Mercedes-Benz lança linha de ônibus 2023 com motores Euro 6

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Empresa apresenta na Lat.Bus Transpúblico, maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, a exclusiva tecnologia BlueTec 6, que assegura uma drástica redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado Novos motores a diesel Euro 6 foram desenvolvidos no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testados em bancos de provas do Laboratório de Emissões e no Campo de Provas da Empresa e ainda em ruas e estradas Foram mais de 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes, 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores utilizados Seis modelos do novo portfólio de ônibus com motores Euro 6 estão sendo lançados na Lat.Bus Transpúblico pela marca Lançamentos e novidades reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável, seguindo os pilares ESG no Brasil Mercedes-Benz do Brasil vende o primeiro lote de veículos Euro 6 para a Volare.
A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de chassis de ônibus do País e líder histórica de vendas do segmento, lança sua linha de produtos 2023 na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.
A linha de ônibus 2023 traz uma grande novidade para o mercado: novos motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Esta é a solução robusta e eficiente da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados.
Seis modelos do novo portfólio com motores Euro 6 estão sendo lançados nessa Lat.Bus: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.
Além disso, a Mercedes-Benz traz outra grande atração para o evento, com a apresentação do chassi de ônibus elétrico urbano eO500U, lançado virtualmente no ano passado devido à pandemia. Na área externa do pavilhão de exposições, a marca disponibiliza aos visitantes demo-drive do ônibus elétrico e uma demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD Euro 6.
“Pensando nas pessoas e na sociedade, nossas equipes sempre olham com muita atenção para a mobilidade, o meio ambiente e a qualidade de vida. Dessa forma, sempre trazemos novas soluções eficientes e confiáveis para o transporte de passageiros”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para esta edição da Lat.Bus, mais uma vez iremos mostrar vários frutos desse compromisso, entre produtos e serviços, com novidades para o segmento urbano e para o setor rodoviário”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz nunca deixou de apresentar soluções e inovações para o mercado nesses mais de 65 anos de história no Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque sempre pensamos no coletivo”, destaca Roberto Leoncini.
Tecnologia desenvolvida e amplamente testada no Brasil
As novas versões de motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas.
“Nossas equipes de Engenharia e Desenvolvimento, em parceria com várias áreas da Empresa, vêm trabalhando nos motores Proconve P8 (Euro 6) há alguns anos, o que resultou na acentuada diminuição das emissões de poluentes”, diz Roberto Leoncini. “São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5)”.
Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de NOx que apenas um ônibus emitia em 1999, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 56 ônibus no Proconve P8. Em MP, o que um ônibus emitia no P2 é o mesmo de 134 veículos no P8.
“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, diz Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.
Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.
O conceito básico da tecnologia BlueTec 6
A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.
Para o gerenciamento térmico dos gases do motor, a tecnologia BlueTec 6 inclui a Válvula EGF com borboleta no tubo de escape. Com isso, a borboleta da válvula do freio-motor pneumático tradicional, usado para frenagem do veículo, foi substituída por um atuador remoto inteligente que controla eletronicamente a posição. Sua função é aumentar a temperatura dos gases do motor para o sistema de pós-tratamento para início de operação.
Os veículos com tecnologia BlueTec 6 também são equipados com um novo On Board Diagnostics (OBD). O objetivo é evitar adulterações e facilitar o reparo de falhas relacionadas a emissões. Esse componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e restringe o desempenho do motor.
“Com o BlueTec 6, a Mercedes-Benz oferece aos clientes e ao mercado uma solução robusta e eficiente”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Asseguramos a qualidade e a confiabilidade de uma Empresa pioneira que é referência no desenvolvimento, produção e venda de veículos comerciais no Brasil há mais de 65 anos. Uma marca que conta ainda com a expertise da Daimler Buses, companhia líder global em ônibus”.
Motores BlueTec 6 asseguram ganhos econômicos para os clientes
“Nossa solução para o Proconve P8 (Euro 6) também assegura ganhos econômicos para os clientes”, afirma Walter Barbosa. “Entre as vantagens, posso citar também a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos”.
O executivo ressalta ainda a confiabilidade da tecnologia Mercedes-Benz na introdução do BlueTec 6 no mercado, com várias melhorias sugeridas por clientes. O resultado é a oferta de novos motores brasileiros com robustez para aplicação no País.
Os motores Euro 6 da Mercedes-Benz estão aptos para uso do Biodiesel até 15%, com Diesel S10, como para outros biocombustíveis alternativos, como o HVO com 100%.
