Piloto apoiado pela NHJ do Brasil, Hallen Telecom, Pombo Shop e Pombo Fibra acumula quatro pódios na competição
Thiago Vivacqua encerrou a etapa de Spa-Francorchamps do DTM Trophy com um pódio na primeira prova. Na segunda corrida o piloto enfrentou problemas mecânicos e não completou a corrida.
Foi o quarto pódio do piloto brasileiro na temporada 2022 do DTM Trophy. O brasileiro ocupa quarto lugar no campeonato e ostenta a posição de melhor piloto da Audi e apesar dos bons resultados, Vivacqua vem sofrendo com o Balance of Performance -BOP imposto pela categoria.
Com um esquema de mudança em restritores e peso durante a etapa, o campeonato tem penalizado os pilotos que com habilidade vem tirando o máximo do equipamento durante a corrida. Diferente do que ocorre nas principais categorias do automobilismo, em que o BOP é realizado entre as etapas, na categoria de acesso ao DTM alemão isso ocorre entre os treinos, impedindo uma referência real das equipes e carros.
Thiago Vivacqua sofreu três mudanças em restritor em duas etapas, além do que já havia sido alterado em etapas anteriores. Além disso teve o peso de seu Audi R8 aumentado mesmo não vencendo nenhuma prova na competição.
O resultado disso foi que em Spa-Francorchamps o piloto não tinha um rendimento competitivo em pista seca e conquistou o pódio na primeira prova graças a chuva que caiu na icônica pista belga e que equilibrou a performance dos carros.
O jovem de 25 anos subiu ao pódio em Lausitizrig, Norisring, Nürburgring e Spa-Francorchamps ainda sonha com a primeira vitória na categoria faltando duas etapas para o fim da temporada.
O próximo compromisso de Thiago Vivacqua no DTM Trophy está marcado para os dias 23 e 25 de setembro no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, com transmissão de todas as atividades de pista no canal do YouTube da DTM.
O que ele disse:
“Foi um fim de semana difícil, a chuva do sábado nos ajudou a andar na frente e conquistamos o terceiro lugar na última volta. Infelizmente a falta de critério para a equalização dos carros tem nos atrapalhado muito.”
“Eu sigo focado em subir ao pódio e vencer corridas e agora espero a equalização para o Red Bull Ring, já que em pista seca largamos no 16º lugar, ou seja, não estamos equalizados da mesma forma que nossos concorrentes.”
Thiago Vivacqua
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad