Shell é destaque do início da temporada: Ricardo Zonta vem de vitória e é oitavo nos pontos, com Átila Abreu em 14º e Galid Osman em 20º
Depois de mais de 40 dias de espera, a Stock Car volta a ação neste fim de semana com uma rodada dupla no Velopark. A passagem da categoria pelo mais curto e travado circuito do ano, em Nova Santa Rita (RS), vai distribuir pontuação recorde em 2022. Esta é a primeira das duas rodadas duplas da temporada, com uma etapa programada para sábado e outra para domingo. Com quatro provas e nada menos que 112 pontos em jogo, os pilotos Shell sabem que um fim de semana consistente será fundamental para suas ambições no campeonato.
A temporada chega à metade no circuito gaúcho, que ainda não recebeu a geração atual dos carros da principal categoria do Brasil. A última passagem da Stock Car pelo Velopark foi em 2019 e, no ano seguinte, a categoria alterou seu pacote técnico com a chegada da Toyota e a adoção da carroceria dos carros de linha, tanto para o Corolla quanto para o Chevrolet Cruze.
Com apenas dois treinos livres na sexta-feira e cronograma bem apertado com um breve warmup, quali e corrida nos dois dias do fim de semana, pilotos, engenheiros e mecânicos têm pela frente dias de trabalho frenético no Sul.
Além de buscar a melhor performance já que cada fração de segundo é decisiva na pista de 2.278 m, será fundamental finalizar a jornada no sábado com o carro íntegro, já que o intervalo para reparos até a etapa de domingo é bem apertado –cerca de 18 horas, contra os 47 dias transcorridos entre as etapas 4 e 5.
Diante de tamanhos desafios o trio da Shell desembarga otimista, já que tanto a experiência de todos os pilotos com mais de uma década de Stock Car quanto o repertório vencedor das equipes Shell-RCM e Shell V-Power prometem fazer a diferença no Velopark.
Ricardo Zonta chega embalado por uma vitória na etapa passada no Velocitta com o Toyota Corolla #10 e aparece em oitavo na tabela de pontos. Vice-campeão em 2020, o competidor paranaense foi segundo colocado na penúltima passagem da categoria pelo Velopark, em 2018.
Átila Abreu já fez pole e vitória no travado circuito e figura em 14º na pontuação com o Chevrolet Cruze #51. Especialista em traçados exigentes como o desta rodada dupla, o competidor sorocabano garantiu em 2015 o prêmio de melhor ultrapassagem da temporada da Stock Car justamente no Velopark, quando deixou para trás nada menos que cinco oponentes na curta reta dos boxes com uso do botão de ultrapassagem.
Seu companheiro, Galid Osman, abriu a temporada com vitória na Corrida de Duplas em Interlagos com o Chevrolet Cruze #28 em parceria com Enzo Elias. Depois enfrentou problemas no equipamento, que o afastaram do top10. Galid é hoje vigésimo nos pontos e sabe que no Velopark, palco de sua primeira vitória na Stock Car em 2014, terá plenas condições de voltar a pontuar bem para fechar a primeira metade da temporada na parte de cima da tabela.
As quatro corridas do fim de semana têm transmissão dos canais Band e Sportv, sendo que esta transmite também os treinos classificatórios.
O que eles disseram:
“O Velopark tem o traçado mais curto de todo o campeonato, com apenas 2.278 metros de extensão. Com isso, os tempos na classificação prometem ser muito equilibrados. A pista tem dois bons pontos de ultrapassagem, na reta dos boxes e na reta oposta, além de “esses” de média e um cotovelo. Temos um bom retrospecto lá, onde já subimos no pódio. É o traçado mais curto da temporada, com duas retas e dois trechos mistos de baixa velocidade com freadas muito fortes, exige muita técnica. O essencial é já nos primeiros treinos definirmos uma boa estratégia e com isso fazermos uma boa classificação para buscar as primeiras posições no grid”
Ricardo Zonta
“O Velopark volta à Stock Car. É uma pista legal, curta, onde a estratégia faz a diferença, porque é o pitlane mais longo da temporada. Então é um aspecto para ficarmos atentos para o momento de cumprir a parada obrigatória nas corridas. É uma pista onde não andamos no ano passado e os tempos sempre ficam muito apertados. É uma etapa para voltar a brigar pelo pódio e somar bons pontos. Ainda não conseguimos a melhor performance no quali e nosso foco deverá ser este, pois temos duas oportunidades agora para fazer as coisas darem certo.”
Átila Abreu
“Minha primeira vitória na categoria foi nesta pista e estou animado em voltar ao Velopark. Sempre andei bem nesse autódromo, em todas as categorias. Então acho que vai ser um fim de semana muito bom”
Galid Osman
Stock Car – Etapas 5 e 6 – Velopark
Sexta-feira, 1º de julho
09:00 – 09:10 – Shakedown
12:00 – 12:30 – Treino livre 1 – Grupo 1
12:40 – 13:10 – Treino livre 1 – Grupo 2
15:25 – 15:55 – Treino livre 2 – Grupo 1
16:05 – 16:35 – Treino livre 2 – Grupo 2
Sábado, 2 de julho
08:30 – 08:40 – Warmup
09:15 – 10:00 – Quali – Etapa 5
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta
Domingo, 3 de julho
09:00 – 09:10 – Warmup
09:45 – 10:30 – Quali – Etapa 6
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari