Piloto Farben só corre o risco de não ser consagrado campeão caso leve bandeira preta no domingo
Piloto mais jovem a conquistar um título na história da Porsche Cup, o brasiliense Enzo Elias, 20, conquista pela segunda vez o título de sprint na Porsche Cup e novamente em uma preliminar de Grande Prêmio da Fórmula 1. E foi em grande estilo, com direito a Gran Chelem na primeira corrida da etapa, garantindo matematicamente o título da Carrera Cup.
Enzo só não será declarado campeão neste domingo caso leve bandeira preta na prova em que larga da segunda posição do grid. Neste caso, mudariam as provas descartadas, uma vez que desclassificações não são passíveis de descartes por força do regulamento.
Patrocinado pela Farben, a marca de tinta automotiva oficial da Porsche Cup, o competidor de 20 anos começou a temporada 2022 com a vitória na etapa de Interlagos da Stock Car, em dupla com Galid Osman no carro #28 da equipe Shell V-Power.
Na Porsche Cup, Enzo vem credenciado por uma formidável escalada na segunda metade do campeonato neste ano de estreia dos carros da geração “992”, os mesmos da Porsche Mobil1 Supercup. Após abandonar a primeira corrida do ano com pneu furado em Goiânia a uma volta e meia do fim quando lutava pela liderança, ele finalizou a prova do grid invertido em quinto mesmo largando do fundo do grid. Então engatou uma sequência de vitórias.
Ganhou a corrida 1 no Velocitta e a corrida 2 em Interlagos. Então partiu para o início da segunda metade da temporada na Argentina, terminando a primeira prova em Termas de Río Hondo em segundo e ganhando a segunda. Em nova passagem por Goiânia, repetiu vitória e o segundo lugar.
Na Argentina o piloto que brilhou ao bater o recorde da pista e como uma homenagem teve seu capô colocado no museu local, junto com peças do multicampeão Juan Manuel Fangio e pilotos de todo mundo.
Enzo Elias acumula agora os três títulos em disputa da Porsche Cup Brasil: Campeão da Carrera Cup Sprint Series, Da Endurance Challenge e Overall na temporada de 2021.
Além da temporada vitoriosa no Brasil, Elias será o representante do Brasil na seletiva do Porsche Junior Program, que acontece no fim deste mês na tradicional pista de Jerez de La Frontera, na Espanha. Ele concorre contra 11 pilotos de todo o mundo por uma bolsa para correr na Europa em 2023, com a possibilidade de se tornar no futuro piloto de fábrica da marca de Stuttgart.
O que ele disse:
“Estou sem palavras para este ano! Tomei um susto na largada e cheguei a ficar de lado na curva 1, mas deu para manter na pista e manter a liderança. O safety-car ficou bastante tempo na pista e consumiu bastante relógio, então sabia que o Miguel viria forte para a vitória. Mas, consegui um ótimo ritmo e abrir uma vantagem considerável, de quase 6s. Muito feliz, cinco vitórias na temporada e o tetracampeonato na Porsche Cup. Não tinha como terminar melhor do que isso, título na frente do autódromo cheio, na etapa da F1. Foi incrível em todos os quesitos! Agradeço a todos os meus patrocinadores, minha família e todos que estiveram comigo neste ano.”
Enzo Elias
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad