Raphael Silva e Luizinho Gonzaga triunfaram na classe Pro-Am do principal campeonato de automobilismo virtual do país
Nesta terça-feira aconteceu a quarta etapa do Porsche Esports Brasil, em Le Mans, marcada por disputas incríveis e corridas emocionantes decididas nas últimas voltas. Gustavo Ariel venceu a primeira prova da classe Pro e segue na liderança da competição, seguido pelo tricampeão Jeff Giassi. Ainda na classe Pro, Victor Veloso fez bonito ao assumir a liderança na última volta para vencer a segunda corrida da noite.
Na Pro-Am Raphael Silva e Luizinho Gonzaga fora os vencedores no circuito de La Sarthe. Pedro Oliveira da equipe YouRaceBR by Sensa é o líder do campeonato.
O Porsche Esports Brasil oferece aos seus competidores o equivalente a R$50 mil em prêmios. O campeão geral e vice terão ainda a oportunidade de testar um Porsche 911 GT3 Cup de competição em um autódromo brasileiro, a competição é organizada pela Porsche Brasil em parceria técnica com o IRB Esports.
A próxima etapa do Porsche Esports Brasil acontece no dia 22 de novembro, no tradicional circuito de Road America.
As corridas
Felipe Baptista cravou a pole position, seguido por Gustavo Ariel e Jeff Giassi. Na largada o piloto da Stock Car manteve a ponta enquanto Ariel e Giassi travavam uma dura batalha pelo segundo lugar, com o tricampeão do Porsche Esports Brasil levando a melhor.
Na classe Pro-Am Helder Vieira liderava, seguido por Raphael Silva. No fim do primeiro giro Gustavo Ariel superou Jeff Giassi, Erick Goldner tentou pegar a carona do líder do campeonato, mas não teve sucesso na manobra.
Na metade dos 30 minutos regulamentares de prova Gustavo Ariel passou a atacar Felipe Baptista e assumiu a liderança. Na sequência a dupla da FYRA Simsport passou a se ajudar no jogo de vácuo e retomaram a liderança com Baptista em primeiro e Giassi em segundo.
A disputa era intensa, o piloto do Porsche #121 da Texaco Racing by TK foi superado por Giassi e caiu para segundo, neste momento os seis primeiros colocados estavam separados por pouco mais de um segundo. Os dez minutos finais de prova foram de tirar o fôlego, Gustavo Ariel formou um threewide com os dois primeiros, na briga Baptista assumiu a ponta, mas na curva seguinte foi superado por seu parceiro de equipe e por Ariel.
Faltando cinco minutos para o fim Baptista escapou da pista e saiu da disputa, Bruno do Carmo que era o quarto colocado assumiu o terceiro posto e passou a se aproximar dos líderes que perdiam tempo ao contornar quase o circuito todo lado a lado, no mais alto nível de disputa entre os dois representantes do Brasil no campeonato mundial. Raphael Silva (YouRaceBR Esports by Redragon) assumiu a ponta na classe Pro-Am, seguido por Flavio Xavier da Bamaq Motorsport.
Na volta final Gustavo Ariel assumiu a ponta com uma ultrapassagem por fora no fim da primeira reta, na sequência Bruno do Carmo tentou fazer a ultrapassagem, mas foi bloqueado.
Na sequência Do Carmo usou o vácuo do seu companheiro da Texaco Racing by TK para se posicionar no lado de dentro da curva e superar Giassi. Na disputa por espaço houve contato lateral entre os carros, Bruno seguiu na corrida e Jeff espalhou, resvalando na mureta e perdendo posições como consequência.
Erick Goldner (Energy Simsport) aproveitou a briga para superar os dois pilotos e assumir a segunda posição, Matheus Machado (Iron Studios Motorsport) também avançou para terceiro enquanto Gustavo Ariel recebia a bandeira quadriculada na primeira posição, ampliando a liderança no campeonato. Jeff Giassi foi o quarto, seguido por Bruno do Carmo.
Na classe Pro-Am a vitória ficou com o piloto da YouRaceBR Esports by Redragon Raphael Silva, Flavio Xavier e Luizinho Gonzaga completaram o top3.
A segunda prova teve o grid formado pela inversão dos 15 mais bem colocados na corrida anterior e viu Paulo Godoi partindo da posição de honra, acompanhado por Lucas Murno.
Na largada Godoi manteve a ponta, seguido por Luizinho Gonzaga que fez uma ótima largada. Enquanto isso brigas com filas quádruplas marcavam o pelotão intermediário.
Neto Nascimento fez uma excelente primeira volta e assumiu a liderança com uma manobra por fora na curva Mulsanne. Na curva Indianápolis Victor Veloso pulou para o segundo lugar.
A classe Pro-Am tinha seus líderes no top5 da corrida com Godoi em primeiro, seguido por Gonzaga e Xavier. Enquanto isso Gustavo Ariel dava show de pilotagem e já avançava nove posições na prova, ocupando o sexto lugar.
Após 10 minutos de disputa um dos momentos mais interessantes da prova aconteceu na reta que leva até a curva Mulsanne. Luizinho Gonzaga, Gustavo Ariel, Jeff Giassi, Flavio Xavier, Bruno do Carmo e Caique Oliveira formaram um fila quadrupla e outra tripla em busca da terceira posição. Foram sete carros separados por menos de meio segundo, com Gonzaga fazendo de tudo para segurar o terceiro lugar.
No giro seguinte Gustavo Ariel e Jeff Giassi superaram seus concorrentes e já apareciam em terceiro e quarto. Enquanto isso o líder Neto Nascimento (Divena Esports) e Victor Veloso (Bengutan Racing) tentavam escapar na ponta.
Nos dez minutos finais o trio da FYRA Simsport formado por Giassi, Baptista e Oliveira se empurravam na tentativa de chegar nos dois primeiros colocados, Ariel vinha logo atrás. Enquanto isso uma cena interessante era vista na briga pela liderança, Veloso empurrava Nascimento para abrir vantagem e tentar impedir a chegada dos concorrentes.
Faltando oito minutos para o fim Victor Veloso assumiu a primeira colocação enquanto o trio da FYRA Simsport e Gustavo Ariel chegaram na disputa. Gustavo Ariel assumiu o quinto lugar com boa ultrapassagem sobre Caique Oliveira.
Ao todo seis carros brigavam pela vitória na melhor etapa da competição em 2022. Na classe Pro-Am Slan Santos liderava, seguido por Luizinho Gonzaga.
Na penúltima volta Neto Nascimento contornou melhor a sequência de “S” e superou o então líder Victor Veloso. Gustavo Ariel, Giassi e Baptista formava um threewide, o piloto da Texaco Racing by TK avançou para quarto, mas o piloto #121 deu o troco.
Na volta final os seis pilotos estavam no limite, Veloso assumiu a ponta, Nascimento tentou dar o troco por fora, mas perdeu a freada e saiu da disputa, Jeff Giassi avançou para segundo enquanto Caique Oliveira rodava.
No trecho final Giassi ainda tentou uma pressionar Veloso que manteve a calma e venceu a prova. Felipe e Ariel entraram juntos nas curvas finais se esfregando, faltou pista para o piloto da Stock Car na primeira perna da última chicane e ele retornou cruzando a pista em alta velocidade no sentido perpendicular, coletando o carro do piloto Texaco antes de decolar na área de escape, com isso o terceiro lugar ficou com Caique Oliveira.
Na Pro-Am Luiznho Gonzaga foi o vencedor, seguido por Pedro Oliveira e Slan Santos.
O que eles disseram:
“Final de prova a galera se enroscou, consegui aproveitar as oportunidades e vencer. O campeonato é muito disputado e chegar em qualquer posição entre os 10 melhores é como uma vitória, o nível está muito alto.”
Luizinho Gonzaga – AC7 E-Racing Team by RKL
“Foi uma etapa muito disputada, imaginava isso depois da corrida de longa duração. A minha classificação não foi tão boa, tentei equilibrar a agressividade sem passar do limite. Eu fiquei muito feliz com o resultado, o setup estava bom, mas na segunda bateria meus pneus não funcionaram tão bem.”
Raphael Silva – YouRaceBR eSports by Redragon
“Muito feliz com a vitória de hoje, foi uma corrida difícil brigando sozinho com o Baptista e o Jeff, mas no fim deu tudo certo. Na segunda prova uma loucura, consegui escalar o pelotão, mas o Baptista estava agressivo na última volta, veio virando o volante para cima de mim. Uma pena quando essas coisas acontecem, ainda mais uma manobra de propósito feita por um piloto profissional. Não quer comentar, todo mundo viu, vamos deixar para os comissários. Quero agradecer a equipe Texaco pelo apoio.”
Gutavo Ariel – Texaco Racing by TK 1
“Tentei me posicionar bem na largada e na sequência fiz um trabalho em conjunto com o Neto para manter a distância para os outros pilotos. Fui empurrando-o e a ideia era manter o Giassi, Ariel, Caique e Baptista longe da gente. A minha tática era deixar para disputar na última volta e deu certo, feliz demais em ter ganho a segunda corrida.”
Victor Veloso – Bengutan Racing PizzaCreek
Classificação classe PRO (Top5)
1-Gustavo Ariel – Texaco Racing by TK1 – 246 pontos
2-Jeff Giassi – FYRA Racing 1 – 239 pontos
3-Caique Oliveira – FYRA Racing 1 – 212 pontos
4-Matheus Machado – Iron Studios Motorsport – 169 pontos
5-Pedro Oliveira – YouRaceBR eSports by Sensa – 153 pontos
Classificação classe Pro-Am (Top5)
1-Pedro Oliveira – YouRaceBR eSports by Sensa – 153 pontos
2-Luizinho Gonzaga – AC7 E-Racing Team by RKL – 111 pontos
3-Marcos Riffel – Bengutan Racing Smartfilmes – 110 pontos
4-Rogério Santos Neto – Hot Car Competições – 92 pontos
5-Gustavo Foizer – Alliance Wolfpack Motorsport – 87 pontos
Classificação por equips (Top5)
1-FYRA Racing 1 – 546 pontos
2-Texaco Racing by TK 1 – 381 pontos
3-YouRaceBR eSports by Redragon – 308 pontos
4-Texaco Racing by TK 2 – 277 pontos
5- Divena Esports – 274 pontos
`Por: Guto Mauad