Única mulher no grid, piloto busca seus primeiros pontos no Brasil e vem de bons desempenhos em eventos internacionais
Prestigiada e aplaudida por figuras como Bernie e Fabiana Ecclestone em sua jornada inaugural no Velocitta, a Fórmula 4 Brasil promove neste fim de semana a segunda etapa de sua história em Interlagos.
A jornada no maior palco do esporte a motor brasileiro promete como grande novidade as largadas com os carros partindo parados de suas posições no grid -no interior paulista as largadas aconteceram em movimento atrás do carro de segurança pois os competidores àquela altura tinham pouca experiência com os novos bólidos.
Mais de dois meses se passaram desde então, com a pioneira categoria brasileira realizando algumas sessões de testes coletivos, tanto na capital paulista quanto em Goiânia. Única mulher do grid de 16 competidores, a piloto Shell Aurelia Nobels participou de todos eles com o carro #16 preparado pela equipe TMG.
E não foi apenas nos autódromos nacionais que ela acumulou quilometragem após a estreia com a Shell no Velocitta.
Aurelia disputou corridas pela F4 Dinamarquesa, em Jyllands-ringen e em Spa-Francorchamps pela F4 Espanhola.
O desempenho chamou atenção da entidade máxima do automobilismo mundial e rendeu um convite da FIA para a piloto Shell disputar a seletiva global Girls on Track. A iniciativa foi criada pela FIA em meio a seus esforços de diversidade e inclusão e oferece à vencedora uma vaga na Ferrari Driver Academy, o programa de desenvolvimento de talentos da maior equipe da história da F1.
Com 15 anos de idade, Aurelia é uma das seis concorrentes na categoria sênior, para competidoras nascidas entre 2006 e 2008. Elas serão submetidas a testes de pista na pista francesa de Paul Ricard e, mais tarde em novembro, quatro poderão ser chamadas para a seletiva mundial de kart e F4 promovida pela Ferrari Driver Academy.
A representante da Shell espera agora tirar o máximo proveito da oportunidade, a começar por uma etapa consistente com pontos em Interlagos, uma vez que na abertura da temporada da F4 Brasil no Velocitta não conseguiu traduzir em pontuação a sólida performance apresentada na pista, quando foi protagonista em todas as sessões.
A etapa 2 do campeonato brasileiro tem três corridas programadas para este fim de semana, com transmissão ao vivo pela Bandsports. A ação começa já na quarta-feira, com sessões de treino extraoficiais.
O que ela disse:
“Interlagos é uma pista muito importante e estou motivada para a segunda etapa do campeonato. Tivemos bons testes com a equipe TMG e espero fazer boas corridas em São Paulo. Serão dois fins de semana seguidos correndo no mesmo autódromo e isso também será importante para nossa evolução”
Aurelia Nobels
FIA F4 Brasil – Etapa 2 – Interlagos
Quarta-feira, 27 de julho
12:00 – 14:00 – Treino extra 1
15:30 – 17:30 – Treino extra 2
Sexta-feira, 29 de julho
08:35 – 09:15 – Treino livre 1
10:40 – 11:20 – Treino livre 2
15:40 – 16:00 – Quali
Sábado, 30 de julho
09:30 – 10:20 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
14:30 – 15:00 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 31 de julho
11:30 – 12:20 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari