Na metade da temporada de sprint, Enzo Elias é o único piloto a repetir vitória de Porsche em 2022

0

Marçal Muller lidera na Carrera Cup, e Ayman Darwich lidera na Sprint Challenge em dia de vitória de Guilherme Bottura

Em um movimentado domingo de grandes pegas em Interlagos, a primeira metade da temporada 2022 do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard foi para os livros de história da categoria com uma inédita alternância de vencedores e poles. Na primeira corrida do dia, Enzo Elias liderou de ponta a ponta a prova da Carrera Cup e é o único a levar para casa mais de um troféu de vitória. A segunda corrida, válida pela Sprint Challenge, teve vitória de Guilherme Bottura -foi o sexto vencedor diferente em seis corridas da divisão no ano.

Nesse cenário altamente competitivo, aparecem no topo das tabelas de pontuação os competidores mais consistentes das primeiras três etapas. Os dois primeiros colocados na Carrera Cup são Marçal Muller e Christian Hahn, os únicos com 100% de pódios na principal categoria dos carros de corrida mais produzidos no planeta. Alceu Feldmann, Miguel Paludo e Enzo Elias completam o top5.

Pela Sprint Challenge a liderança é do egípcio Ayman Darwich, com apenas um ponto de vantagem sobre Raijan Mascarello.

Nos subcampeonatos o cenário segue aberto com 50% das provas realizadas. A única divisão que entrou e saiu de Interlagos com o mesmo primeiro colocado foi a Carrera Rookie, com Lineu Pires. Franco Giaffone (Carrera Sport), Bottura (Sprint Challenge Sport) e Gustavo Zanon (Sprint Challenge Rookie) assumiram a liderança em São Paulo.

Considerando que tanto na Carrera Cup e Sprint Challenge quanto nos subcampeonato há previsão regulamentar de dois descartes após a última corrida de sprint do ano, são múltiplas as alternativas matemáticas para calcular os favoritos ao título.

Após uma formidável passagem pelo principal palco do esporte a motor no Brasil, com direito a mais de 15 mil pessoas nas arquibancadas e áreas de hospitalidade, show de Lulu Santos e duas intensas jornadas de ativações dos mais de 20 patrocinadores da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, a maior categoria de Gran Turismo das Américas parte agora para a Argentina.

A pista de Termas de Río Hondo, palco da etapa sul-americana da MotoGP, volta a receber a Porsche Cup C6 Bank Mastercard entre 11 e 14 de agosto. Serão duas etapas consecutivas, a quarta jornada do campeonato de Sprint de 2022 e a abertura do Endurance Series.

As corridas

Carrera Cup

O sorteio de inversão de grid mandou Enzo Elias, sexto na véspera, para a pole no domingo. Ele neutralizou assédio de Chris Hahn, que, por sua vez, logo passou a ser atacado por Marçal Müller. Feldmann e Paludo completavam o top5.

Logo foi necessária intervenção do safety-car para remoção de carros acidentados na largada. Em incidente separado, Renan Pizii e Werner Neugebauer fizeram contato no Laranjinha.

A prova foi então interrompida com bandeira vermelha, enquanto o cronômetro regressivo previa ainda 15:49 para a abertura da volta final. Após o procedimento de relargada, restavam menos de 9 minutos para a volta final.

A relargada foi segura, com todas as posições conservadas. O destaque da primeira volta completa em bandeira verde foi Franco Giaffone, avançando de oitavo para sexto ao passar Pedro Aguiar e Rouman Ziemkiewicz. Na freada do S do Senna os dois últimos tiveram contato. Em incidentes separados, Frangulis, que vinha com pneu furado foi rodado por outro carro na curva do Sol, então Chico Horta tentou desviar e bateu deixando destroços na pista. Giaffone e Mello também se tocaram. Foi necessária nova entrada do carro de segurança para limpeza da pista.

A corrida relargou para duas voltas. Enzo Elias foi mais uma vez dominante. Paludo pressionou Feldmann. Em sexto, Lucas Salles liderava na classe Sport. Em nono Lineu Pires era o primeiro na Rookie.

E assim foram até a bandeirada. Enzo Elias é o primeiro piloto a repetir vitória em 2022. Hahn foi segundo, o líder do campeonato Muller terceiro, Feldmann e Paludo completaram o pódio. Na volta final, Giaffone passou Salles para vencer na Sport, assim como Nelson Monteiro bateu Lineu Pires e venceu na Rookie.

Sprint Challenge

O pole Josimar Junior largou bem, com Guilherme Bottura ao seu lado. Caio Castro tentou ataque por fora no S do Senna, mas foi obrigado a recolher na segunda perna, com o quinto lugar. Em terceiro vinha Urubatan Junior, seguido por Cristian Mohr.

Quem levou a pior na primeira volta foi Raijan Mascarello, que liderava o campeonato e caiu para 17º.

Bottura era todo pressão para cima de Josimar na segunda e terceira voltas, até que o carro #77 rodou na saída do Bico de Pato. Logo atrás na Junção, Tomasoni passou Caio Castro, para receber o troco na entrada da reta principal

Na quarta volta, no mesmo trecho, Tomasoni assumiu a quarta posição repetindo a manobra da volta anterior.

Líder também na classe Sport, Bottura em duas voltas livrou quase 2s de vantagem, favorecido por batalha feroz entre Urubatan e Mohr pelo segundo lugar. Em 12º, Gustavo Zanon era o melhor entre os Rookies.

Na metade da prova, Daniel Corrêa era um dos destaques. Ele vinha em sexto, com 13 posições conquistadas em 12 minutos.

