Piloto da Alpine Academy larga em 12º e avança em conturbada Sprint Race na Bélgica
Um dia após cravar a pole position para a Feature Race, Caio Collet voltou a pontuar na FIA Fórmula 3 graças ao décimo lugar conquistado em Spa-Francorchamps na atribulada Sprint Race.
O único brasileiro do grid anotou pontos pela terceira corrida consecutiva e segue em alta no campeonato, que teve 13 provas até o momento. Collet pontuou em oito delas, terminando entre os melhores em todas as etapas desde Barcelona, em 20 de maio.
Largando em 12º, Caio se posicionou bem na tomada da Source, contornou a Eau Rouge e a Raidillon com segurança e procurou o vácuo dos concorrentes para um movimento no fim da reta Kemmel. Mas confusão à sua frente com toque envolvendo Juan Manuel Correa e Franco Colapinto fez o brasileiro tomar ação evasiva e abortar o ataque. Ele fechou a primeira volta em 13º e vinha duas posições à frente, quando foi acionado o safety-car na segunda volta.
A relargada aconteceu na abertura da sexta volta, com o carro #10 da MP Motorsport sustentando sua posição na borda da zona de pontos. Até que disputa entre Zane Maloney e Oliver Goethe levou os dois para a barreira de pneus na área de escape, causando outra intervenção do carro de segurança. Collet avançou para nono como consequência.
A direção de prova então determinou a interrupção da corrida com bandeira vermelha, para remoção dos carros acidentados e reconstrução da barreira de pneus na Blanchimont.
Na relargada, o finlandês Wiliam Alatalo tracionou mal na tomada da Source. Collet aproveitou e tomou a oitava posição antes da Eau Rouge. Depois ainda tentou pegar o vácuo do espanhol David Vidales na reta Kemmel, mas não foi suficiente para avançar além do oitavo lugar. Então o monegasco Arthur Leclerc passou o brasileiro na chicane final.
Na 12ª volta, Caio retomou a oitava posição ao passar Reece Ushijima na entrada da Eau Rouge. Ele novamente tentou entrar no vácuo da Prema de Leclerc, mas não foi suficiente para atacar.
Na penúltima volta, Alatalo atacou o brasileiro com asa aberta na freada da Les Combes, deixando Collet em nono, bastante pressionado pelo líder do campeonato Isack Hadjar. O francês então atacou no mesmo ponto onde Collet havia sido ultrapassado por Alatalo, deixando o #10 em décimo lugar, com direito a um ponto na Sprint Race. Ele permanece em oitavo na tabela de pontos.
Neste domingo, Collet parte em primeiro na Feature Race, com largada prevista para 3h50 pelo horário de Brasília e transmissão ao vivo para o Brasil pela Bandsports.
O que ele disse:
“Foi um dia um pouco difícil para falar a verdade. A gente não estava tão rápido na corrida, mas já vamos trabalhar bem na análise dos dados porque largando da pole temos chance de vitória. Vamos usar os dados que vimos hoje, entender onde sofremos mais, e melhorar para amanhã. Vamos com tudo atrás da segunda vitória na F3, que seria a primeira na corrida principal.”
Caio Collet
Por: Luis Ferrari