Líder do Mundial de Endurance, brasileiro da Alpine tem etapa difícil pela frente
Dois décimos de segundo separaram o modelo A480, da Alpine, do melhor Toyota GR010, no Japão, durante o classificatório que definiu o grid para as 6 Horas de Fuji. O bólido francês é pilotado pelo brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, trio que ocupa a liderança do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A pole ficou com o Toyota conduzido por Mike Conway (Inglaterra), José Maria Lopez (Argentina) e o piloto da casa Kamui Kobayashi. Com largada às 23h (de Brasília) neste sábado, a corrida pode ser assistida pela plataforma de streaming Star+.
O trio da Alpine lidera o campeonato com 106 pontos e tem como crucial conseguir um bom resultado em Fuji, pista de propriedade da rival Toyota, para chegar à última etapa, dia 12 de novembro, no Bahrein, com chances de brigar pelo título.
A tripulação formada por Conway/Lopez/Kobayashi ocupa o terceiro lugar na tabela, com 76 pontos e também briga pelo título. Mas a esta altura da disputa a fábrica japonesa aposta mais no trio Sebastien Buemi (Suíça), Brendon Hartley (Nova Zelândia) e Ryo Hirakawa (Japão), que é vice-líder da competição, a apenas 10 pontos do esquadrão francês.
Por ter motorização híbrida (e assim consumir menos combustível) e tração integral (otimizando também o desempenho dos pneus), o modelo japonês tem potencial para ser mais eficiente, embora a equipe francesa tenha surpreendido na temporada ao chegar à penúltima etapa na liderança do Mundial, com duas vitórias, em Sebring e em Monza.
“Estamos bem” – “Aqui eles têm a vantagem de conhecer a pista como ninguém, pois Fuji é o traçado oficial da Toyota”, disse André Negrão. “Mas estamos indo bem. Ficamos a 0s2 do Toyota mais rápido e isso mostra que nossa equipe está no caminho certo. A prova tem seis horas de duração, com os carros no limite o tempo todo. Então tudo pode acontecer nesse intervalo. O importante é sairmos daqui posicionados para brigar pelo título na etapa final”, concluiu o brasileiro.
A pole position foi registrada por Conway/Lopez/Kobayashi com o tempo de 1min29s234 foi a primeira conquistada pela tripulação do Toyota #7 na temporada. O Toyota #8 dos vice-líderes Buemi/Hartley/Hirakawa registrou a marca de 1min29s254. Já o Alpine de Negrão/Vaxiviere/Lapierre cravou 1min29s446 para os 4.563 metros do traçado de Fuji, localizado aos pés da montanha que é símbolo nacional do Japão.
Por: Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima