Com quali disputado na chuva e corridas em pista secando, safety-car tem muito trabalho no RS
Na jornada mais conturbada da Stock Car na temporada 2022, Galid Osman foi o nome da Shell no Velopark, em etapa marcada por inúmeras intervenções do safety-car e muita movimentação de box. O piloto do Chevrolet Cruze #28 fechou a primeira bateria em décimo e a segunda em quinto, saltando X posições na tabela de pontos.
Ele agora é 18º colocado, com XX.
Outro que somou pontos importantes foi Ricardo Zonta, que segue firme no top10 do campeonato. Após 50% do calendário 2022, o piloto da equipe Shell-RCM é nono, com 115 tentos. O paranaense do Toyota Corolla #10 terminou a primeira corrida em nono e vinha para uma dobradinha com Galid na segunda, quando ficou com o carro atolado numa poça na saída de box, em um dos muitos incidentes do dia no acanhado pit-lane do Velopark.
Já Átila Abreu infelizmente teve uma jornada problemática, com problema mecânico no quali impendido de avançar ao Q3, falha de comunicação com o box na prova 1 que o fez perder a volta do líder e acidente na corrida 2 quando vinha destinado a lutar pelo top5 depois da janela de pit-stops.
A Stock Car inicia a segunda metade de temporada no último fim de semana do mês, em Interlagos.
As corridas
Depois de um qualificatório iniciado com pista muito molhada e concluído sem chuva, a Shell alinhou seus carros com Galid em sétimo, Átila em 15º e Zonta em 18º. A direção de prova determinou largada atrás do safety-car, com o trio sustentando suas posições.
Em duas voltas o carro de segurança retornou para uma de suas múltiplas intervenções da tarde. Zonta aproveitou o chamado da equipe Shell-RCM, que rapidamente fez uma boa leitura das condições de pista e trocou os quatro pneus do Corolla #10 para slicks. Ele voltou no fim do pelotão, mas não perdeu a volta do líder.
A prova relargou na volta 7, com Galid sustentando o sexto lugar e Átila saltando de 13º para 11º até nova entrada do carro de segurança na volta 12. Galid então assumiu a liderança enquanto outros pararam e Átila entrou nos pits, mas perdeu a volta do líder.
Zonta se recuperou na pista e terminou a prova em nono, uma posição à frente de Galid. Átila foi 23º.
A segunda prova também foi iniciada atrás do safety-car e teve os carros de Galid e Zonta liderando nesta ordem até a janela de pit-stops.
Depois das paradas, Galid acabou em quinto com o pelotão reordenado, enquanto Zonta abandonou na saída dos pits. Átila fez bela prova de recuperação e havia saltado de 23º para a disputa da sexta posição quando acabou empurrado para fora da pista por outro competidor
O que eles disseram:
“Na segunda corrida estava administrando a corrida com um carro muito rápido, infelizmente deixei o limitador ligado na saída do box e quando entrei na curva 1 o carro limitou e eu perdi segundos preciosos para a vitória. Mas, vamos para a próxima.”
Galid Osman
“Ontem e hoje o carro estava muito rápido e com uma boa estratégia, nos beneficiamos das mudanças de condições da pista. Na corrida 1 a troca de pneu foi na hora certa, já na corrida 2, largando da primeira fila, a corrida era muito boa e o resultado estava muito bom, mas na saída do box atolei o carro na grama e não consegui sair. Uma pena, a corrida era boa e podia ter saído daqui com pontos.”
Ricardo Zonta
“Era um dia perfeito para sair com um troféu e fazer a pazes com o pódio, mas não merecemos. Tivemos oportunidade, resolvi para no safety para trocar pneu, e num erro da equipe o pneu não estava lá, tomei a volta do líder e acabou a corrida. Na corrida 2 larguei lá do fundo, fiz uma boa estratégia e na saída do box, outro competidor tocou na minha traseira e me jogou pra fora da pista. O carro atolou e não consegui voltar para a corrida. Perdemos para nós mesmos, foi complicado e me deixou muito chateado. Tinha carro para largar entre os seis primeiros, mas uma quebra no carro também nos complicou na tomada de tempos.”
Átila Abreu
Stock Car 2022 – Classificação (top10):
- Daniel Serra 182
- Gabriel Casagrande 173
- Rubens Barrichello 148
- Gaetano di Mauro 147
- Matías Rossi 137
- Bruno Baptista 130
- Cesar Ramos 125
- Rafael Suzuki 116
- Ricardo Zonta 115
- Guilherme Salas 112
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari