· A Renault e a Alpine vão participar da edição 2022 do Festival de Velocidade de Goodwood com várias estreias mundiais e no Reino Unido· O novo Mégane E-Tech 100% elétrico fará sua estreia ao público na quinta-feira, na lendária colina da propriedade· O Renault 5 Prototype será apresentado pela primeira vez ao Reino Unido, na Avenida Elétrica· O Renault RS10 F1 de 1979, o primeiro carro de F1 com motor turbo a vencer um Grande Prêmio, fará sua aparição na pista pilotado por René Arnoux· Para comemorar os 50 anos do Renault 5, na sexta-feira será organizada uma procissão na colina com o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction· Estreia mundial da edição limitada Alpine A110 Tour de Corse 75 no Festival de Velocidade de Goodwood de 2022· O histórico A110, que participou da Volta da Córsega em 1975, vai subir a colina durante o fim de semana
A Alpine e a Renault vão revelar seus últimos modelos no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, incluindo o novíssimo Mégane E-Tech 100% elétrico, que fará sua estreia ao público na lendária colina.
O novo modelo elétrico também será exposto na exposição reservada aos veículos elétricos, a Avenida Elétrica, onde os participantes estarão entre os primeiros no Reino Unido a ver de perto o novo veículo 100% elétrico da Renault e descobrir por que milhares de motoristas já fizeram a pré-reserva do modelo.
O Renault 5 Prototype, que também estará presente na avenida elétrica, será exposto pela primeira vez no Reino Unido desde que foi apresentado, no ano passado. O surpreendente conceito é uma reinterpretação do modelo original, revisitando o design emblemático com um visual audacioso e contemporâneo, movido por um motor 100% elétrico. Este carro-conceito apresenta o design do futuro Renault 5, cujo lançamento está previsto para 2024.
As caixas de roda mais largas deste supermini-conceito de cinco portas foram inspiradas em outro Renault 5, que também estará presente no Festival de Velocidade: o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction. Este clássico com motor turbo em posição central, que construiu sua reputação nas corridas de rali, será pilotado até o topo da colina pelo francês Alain Serpaggi, piloto de ralis e veterano na Renault.
Alpine
A Alpine também vai despertar a emoção no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, com a estreia mundial do Alpine A110 Tour de Corse 75, um ícone do rali em série limitada.
Feito para as competições de rali e inspirado no Alpine A110 que participou da Volta da Córsega de 1975, esta incrível edição limitada vai subir a lendária colina da propriedade durante todo o fim de semana.
O Alpine A110 Tour de Corse 75 certamente oferecerá um momento raro e memorável aos espectadores. O cupê é equipado com um motor de 300 cavalos, um chassi com ajuste fino e um icônico visual em dois tons, preto e amarelo, complementado por detalhes gráficos em preto e branco.
Além de demonstrar suas performances de velocidade na colina, o Alpine A110 Tour de Corse 75 estará exposto no Paddock First Glance. Lá, os visitantes poderão ver de perto o último Alpine e admirar cada detalhe de suas características especiais, como as rodas de 18 polegadas Grand Prix em um tom brilhante de branco, os bancos de competição Sabelt® Racing, as pinças de freios Brembo® na cor laranja e o novo sistema multimídia Alpine compatível com Android Auto™ e Apple CarPlay™.
O A110 Berlinette que participou da edição 1975 da Volta da Córsega e inspirou a edição limitada também estará presente no Festival de Velocidade, representando oficialmente a marca.
Criada em 1956, a Volta da Córsega é uma das provas mais emblemáticas do automobilismo esportivo, principalmente em rali. Em 1967, a competição passou a fazer parte do Campeonato Francês de Rali, fazendo da rodada francesa a principal atração do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973. Dois anos mais tarde, 77 equipes enfrentaram a pista de asfalto na Córsega, mas apenas 22 delas cruzaram a linha de chegada, em uma clara demonstração da dificuldade desta etapa, tendo esta edição de 1975 sido palco de várias reviravoltas.
O Alpine A110 e o Lancia Stratos HF travaram uma luta acirrada pela vitória e a decisão só aconteceu na última etapa especial. A vantagem sobre o A110 oscilava entre 5 e 30 segundos antes da última etapa e foi no último setor cronometrado que os carros travaram a última batalha desta Volta da Córsega, registrando o mesmo tempo. No final, o Alpine terminou a prova com apenas 32 segundos de diferença do mais alto degrau do pódio.
Sobre o Renault Group
O Renault Group está hoje na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 4 marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,7 milhões de veículos em 2021. O Grupo emprega aproximadamente 160.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. https://www.renaultgroup.com/en/
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil