Corridas finais tiveram de tudo: acidente espetacular, batida entre postulantes ao título, exclusões e um novo campeão da principal categoria de caminhões do país
– O paranaense Wellington Cirino, de 47 anos, conquista seu primeiro título na Copa Truck;
– Ele entra na galeria como quinto campeão da categoria e coloca seu nome junto de Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Beto Monteiro e André Marques;
– Acidente no início da corrida 2 envolvendo Beto Monteiro, Roberval Andrade e Djalma Fogaça interrompeu a disputa por 37 minutos. Fogaça foi levado ao hospital com suspeita de fratura na clavícula;
– Vitórias nas corridas finais ficaram com Roberval Andrade e André Marques;
– Termina a segunda temporada da colaboração da Fras-le com a Copa Truck no fornecimento de pastilhas de freio para todas as equipes, trazendo maior segurança, performance e durabilidade nas frenagens;
– Fotos para download em alta resolução ao final do texto.
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Primeiro, o alívio. Depois, o grito de “campeão”. O quente domingo (6) da final da Copa Truck em Goiânia (GO) marcou a consagração de Wellington Cirino como campeão da temporada 2022 da principal categoria de caminhões do país e a mais rápida do mundo. Alívio, porque não foi fácil: por mais de uma vez, as coisas pareciam ter sido postas a perder.
Em um circuito conhecido por ser muito exigente com o sistema de freios, a temperatura do asfalto no momento da largada era de 60,5ºC, segundo aferição realizada pela Fras-le – a temperatura ambiente era de 30 graus. Além das retas longas, o miolo sinuoso do circuito costuma colocar máquinas e pilotos à prova. Cuidar dos freios na pista mais quente da temporada é fator decisivo no desempenho.
Na primeira corrida, enquanto Roberval Andrade largava na pole e mantinha boa distância para o segundo colocado, Cirino, em quinto foi obrigado a ir aos boxes por conta do excesso de emissões. O piloto paranaense chegou à capital de Goiás como líder do campeonato, mas com poucos pontos à frente do vice-líder Beto Monteiro.
Ele retornou à pista para terminar a prova na 17ª posição, mas pontuar como se fosse o décimo (por causa dos pilotos da classe Super Truck, que pontuam separadamente). Roberval venceu tendo Beto Monteiro em segundo, Paulo Salustiano em terceiro, André Marques em quarto e Felipe Giaffone em quinto.
Com o resultado da primeira corrida, a classificação do campeonato foi alterada momentaneamente, colocando Beto Monteiro na ponta com 249 pontos e uma mão na taça, seguido de Andrade com 246, Cirino com 244 e Felipe Giaffone com 238 pontos.
Com a inversão dos oito primeiros colocados da primeira prova, Evandro Camargo largou na frente, mas ficou para trás já na reta principal. Na saída da segunda curva, Roberval Andrade, vencedor da primeira corrida, rodou na pista após um toque com Beto Monteiro.
Quando o piloto da Mercedes voltou à posição para continuar, foi acertado pelo caminhão de Djalma Fogaça, que vinha em alta velocidade e capotou de maneira espetacular. O acidente causou a interrupção da prova com bandeira vermelha para o atendimento a Fogaça, que do centro médico do autódromo foi levado para um hospital em Goiânia com suspeita de uma fratura de clavícula. Para Andrade, foi fim de corrida e fim das esperanças de conquistar seu segundo título na Copa Truck.
Enquanto a prova esteve parada, Cirino retornou aos boxes para que sua equipe trabalhasse na reprogramação da injeção eletrônica de seu Mercedes-Benz. E na análise do acidente pelos comissários desportivos, Beto Monteiro acabou excluído da segunda corrida, considerado culpado pelo toque com Roberval Andrade.
Depois de 37 minutos de paralisação, a nova largada para a corrida 2. Adalberto Jardim pulou à frente de Evandro Camargo, que passou a sofrer com o assédio de Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Giaffone passou Camargo já na segunda curva e partiu para o ataque sobre Jardim. Entretanto, com pouca velocidade de reta, o ataque se tornou defesa contra André Marques. O campeão de 2021 superou o piloto da Iveco e, este sim, foi para cima de Jardim para concluir a ultrapassagem na abertura da quinta volta – a cinco minutos do final.
O fato de ter caído de segundo para terceiro foi determinante para que Wellington Cirino, que finalizou a prova em quinto, conquistasse seu primeiro título na Copa Truck. A vitória de André Marques, sua primeira (e única) nesta temporada, foi simbólica: foi o atual campeão vencendo a prova para “passar a faixa” ao novo campeão da categoria.
O paranaense de 47 anos, piloto da Mercedes-Benz, fecha a conta com 255 pontos, apenas três a mais que o paulista da Iveco, que termina o ano como vice-campeão.
É o quinto título brasileiro de caminhões que Wellington Cirino conquista – o primeiro na Copa Truck. O paranaense de Francisco Beltrão foi campeão em 2001, 2003, 2005 e em 2008 pela antiga Fórmula Truck. “Foram 14 anos buscando este título e a equipe toda merecia pelo trabalho sensacional que eles fizeram o ano todo”, dedicou o novo campeão.
A Copa Truck também divulgou o calendário da temporada 2023, que começa, a exemplo de 2022, com rodada dupla em Santa Cruz do Sul (RS), nos dias 25 e 26 de março (veja calendário ao final do texto).
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, campeão!
“Tem que acreditar, né? Acreditamos no trabalho. Com tudo o que aconteceu durante o final de semana, e na corrida eu não tinha um caminhão tão forte. A questão da emissão de poluentes nos pegou de surpresa, mas fui para os boxes, regulamos o caminhão, saímos e fomos recuperando. A equipe toda merecia esse título. Eles fizeram um trabalho sensacional. São 14 anos na procura por este título, desde que ganhei o último. Agradeço a Deus, a Santo Expedito e à Nossa Senhora de Aparecida, que sempre estão comigo”.
(Wellington Cirino, ASG Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Campeão da Copa Truck – 2022
Resultado – Corrida 1 (Top-10 oficial)
1. 15 Roberval Andrade (Mercedes-Benz) – 13 voltas em 26min58s913
2. 88 Beto Monteiro (Volkswagen) – a 2s969
3. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen) – a 5s653
4. 77 André Marques (Volkswagen) – a 16s430
5. 4 Felipe Giaffone (Iveco) – a 17s568
6. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz) – a 19s534
7. 5 Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) – a 20s815
8. 69 Evandro Camargo (Mercedes-Benz) – a 25s601*
9. 26 Raphael Abbate (Iveco) – a 28s577*
10. 0 Danilo Alamini (Volkswagen) – a 34s796*
*Pilotos da classe Super Truck, que pontuam separadamente
Resultado – Corrida 2 (Top-10 oficial)
1. 77 André Marques (Volkswagen) – 8 voltas em 17min26s259
2. 5 Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) – a 0s780
3. 4 Felipe Giaffone (Iveco) – a 3s703
4. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz) – a 7s865
5. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz) – a 12s148
6. 17 Thiago Rizzo (Volkswagen) – a 12s957*
7. 57 Felipe Tozzo (Iveco) – a 14s593*
8. 26 Raphael Abbate (Iveco) – a 16s793*
9. 33 Rodrigo Taborda (Volkswagen) – a 18s674*
10. 99 Luiz Lopes (Mercedes-Benz) – a 19s255
*Pilotos da classe Super Truck, que pontuam separadamente
Classificação final do campeonato (oficial)
1. Wellington Cirino, 255 pontos – Campeão
2. Felipe Giaffone, 252
3. Beto Monteiro, 249
4. Roberval Andrade, 246
5. Paulo Salustiano, 217
6. Debora Rodrigues, 190
7. Jaidson Zini, 181
8. Andre Marques, 153
9. Luiz Lopes, 143
10. Adalberto Jardim, 111
11. Djalma Fogaça, 90
12. Danilo Dirani, 64
13. Regis Boessio, 62
14. Renato Martins, 31
15. Leandro Totti, 9Calendário Copa Truck 2023:
1ª etapa: Santa Cruz do Sul (RS) – 25 de março
2ª etapa: Santa Cruz do Sul (RS) – 26 de março
3ª etapa: Interlagos (SP) – 30 de abril
4ª etapa: Londrina (PR) – 03 de junho
5ª etapa: Londrina (PR) – 04 de junho
6ª etapa: Cascavel (PR) – 02 de julho
7ª etapa: Interlagos (SP) – 06 de agosto
8ª etapa: Tarumã (RS) – 15 de outubro
9ª etapa: Goiânia (GO) – 19 de novembro
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le destaca-se por ser um powerhouse de reposição em autopeças, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. Além disso, é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial. Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui 11 plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996 a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A Fremax, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock.
FRAS-LE
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Por: Cleber Bernuci – P1 Media Relations