NetApp fornece à Porsche Motorsport soluções em nuvem lideradas por dados

0

A equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche utiliza dados em tempo real fornecidos pelas soluções de nuvem híbrida da NetApp para alcançar um excelente desempenho

A NetApp® (NASDAQ: NTAP), uma empresa multinacional de software centrada em dados e focada em nuvem, e a equipe da TAG Heuer Porsche Fórmula E, anunciaram hoje uma parceria para os próximos anos. A NetApp fornecerá à fabricante de automóveis soluções inovadoras de nuvem híbrida para ajudá-los a continuar a escrever a história nos campeonatos.

Em 2015, a Porsche AG, marca internacional de automóveis pertencente ao Grupo Volkswagen, começou a direcionar sua produção para veículos elétricos alimentados por eletro-combustíveis. A Porsche AG estabeleceu a meta de que, até 2030, 80% de suas vendas de veículos sejam elétricos. Este é o princípio tecnológico para um novo capítulo na mobilidade individual. Com serviços de dados em tempo real da NetApp, a equipe da TAG Heuer Porsche Fórmula E contribui para alcançar essa visão de mobilidade sustentável, ao mesmo tempo em que faz ajustes em tempo real que proporcionam desempenho excepcional durante a corrida, colaborando para conduzir a nova geração de veículos elétricos da Porsche.

Serviço de colaboração de dados em tempo real para o circuito de corrida

As soluções de nuvem híbrida da NetApp permitem que a equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche acesse dados do circuito para auxiliar o desempenho do piloto e da equipe. Com isso, eles podem tomar decisões com base em dados em tempo real, como quando usar o modo de ataque da Fórmula E, que libera 30 quilowatts adicionais de potência no motor. A FIA define as regras para usar este modo pouco antes de cada ePrix, daí a importância do seu impacto na estratégia da corrida.

Com dados no centro das decisões da corrida, negócio e engenharia, o time da TAG Heuer Porsche Fórmula E necessita de uma tecnologia de gerenciamento de dados de ponta:  

  • Os dados e sistemas precisam estar disponíveis no circuito e satisfazer aos requisitos de desempenho.
  • Os dados digitais coletados durante o ePrix devem ser carregados na nuvem para análise enquanto a corrida ainda está em andamento.
  • A equipe precisa processar os dados da nuvem na sede da Porsche Motosport em Weissach, Alemanha, para efeito de informação e desenvolvimento.
  • Após a corrida, os dados devem ser transferidos para a nuvem para que possam ser utilizados no futuro e para dar suporte a serviços de dados cruciais, como backup e arquivamento.

As soluções de dados em nuvem híbrida projetadas pela NetApp e Porsche combinam serviços em nuvem de armazenamento conectados à rede (NAS) com o Global File Cache para garantir que os dados fluam de forma rápida e contínua entre locais diferentes e dispersos. Eles também integram poderosos serviços de dados da NetApp para garantir consistência entre versões, gerenciar e supervisionar os recursos da nuvem e proteger a propriedade intelectual da Porsche:   

  • Cloud Volumes ONTAP é a principal plataforma de armazenamento do time da TAG Heuer Porsche Fórmula E. A solução multicloud implantada no Azure atua como um eixo que consolida todos os dados da equipe.
  • Global File Cache, os recursos de Cloud Volume Edge fornecem instâncias de borda locais, permitindo acesso de baixa latência ao conjunto de dados comum, tanto no centro de desenvolvimento local em Weissach quanto na pista de corrida.
  • Cloud Manager oferece orquestração centralizada de toda a infraestrutura de armazenamento em nuvem híbrida e todos os serviços de gerenciamento de dados, para que a equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche possa gerenciar, monitorar e automatizar o consumo de hardware e software de dados.
  • Cloud Backup integra-se como camada de backup e arquivamento para os dados consolidados na nuvem.

“A Fórmula E é um exemplo de tecnologia e do segmento principal de P&D da Porsche, e preserva nosso importante legado no automobilismo, tanto na estrada quanto na pista de corrida”, explica Friedemann Kurz, Diretor de Motorsport.TI da Porsche. “Os dados são o fator determinante, mas não é fácil aproveitá-los com a equipe sempre na estrada. A solução criada pela NetApp é única no mercado, na forma como pode mover grandes quantidades de dados em alta velocidade e fornecer uma experiência intuitiva em toda a borda, núcleo e nuvem, para que possamos construir carros melhores e mais rápidos para nossos pilotos e amantes do automobilismo em todo o mundo.”

“Esta é uma parceria vencedora, pela qual dois grandes nomes se encontram cara a cara. A Porsche alcançou mais de 30.000 vitórias nas principais corridas automobilísticas do circuito internacional. A NetApp registrou mais de 2.500 patentes de inovação em dados. Agora, unindo forças, queremos deixar nossa marca no futuro das corridas”, disse James Whitemore, vice-presidente executivo e diretor de marketing da NetApp. “Os dados digitais são coletados dos múltiplos sensores do veículo enquanto ele voa pela pista e são processados sincronicamente para prever resultados que ajudarão a equipe na pista. Dados equivalem à velocidade.”

Sobre a NetApp

A NetApp é uma empresa multinacional de software centrada em dados e focada em nuvem que ajuda as organizações a liderarem por meio de dados na era da transformação digital acelerada. A empresa oferece sistemas, software e serviços em nuvem que permitem aos clientes otimizar o desempenho de suas aplicações, do data center à nuvem, seja desenvolvendo na nuvem, migrando para a nuvem ou criando sua própria experiência semelhante à nuvem on-premises. Com soluções que funcionam nos mais diversos ambientes, a NetApp ajuda as organizações a construírem seu próprio Data Fabric e proporcionar a entrega segura dos dados, serviços e aplicações para as pessoas adequadas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Saiba mais em https://www.netapp.com/ ou siga-nos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo NETAPP e as marcas que aparecem em www.netapp.com/TM são marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos são marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Sobre a Porsche na Fórmula E

Com o Porsche 99X Electric, a Porsche voltou às corridas de monopostos em 2019 depois de mais de 30 anos e comemorou uma estreia de sucesso conquistando o segundo lugar na abertura da temporada em Diriyah da Arábia Saudita na temporada 6 da Fórmula E da ABB. Em 2021 /2022, o time da TAG Heuer Porsche Fórmula E disputa sua terceira temporada de Fórmula E com o Porsche 99X Electric – e conquistou uma dobradinha histórica no México em 12 de fevereiro de 2022.

Este monolugar totalmente elétrico, cuja transmissão também possui o Porsche E Performance desenvolvido pela Weissach, também serve como plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção totalmente elétricos da fabricante de carros esportivos.

O gerenciamento de energia e a eficiência são fatores importantes de sucesso na Fórmula E e no desenvolvimento de carros de produção. Para a temporada 2021/2022, o 99X Electric tem uma potência máxima de 250 kW no modo de qualificação e 220 kW (200 kW na última temporada) no modo de corrida normal. O modo de ataque aumenta a potência para 250 kW (na temporada passada 235 kW). A recuperação máxima é de 250 kW; a capacidade útil da bateria é de 52 quilowatts-hora.

Por: ATREVIA BRASIL

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade