Piloto gaúcho foca em classificar o carro entre os dez para batalhar novamente na frente
O segundo capítulo da trilogia do gaúcho Miguel Paludo no principal evento do mundo em carros de turismo em 2022 começa a ser escrito nesta sexta-feira. O heptacampeão da Porsche Cup retorna ao Chevrolet Camaro #88 preparado pela JR Motorsports no circuito de Road America.
Esta é a segunda prova do piloto BRANDT em circuito misto pela NASCAR Xfinity Series na temporada. A exemplo do que fez no ano passado levando as cores do patrocinador que o acompanha há quase uma década no Brasil e Estados Unidos, Paludo corre as três etapas da categoria em pista mista.
Tanto nas corridas de 2021 quanto na etapa realizada no Circuito das Américas no último mês de março, Paludo andou boa parte do tempo no top10, tendo finalizado duas das quatro corridas entre os dez melhores.
Ele sabe que para dar o próximo salto com o carro de propriedade de Dale Earnhardt Jr será fundamental uma boa posição de grid em Road America. A lista de inscritos para a corrida de 45 voltas (182,2 milhas) tem nada menos que 41 carros.
Em suas outras participações recentes na NASCAR o piloto de Nova Prata (RS) protagonizou grandes ultrapassagens, sempre escalando o pelotão. Em 2021, teve o primeiro contato com o Camaro na volta de apresentação em Daytona e largou do fundo do grid pois o carro que assumiu na época não competia integralmente a temporada. Usou os estágios iniciais para avançar, teve um pneu furado, caiu novamente para o fundo do grid e voltou a passar a concorrência para terminar no top10. Script parecido foi desenvolvido mais cedo neste ano no Circuito das Américas, quando conseguiu uma posição de largada no meio do pelotão mas foi rodado na curva 1 logo na largada, retornando no fundo do grid para ultrapassar dezenas de concorrentes e terminar em nono.
A programação da Xfinity Series em Road America determina um treino livre de 30 minutos e o quali na sexta-feira. A corrida tem largada prevista para 15:30 no sábado. O canal Bandsports tem os direitos de exibição da NASCAR para o Brasil.
Para cumprir seu plano de largar entre os 10, Miguel sabe que tem de ser afiado na hora certa em Road America. Com 6.515 m de extensão e 14 curvas, o traçado proporciona apenas uma “volta do pneu”, quando o carro pode entregar seu desempenho máximo na tomada de tempo. Além de uma guiada precisa, nesta hora é importante o trabalho com os spotters para estar bem posicionado na pista, sem trânsito -além de, no melhor estilo NASCAR, contar com alguma sorte para não cruzar trechos da pista sob bandeira amarela.
O que ele disse:
“As projeções para a corrida deste fim de semana começam por classificar bem o carro. Nunca tivemos problemas de velocidade, mas Road America é uma pista que castiga muito os pneus. É importante acertar a volta do pneu no quali, afinal a segunda volta já é na casa de 0.5s mais lenta. Poder dar uma volta limpa é importante. Largar no top10 e andar no pelotão é o nosso grande objetivo para o fim de semana. As corridas de NASCAE são sempre muito dinâmicas, então estar competitivo no começo é importante para ter a chance de brigar pela vitória no final.”
Miguel Paludo
Por: Luis Ferrari