Brasileiro da Alpine Academy larga na frente e obtém seu segundo troféu na temporada
Caio Collet liderou boa parte da Sprint Race da FIA Fórmula 3 no Red Bull Ring e finalizou a prova com segundo lugar. Com os nove pontos conquistados neste sábado, o único brasileiro do grid avançou de oitavo para sétimo lugar na tabela de pontos.
O resultado na Áustria foi seu terceiro top5 consecutivo nas últimas três etapas: em Barcelona, Collet foi terceiro na Sprint Race e, em Silverstone, quarto na Feature Race.
Após alinhar o carro #10 da MP Motorsport em primeiro lugar para a largada em função da regra da inversão do grid, Caio saltou bem e sustentou a dianteira por meia volta. Até que o norte-americano Juan Manuel Correa carregou mais velocidade no contorno da curva 3 e o ultrapassou a seguir.
O safety-car foi acionado e, na relargada na volta 4, o piloto da Alpine Academy sustentou o segundo lugar. Ele vinha na margem para acionamento da asa móvel no fim da volta 5, quando retomou a liderança favorecido por problema mecânico do concorrente.
Caio então conseguiu abrir mais de 1s sobre o argentino Franco Colapinto, mesmo com uma breve neutralização do safety-car virtual na volta 9. Ele foi hábil na relargada, abrindo mais vantagem nas voltas seguintes. Vinha com cerca de 3s sobre o segundo colocado quando houve nova interferência do safety-car na volta 11.
A prova foi reiniciada na volta 14, e a Prema do americano Jak Crawford atacou no segundo setor da pista. Os carros ficaram emparelhados por duas curvas e uma reta, até que o piloto Red Bull concretizou a manobra.
Caio passou as voltas finais com o concorrente na alça de mira, sempre com o recurso da asa móvel. Na 21ª passagem conseguiu boa aproximação, mas o americano fechou a porta.
O segundo lugar em Spielberg foi o melhor resultado de Collet na FIA F3 em 2022. O argentino Franco Colapinto completou o pódio na terceira posição.
Na madrugada deste domingo acontece a Feature Race, com previsão de 26 voltas e largada programada para 3:35 pelo horário de Brasília. Collet larga em 12º no grid. A Bandsports mostra ao vivo.
O que ele disse:
“A classificação de ontem foi um pouco confusa. Pelo menos com um pódio hoje pude recompensar um pouco a equipe e me recompensar também. Então vamos ver o que podemos fazer amanhã. Conquistar alguns pontos na corrida principal seria ideal para o campeonato.
O Jak fez um bom trabalho mantendo a temperatura dos pneus no safety-car e isso foi um fator determinante na corrida, ele conseguiu ter mais aderência na relargada e foi o momento crucial. Ainda tentei atacá-lo, mas restava apenas uma volta e não consegui completar a manobra.”
Caio Collet
Por: Luis Ferrari