Três novos motores Mercedes-Benz Euro 6, com várias faixas de potência e torque, equipam os chassis de ônibus da marca no portfólio 2023:
OM 924 LA: 163 cv / 610 Nm (LO 916)OM 924 LA: 185 cv / 700 Nm (OF 1519 R e OF 1619)OM 924 LA: 208 cv / 780 Nm (OF 1621, OF 1721 e OF 1721 L)OM 926 LA: 260 cv / 900 Nm (OF 1726 e OF 1726 L)OM 926 LA: 310 cv / 1.250 Nm (O 500 R)OM 460 LA: 381 cv / 1.900 Nm (O 500 MA, O 500 UA, O 500 MDA, O 500 UDA, O 500 RS e O 500 RSD)OM 460 LA: 449 cv / 2.200 Nm (O 500 RSD e O 500 RSDD)
A mais completa linha cada vez mais compatível com o meio ambiente
É da Mercedes-Benz a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro. Com micros, ônibus convencionais e padron, articulados e superarticulados, oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
Para o segmento rodoviário, o portfólio da marca inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo, desde carroçarias convencionais a versões High Decker e Double Decker. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o Caminho da Escola do FNDE e programas estaduais.
Além dos modelos que estão sendo lançados na Lat.Bus Transpúblico, toda a linha de chassis de ônibus Mercedes-Benz, a mais completa do mercado, passa a contar com novos motores que atendem ao Proconve P8 (Euro 6). Veja no final desse texto, a tabela completa do portfólio 2023.
Diversas novidades da nova linha 2023 trazem ainda mais vantagens para os clientes em termos de economia, eficiência, redução de emissões e praticidade no dia a dia da operação e no encarroçamento. Alguns itens são de série e outros opcionais, conforme o modelo e a escolha do cliente:
Novas transmissões: manual, automatizada e automática.Mais informações para extração de dados para telemetria com a conexão FMS 4.0.Novo painel de instrumentos com tela central colorida: facilita a visualização de forma prática e mais interativa.ECOdrive: função que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica por meio de feedbacks em tempo real no painel, com navegação por seis telas diferentes.Driver Score: mostra uma visão resumida com a pontuação do motorista, permitindo que ele melhore o dia a dia da sua performance na direção do veículo.Volante multifuncional de teclas: facilita a navegação para o motorista, sem que ele tire as mãos do volante. Isso aumenta a segurança na direção, com o motorista podendo dedicar mais atenção ao tráfego das ruas ou das estradas.Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.Dynamic Torque: possibilita ajustes de torque do motor de forma dinâmica.Sistema de desligamento automático do motor: se o veículo está ocioso por 5 minutos, essa tecnologia desliga o motor, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.Novos recursos de interface do chassi com a carroceria: diagnose de componentes da carroceria.Reorganização e agrupamento da central elétrica.Polia adicional para ar-condicionado.
Chassis O 500 rodoviários trazem novidades em transmissão e tecnologias de segurança 
Para um casamento perfeito com as novas potências e torques do motor OM 460 Euro 6, os chassis O 500 rodoviários RS, RSD e RSDD ganharam uma nova transmissão mecânica Mercedes-Benz GO 230 de 6 marchas. Além disso, também está disponível aos clientes a nova transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com melhor escalonamento de marchas. A alavanca seletora agora está localizada na coluna de direção.
Essa transmissão automatizada oferece importantes recursos que auxiliam no dia a dia do motorista. Entre eles, auxílio de manobra em marcha lenta, aviso de desgaste da embreagem e indicação do status da função PowerMode e EcoRoll no painel de instrumentos.
Com o avanço das novas tecnologias, a marca Mercedes-Benz, com a linha O 500, tornou-se referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. Diversos recursos vêm sendo desenvolvidos para auxiliar o motorista nas estradas e nas entradas e saídas das cidades, onde encaram situações como chuva, nevoeiro, pedestres, ciclistas e outros veículos.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta objetos e pedestres em movimento.Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.Sistema auxiliar de freio Intarder – Retarder de última geração.IHC, controle inteligente de farol alto.Freio de estaciomento com comando eletrônico.SGA, assistente de ponto cego na lateral do veículo.ESS, sinalização de parada de emergência.Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.Preparação para inibidor de partida.
Primeiro lote de vendas de ônibus Mercedes-Benz Euro 6 para a Volare
A Mercedes-Benz do Brasil estará fornecendo 60 unidades de veículos Euro 6 do modelo LO 916 para a Volare. Este é o primeiro volume negociado de chassis de ônibus da marca com a tecnologia BlueTec 6 e tem previsão para entrar em operação no ano que vem.
Com uma parceria sólida desde 2010 no fornecimento de veículos para a Volare, empresa líder no segmento de micro-ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil reforça a sua presença e liderança no mercado, agora também, com a tecnologia Euro 6.
Nova linha de ônibus Mercedes-Benz a diesel (Euro 6)

Por: Imprensa Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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