liderança na Carrera Rookie. Com a parada obrigatória de Christian Hahn e Miguel Paludo, Enzo assumiu a liderança da prova na 27ª volta.
Na 32ª volta Enzo Elias realizou a primeira das cinco paradas obrigatórias, Adroaldo Weisheimer assumiu o bólido #73 que ocupava a 2ª colocação após o pit stop. Dez voltas mais tarde o piloto assumiu a liderança enquanto a chuva aumentava em Interlagos.
Na 47ª volta Adroaldo vinha na segunda posição da prova e liderava a classe Carrera Rookie. Quatro voltas mais tarde o piloto fez a segunda parada do carro #73 nos boxes e Enzo Elias retornou para a corrida na sexta posição.
Após 62 giros em Interlagos, Enzo Elias assumiu novamente a liderança da prova. Cinco voltas mais tarde houve a entrada do safety car e o brasiliense foi para os boxes realizar a terceira parada obrigatória da dupla.
A bandeira verde foi acionada novamente na volta 70 com a maioria dos carros ainda nos pits. Adroaldo reassumiu o comando do Porsche #73 e retornou na corrida na liderança geral e da Carrera Rookie.
Na volta 75 o safety car foi acionado após vários carros rodarem na entrada da curva 1, Adroaldo aproveitou a bandeira amarela para fazer o quarto pit stop obrigatório. Na sequência a dupla fez mais uma parada para atingir o mínimo obrigatório, uma vez que a corrida o risco de ser encerrada antes das 117 voltas previstas.
A corrida seguiu até o fim com bandeira amarela e sob o comando de Adroaldo Weisheimer, o carro #73 recebeu a bandeira quadriculada na segunda colocação geral, sendo vencedor na classe Carrera Rookie. O resultado garantiu o título da dupla na Rookie e de Enzo Elias na Carrera Cup overall.
O que eles disseram:
“Um dia realmente incrível, passamos muito sufoco fazendo contas, deu tudo certo. Além do campeonato de Rookie, tenho que lembrar que o Adroaldo em sua temporada de estreia nunca tinha andado em provas no asfalto e ele pegou uma tempestade muito forte e pilotou muito hoje. Com essas conquistas eu me torno um dos maiores vencedores de títulos na Porsche Cup e isso me deixa muito feliz.”
Enzo Elias
“Jamais imaginava esse ano de início, mas quero dar um recado pra todos: mérito do Enzo! Esse é o piloto da família e tenho orgulho de andar com ele. Fico feliz com essas conquistas, fiz só três corridas de Porsche na vida e saímos com esse resultado magnífico”
Adroaldo Weisheimer
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad