Equipe profissional busca o pentacampeonato,
Falta pouco para a estreia do Time Brasil BRB na ITF Beach Tennis World Cup Pro and Junior. O torneio, que acontece de 8 a 13 de novembro, reunirá as melhores equipes do mundo nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o país-sede estará representado na categoria profissional e júnior.
Depois de conquistar os títulos de 2013, 2018 e 2019 e 2021, o time brasileiro segue embalado na busca do penta com nomes de peso. O capitão Alex Mingozzi convocou Rafaella Miiller é atual nº 5 no mundo, Vitoria Marchezini e Marcela Vita, empatadas na nona colocação no feminino; e André Baran (#5), Allan Oliveira (#7) e Vinicius Font (#14) no masculino.
Mesmo sendo estreante entre os adultos, Vitória Marchezini já tem experiência de sobra. A atleta de 17 anos já possui sete títulos profissionais e participou por duas vezes da Copa do Mundo entre os juniores. “Já passei por várias experiências rodando o mundo pelo esporte que me fizeram crescer como jogadora e como pessoa. Mas ainda tenho muito o que aprender e o amor pelo esporte faz com que essa evolução se torne mais tranquila, sem perder a dedicação dos treinos”, conta enquanto demonstra estar empolgada para o torneio.
Atual nº 1 do país e quinto no mundo, André Baran fala que o crescimento do esporte nas areias brasileiras aumenta a dificuldade de conquistar uma vaga no Time Brasil BRB. “Com a ascensão do beach tennis, nós temos um nível técnico e uma concorrência cada vez maior e quem ganha é o Beach Tennis. A prova disso é que vamos defender o título mais uma vez e com todos na parte de cima de cada ranking”, diz.
Baran ainda explica que o mundial é diferente das competições que costumam jogar. “Sempre estamos disputando com nossas duplas. Aqui na Copa do Mundo a união com a equipe faz muita diferença, assim como o apoio da torcida e jogar em casa dá uma força a mais para nós”, completa.
Em busca de subir no lugar mais alto no pódio pela primeira vez, a equipe júnior do Time Brasil BRB, composta por atletas de até 18 anos, será formada pelos garotos Gustavo Garbaski (#18), Augusto Simonetto (#) e Mateus Buemo (#56). Já as meninas que competirão são Antonia Thompson (#10), Isabella Massaioli (#41) e Julia Cabral (#50). O time juvenil tem Placido Russo como capitão.
Ainda acompanham a delegação brasileira para treinamentos os atletas Sophia Show (#8) e Leonardo Branco (#21) entre os profissionais, além de Luiz Wagner Moura (#56) e Júlia Palhano (#50) no juvenil.
Por: CBT