Embaixador da Motul conquista segundo triunfo na temporada
Nelsinho Piquet conquistou neste sábado a vitória na segunda prova da etapa da Goiânia da Stock Car Pro Series. O primeiro campeão mundial da Fórmula E largou da terceira colocação e com um excelente ritmo assumiu a ponta nas voltas finais da corrida, recebendo a bandeira quadriculada com três segundos de vantagem para o segundo colocado.
Na corrida 1 Piquet Jr vinha na quarta colocação, mas enfrentou problemas com o pneu dianteiro esquerdo durante a parada nos boxes, mesmo assim conseguiu levar o carro #33 para o oitavo lugar.
Com o resultado Piquet Jr ocupa a 9ª colocação no campeonato, apenas dois pontos atrás do oitavo colocado.
A programação da Stock Car prevê largada para as corridas deste domingo a partir de 13h10 com transmissão ao vivo de Band e Sportv, além de mídias sociais da categoria.
As corridas:
Partindo do quarto lugar do grid, Nelsinho tentou uma ultrapassagem por fora sobre Ricardo Maurício, mas manteve o quarto lugar. Na sequência o embaixador da Motul imprimiu um ritmo constante, evitando o desgaste do equipamento.
Na oitava volta a janela das paradas obrigatórias foi aberta, Piquet seguiu na pista. Dois giros mais tarde o piloto do carro #33 vinha na terceira posição.
Na sequência o primeiro campeão mundial da Fórmula E assumiu a liderança da prova, mas ainda precisava fazer a parada nos boxes.
Na 12ª volta Piquet Jr fez o pit stop obrigatório, mas enfrentou problemas durante a troca do pneu dianteiro esquerdo e por isso retornou na décima colocação. Na sequência o piloto passou a recuperar terreno em relação aos concorrentes e na 18ª volta fez uma excelente ultrapassagem sobre Bruno Baptista na entrada da primeira curva para assumir o nono lugar.
Na volta seguinte Piquet ainda superou o argentino Mathias Rossi que era o oitavo colocado, posição em que recebeu a bandeira quadriculada.
Na segunda prova Nelsinho Piquet partiu do terceiro lugar do grid pela regra do grid invertido entre os dez mais bem colocados da primeira corrida. Na largada o piloto teve uma ótima disputa com Rubens Barrichello e manteve a terceira colocação.
Na terceira volta Piquet pressionava Rossi em busca do segundo lugar, mas o safety car foi acionado após batida no pelotão de trás da prova. Depois da relargada Piquet seguia pressionando Rossi, na sexta volta Rubens Barrichello se aproximou do carro #33 que se defendeu com maestria a posição.
Na oitava volta o único brasileiro a vencer uma categoria nacional da NASCAR assumiu o primeiro lugar durante a janela de pit stop. Piquet optou por seguir na pista, fazer voltas rápidas e realizar a parada na última volta da janela.
Na 12ª volta Piquet entrou para os boxes e fez somente a troca de pneus, o piloto da Motul TMG Racing saiu dos boxes na primeira colocação, com dois segundos de vantagem sobre Bruno Baptista.
Nas voltas finais Nelsinho Piquet manteve uma margem segura para Baptista e levou o carro até a bandeira quadriculada para triunfar pela segunda vez na temporada.
Com o resultado deste sábado Piquet acumula quatro pódios no autódromo de Goiânia.
O que ele disse:
“Pista onde me sinto muito confortável e conheço bem, não sei exatamente o porquê. Eu sabia que a gente ia andar bem, não só por ser Goiânia, mas pelo trabalho forte que a equipe está fazendo. A gente vem focando no campeonato do ano que vem, mas em evolução constante: os mecânicos trabalhando muito duro e os engenheiros. Eles merecem essa vitória e tivemos uma boa recuperação apesar do erro na primeira parada nos pits. São coisas que acontecem, errar é humano. E tenho certeza de que virá mais treino e mais dedicação para irmos minimizando essas coisas e poder um dia ganhar o campeonato.
Na primeira corrida caiu a porca da roda da frente e ficamos numa sinuca. Economizei bastante para conseguir fazer a segunda prova sem reabastecer. Sabia que seria um segundo pit-stop rápido, o que a equipe conseguiu fazer, e assim levamos até o fim para conseguir vencer”
Nelson Piquet Jr
Programação
Domingo, 23 de outubro (anel externo):
09h00 – Classificação – 11ª etapa
13h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
Por: Cláudia Luna