Brasileiro da Ferrari Driver Academy larga em terceiro, faz ultrapassagem dupla na primeira volta mas acaba ultrapassado no meio da prova
Rafael Câmara ampliou de 23 para 26 pontos sua vantagem na liderança no Campeonato Italiano de F4 na manhã deste sábado na primeira passagem da história do evento pelo tradicional circuito belga de Spa-Francorchamps. O brasileiro da Ferrari Driver Academy largou em terceiro e recebeu a bandeirada em segundo, avançando a 120 pontos. O novo vice-líder é o italiano Kimi Antonelli, seu companheiro na equipe Prema, com 94.
Largando em terceiro com o carro #88, Rafa assumiu a liderança da prova na primeira volta. Antonelli e o também piloto Prema James Wharton disputavam a ponta até perderem o traçado ideal na segunda parte da Les Combes. Oportunista, Rafa passou os dois de uma vez.
Nas quatro primeiras voltas, o brasileiro chegou a abrir vantagem de 1s. Mas Antonelli veio recuperando terreno e, no quinto giro atacou para reassumir a liderança da prova fazendo um eficiente uso do vácuo na reta Kemmel.
Rafa tentou dar o troco nas duas voltas seguintes, mas eventualmente o italiano abriu vantagem, e o brasileiro teve que passar as voltas finais se defendendo de Wharton. O australiano tentou emparelhar quatro vezes no fim da reta Kemmel, buscou trajetória alternativa na Bus Stop duas vezes. Mas Câmara defendeu todas com sucesso.
Com mais um troféu conquistado em Spa, o vice-campeão mundial de kart em 2019 ampliou seus números no ano de estreia em monopostos para 29 provas, com 9 vitórias e 18 pódios. Ele foi segundo colocado no Campeonato de F4 dos Emirados Árabes Unidos e está na vice-liderança no Campeonato Alemão, evento que já passou por Spa no mês de abril (quando Rafa venceu uma prova e foi duas vezes segundo colocado).
Neste domingo acontecem mais duas corridas com duração de 30 minutos mais uma volta. Câmara parte em segundo pela manhã e larga da pole à tarde. As corridas são exibidas pelos canais da F4 Italiana no Youtube e Facebook.
O que ele disse:
“Foi uma corrida bem disputada. Consegui assumir a liderança no início e abri um pouco. Depois fui ultrapassado e precisei me defender no final para terminar em segundo. A pista de Spa é muito desafiadora e vamos fazer os ajustes para voltar mais fortes no domingo. Fico feliz por ampliar a liderança nos pontos, mas queremos mais uma vitória aqui”
Rafael Câmara
Por: Luis Ferrari