Com pódio e duplo top5, Rapha Reis se aproxima da liderança após as etapas uruguaias do TCR South America

0

Brasiliense do Cupra #77 reduz de 30 para 9 pontos a distância para o líder do campeonato, que agora parte para pistas argentinas

Raphael Reis iniciou a segunda metade da temporada 2022 do TCR South America com dois top5s na pista uruguaia de El Pinar. O brasiliense da equipe W2 Pro GP fez duas provas de recuperação, terminando a primeira em quarto e a segunda em terceiro.

Terceiro maior pontuador da etapa, Reis reduziu de 30 para 9 pontos sua desvantagem em relação ao argentino Fabricio Pezzini, que lidera o campeonato, a diferença entre eles agora é de 331 contra 322 pontos em favor de Pezzini. O TCR South America parte agora para três etapas no país do concorrente, sendo uma delas de endurance.

Largando em segundo lugar do lado sujo da pista, o Cupra #77 ficou mal posicionado no início da corrida 1 e caiu para sexto ao término da primeira volta.

O piloto brasiliense então tratou de ir escalando o pelotão, negociando ultrapassagens por dentro e por fora com segurança, de modo a não comprometer pontos importantes para o campeonato. A duas voltas do fim ele alcançou o vice-líder e esteve perto de retomar o segundo lugar, mas, o uruguaio Enrique Maglione defendeu bem sua linha e, com isso, a dupla permitiu a chegada de Manuel Sapag. O argentino eventualmente passou Rapha, que cruzou a linha em quarto.

Na segunda corrida ele partiu em nono com a largada lançada. A administração de espaço no início foi complicada -inclusive com uma intervenção do safety-car logo na segunda volta.

Em questão de cinco giros, Reis tratou de entrar no top5 superando Juan Ángel Rosso. Depois partiu para o ataque sobre Franco Farina, trazendo junto seu companheiro de W2 Pro GP, Alceu Feldmann. Os dois superaram o Peugeot e passaram a duelar entre si. Rapha segurou o assédio do parceiro e na parte final da corrida buscou o carro de Enrique Maglione, que vinha em terceiro.

O uruguaio tratou de defender a posição com todos os recursos, mas o brasileiro foi hábil ao desenhar a manobra na reta oposta e aplicar um “X” de almanaque na entrada da reta principal na penúltima volta. Na final, ainda tirou a diferença para o Hyundai de Pedro Aizza, mas faltou tempo para lutar pelo segundo posto.

A próxima etapa do TCR South America acontece em Termas de Río Hondo, no último fim de semana de agosto.

O que ele disse:

“Muitos acidentes na corrida, tivemos que usar a cabeça para conseguir sobreviver. Velocidade a gente tinha, e conseguimos pontuar bem, que era nosso objetivo aqui. Os pontos eram importantes, não precisávamos arriscar tudo a qualquer custo. Conseguimos guardar o equipamento, ter um bom ritmo e pontuar. O campeonato é longo e isso é o que vai fazer diferença no final do ano.”

Raphael Reis

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade