Brasileiro domina corrida após largar na pole e só perder liderança na janela de pit stop obrigatória. Foram quatro pódios em quatro corridas
Uma vitória neste domingo e o título da final mundial do Lamborghini Super Trofeo. Nelson Piquet Jr. dominou a prova decisiva do evento com os carros esportivos italianos após largar na pole no desafiador Autódromo Internacional do Algarve, conhecido como a “montanha-russa portuguesa”. O embaixador da Motul terminou a segunda prova à bordo do #130 da Ansa Motorsport 1s226 à frente da dupla formada pelo canadense Kyle Marcelli e pelo costarriquenho Danny Formal, que correu no #101 da Wayne Taylor Racing.
Com o resultado Piquet Jr conquista seu segundo título de nível mundial, desta vez em um campeonato disputado com carros iguais, valorizando ainda mais a conquista.
Na sexta-feira, o primeiro campeão mundial da Fórmula E havia terminado o campeonato norte-americano na sexta posição, com 76 pontos e duas vitórias, mesmo sem disputar duas etapas. No sábado, foi o segundo na primeira prova da final mundial, apenas 2s823 atrás dos vencedores, a dupla formada pelo italiano Loris Spinelli e pelo holandês Max Weering, que correu no #61 da Bonaldi Motorsport.
Neste domingo, Piquet Jr. largou na pole e mais uma vez pulou bem na largada. Manteve a posição na curva 1 e abriu quase dois segundos já no fim da segunda volta. Na abertura da janela de pit stops, o brasileiro já mais de cinco segundos em relação ao vice-líder na corrida e retornou dos boxes em nono, com 24 minutos ainda por disputar no Algarve.
Com o pelotão reorganizado, o primeiro campeão mundial da Fórmula E reassumiu a liderança novamente com vantagem confortável para o segundo colocado. A menos de 10 minutos para o fim da prova, Piquet mantinha dois segundos de vantagem na liderança em uma corrida limpa, sem alertas e nem punições para o #130 preparado pela ANSA Motorsport. O costarriquenho Danny Formal até tentou pressionar o brasileiro no fim da corrida, mas o brasileiro defendeu a vitória com sabedoria, vencendo não só a corrida como o Grand Finals da Super Trofeo. Foi a segunda vitória de Piquet no Algarve com a Lamborghini #130. Ele subiu ao pódio nas quatro provas do fim de semana, tanto da versão norte-americana quanto das finais.
A final mundial do Lamborghini Super Trofeo, que é realizada em uma pista diferente a cada ano, foi realizada no Autódromo Internacional do Algarve, uma pista de 4.692 metros com sua construção terminada em outubro de 2008. O circuito já recebeu provas da GP2, do Mundial de Superbike, da European Le Mans Series e, mais recentemente, duas corridas da Fórmula 1 em 2020 e 2021, durante as restrições de viagens ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Projetado pelo arquiteto português Ricardo Pina, é conhecido pelas suas diferenças de elevação e por suas curvas desafiadoras.
O que ele disse:
“Ainda sem acreditar nesse resultado, campeão mundial da Lamborghini Super Trofeo. Agradeço ao pessoal da ANSA Motorsport que me convenceu a vir para cá de última hora. Estamos saindo daqui com muitos troféus, ainda não caiu a ficha, estou digerindo o resultado! Muito feliz mesmo com esse resultado.”
Nelson Piquet Jr.
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad