Piloto brasiliense chegou ao título na categoria principal após uma vitória no sábado e um terceiro lugar neste domingo. Próximo encontro da categoria será para a final do Endurance, no dia 3 de dezembro
Depois de seis etapas terminou a temporada 2022 do campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil. Neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de novembro, a prova festiva do maior campeonato monomarca coroou como campeão o piloto brasiliense Enzo Elias. O piloto mais jovem do grid da Porsche terminou a prova de sábado, após largar na pole, com uma vitória e a prova deste domingo com um terceiro lugar, após largar da segunda colocação. A vitória deste domingo ficou com Miguel Paludo, que largou na pole e liderou a prova inteira, com Marçal Müller na segunda posição.
Elias começou a colocar a mão na taça ainda no sábado, quando venceu a prova e tinha a missão de apenas não ser desclassificado na corrida deste domingo. O piloto se envolveu em duas situações que poderiam ter colocado em xeque essa situação e que daria esperança para o gaúcho Marçal Müller, que terminando na segunda colocação e com uma desclassificação de Elias, herdaria o título.
O piloto do carro #73 se envolveu em duas situações, ambas justamente em pontos em que os freios são decisivos no circuito. A primeira quando disputava a segunda colocação com Werner Neugebauer e na disputa Neugebauer levou a pior e rodou na primeira perna do S. Elias avançou e instantes depois teve um toque com Renan Pizii no Laranjinha. Nada disso foi suficiente para tirar a taça do brasiliense.
Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
Fala, piloto!
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possível. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam à minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrível”
(Enzo Elias, piloto da Carrera Cup, #73)
Comparativo de frenagem entre o Porsche GT3 992 e o carro da Fórmula 1:
PORSCHE GT3 992 Frenagem no S do Senna Velocidade máxima antes da frenagem: 252,25 km/hDistância percorrida em frenagem: 191 metrosTempo de frenagem: 4,2 segundosPressão aplicada no pedal do freio: 188,27 kg/cm²Velocidade mínima ao final da frenagem: 82,05 km/hDesaceleração: 2,16 G (longitudinal) | FÓRMULA 1 Frenagem no S do Senna Velocidade máxima antes da frenagem: aprox. 330 km/hDistância percorrida em frenagem: 140 metrosTempo de frenagem: 2,4 segundosPressão aplicada no pedal do freio: 174 kg/cm²)Velocidade mínima ao final da frenagem: 124 km/hDesaceleração: 5,8 G (longitudinal) |
6ª Etapa Sprint – Porsche Carrera Cup Brasil – Interlagos
Final Sprint
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito
Sobre a FREMAX:
Com atuação global e sedes no Brasil, Holanda e Argentina, e um portfólio de mais de 2.500 referências que atendem a mais de 100.000 aplicações, a FREMAX é reconhecida pela produção e comercialização de discos e tambores de freio e cubos de roda.
Sua estrutura de produção flexível e eficiente conta com as certificações internacionais necessárias para atender com precisão e rapidez, as demandas de clientes do mercado de equipamento original e reposição. Mundialmente reconhecida, a qualidade de seus produtos é aprovada como premium em função da tecnologia, segurança, durabilidade, performance e acabamento em todos os detalhes.
Todos estes atributos fazem da FREMAX a fornecedora oficial, e a escolha segura para garantir a segurança, das principais categorias de automobilismo sul-americano e é a fornecedora oficial da Porsche Cup desde 2008.
Além da Porsche Cup, A FREMAX também é a fornecedora oficial de discos de freio da Stock Car, Sprint Race e Old Stock.
FREMAX:Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil
Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations