O Puerto Rico Beach Tennis Extravaganza 4, no La Concha Resort, em San Juan, foi o torneio com maior premiação da história do Beach Tennis. Catarinense jogou ao lado do italiano Tommaso Giovannini e da brasileira Rafa Miiller
O catarinense André Baran foi destaque no Puerto Rico Beach Tennis Extravaganza 4, disputado em Porto Rico. Baran deixou o La Concha Resort, em San Juan, comemorando duas vezes, com os títulos de duplas masculinas, ao lado do italiano Tommaso Giovannini, e de duplas mistas, com a brasileira Rafa Miiller. O torneio teve a maior premiação da história do Beach Tennis até agora – 100 mil dólares -, com jogos disputados entre quinta-feira (27) e domingo (30), em um esporte que vem crescendo nos Estados Unidos.
Baran – número 1 do Brasil e quinto no ranking mundial -, não escondeu a emoção com mais esses dois títulos na carreira. Na final masculina, Baran e Giovannini (12° do mundo) derrotaram o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spotto por 2/6, 6/4 e 1/0 (des). Antes, na semifinal, venceram os cabeças de chave 1, o italiano Michelle Cappeleti e o espanhol Antomi Ramos. Nas mistas, Baran e Miiller (quinta do ranking), foram campeões diante de Aksel Samardzic, de Aruba, e Maraike Bigimaier, da Alemanha.
“Uma grande final, em um jogo muito disputado. Aí o Spotto lesionou as costas e teve que se retirar. Quero parabenizar os adversários pela grande campanha e desejo uma rápida recuperação ao Spotto”, explicou Baran, que conta com patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife e Urca Prime.
“Foram jogos duros contra grandes duplas. Fiquei muito feliz com o desempenho e nível jogado”, completou.
No início desta mês, Baran já havia comemorado também a conquista de dois títulos no Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, na Argentina, em duplas masculinas e duplas mistas. Antes, em setembro, foi bicampeão nas duplas mistas e medalha de bronze nas duplas masculinas no Mundial de Beach Tennis, em Terracina, na Itália.
Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais por equipe e nas duplas mistas, além de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Jogos Mundiais de Praia, entre outras conquistas em torneios da ITF.
Na carreira, Baran conquistou títulos importantes nas duplas masculinas, como o Mundial por equipes, na Rússia, e medalhas de ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar. Ao lado do russo Nikita Burmakin, foi vice-campeão do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, em junho deste ano, em Brasília (DF).
Por: ZDL