Mohr contornou bem a Junção na volta 9 e assumiu a linha interna na subida do Café. Levou a melhor no fim da reta. Urubatan tentou dar o troco na reta Oposta, mas quem levou a melhor com excelente visão na descida do Lago foi Marcelo Tomasoni, passando os dois de uma só vez para ser segundo colocado. Na volta seguinte, Caio Castro também passou Mohr no S do Senna e tentou repetir a manobra de Tomasoni sobre Urubatan no mesmo trecho.

Na volta 13, Caio Castro foi otimista ao tentar passar Urubatan no Bico de Pato e os carros rodaram. Correa agradeceu e avançou para terceiro. Mohr era quarto e Fontanari, que havia largado em 21º e último, era quinto.

Bottura escreveu seu nome como o sexto vencedor diferente em seis corridas da Sprint Challenge em 2022, levando também o primeiro lugar na Sport. Tomasoni, Correa, Mohr e Fontanari completaram o pódio. Em nono, Zanon repetiu a vitória da véspera na Rookie.

O que eles disseram

“Um dia após o outro, é o que sempre falamos. Cada dia é um novo começo, uma nova história e hoje deu. Hoje foi uma corrida complexa, pode parecer mais fácil, mas não é. Tive que concentrar muito nas relargadas e isso exige demais. Tenho que ter certeza que muito da vitória de hoje é fruto da corrida de ontem, com aquela ultrapassagem no final fazendo muita diferença”

Enzo Elias

“Consegui manter uma boa posição na primeira largada e pulei para segundo. O terceiro largou por fora e eu consegui contornar a primeira perna do S por dentro. Depois não teve muita corrida não tem muito o que falar, relarguei e mantive a posição, mas não consegui atacar o Enzo. Ele tem vantagem em escolher o momento de acelerar e consegue se defender até o resto do pelotão reagir. Acredito que se tivéssemos mais tempo de bandeira verde, brigaríamos pela vitória.”

Chris Hahn

“Uma surpresa saber dessa liderança do campeonato. Foi muito diferente das outras, muitas intervenções do safety car. Larguei em 12º e consegui pular para sétimo lugar. O toque com o Mello eu achei que tivesse acabado a prova pra mim. Sai em segunda e o carro pulou, o Salles passou e arrisquei uma manobra contra ele no miolo, ele deu espaço o suficiente, concretizei a passagem e defendi na última volta.”

Franco Giaffone

“Fomos bem no quali, nunca tinha corrido na chuva e mesmo assim conseguimos um bom posto, largando em sexto na geral e P1 na classe, ainda lideramos o primeiro treino da classificação na Carrera. A corrida 1 foi soberana, com cabeça e só trazendo o carro para casa. Hoje largamos de primeiro de novo, mas não consegui vencer. Coletei bons pontos que me mantiveram na liderança, então foi um bom resultado pensando no campeonato.”

Lineu Pires

“Foi bem melhor que ontem. Nosso ritmo era muito bom, mas acabei punido por um toque no Leo Sanchez. Mesmo voltando para pista com um ritmo bom, era praticamente impossível lutar por qualquer resultado. Hoje largamos do fundo do pelotão, pulei bem e consegui passar os concorrentes nos acidentes. Vi que estava atrás do Lineu e precisava arriscar alguma coisa, ele deu uma errada no mergulho e consegui subir a junção na frente dele. Defendi bem na última volta e consegui a vitória. Resultado super importante para o campeonato e muito satisfatório para mim, que estava precisando dessa vitória.”

Nelson Monteiro

“Foi um fim de semana positivo, vencer é importante, mas os dois bons resultados, segundo e terceiro, foram importantíssimos pensando no campeonato. Pontuar bem e pontuar sempre é crucial para chegar vivo na disputa do campeonato, manter a liderança é muito importante também.”

Marçal Muller

“Foi um dia superbom, vencer na Sport é bom, mas ganhar na Geral é especial. Foi minha primeira vitória geral em uma categoria com caras que guiam superbem. Estou muito feliz!”

Guilherme Bottura

“Emoção muito grande, meu primeiro ano correndo de carro. Venci ontem e hoje! Sensação inexplicável.”

Gustavo Zanon

“Foi um dia bom demais! Redenção do sábado! Tomei uma punição justa ontem que me jogou para o fim do grid e tive que escalar o pelotão. Hoje tomei mais um toque escalando, tive que começar tudo de novo, de 22º para 5º foi um dia especial demais.”

Ricardo Fontanari

“Foi uma corrida difícil, a largada era boa para pegar a dianteira, mas o toque me tirou essa possibilidade. Com a roda torta tive dificuldades em atacar, então fiz uma corrida de cabeça para me defender e conquistar bons pontos. Agora o foco vira para o campeonato, somar pontos é importante para seguir na briga.”

Ayman Darwich

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 3 – Corridas 2:
Carrera Cup
1. #73 Enzo Elias 28:03.305
2. #26 Christian Hahn +1.674
3. #544 Marçal Muller +3.090
4. #1 Alceu Feldmann +4.486
5. #7 Miguel Paludo +4.637
6. #3 Franco Giaffone* +6.592
7. #70 Lucas Salles* +6.677
8. #116 Marcelo Hahn* +7.636
9. #87 Nelson Monteiro** +9.192
10. #888 Lineu Pires** +10.252
11. #80 Rouman Ziemkiewicz* +11.467
12. #20 Pedro Aguiar +12.235
13. #85 Eduardo Menossi* +12.343
14. #33 Bruno Campos** +13.509
15. #25 Paulo Sousa** +15.540
16. #44 Gustavo Farah** +16.924
DNF
#29 Rodrigo Mello –4 voltas
#88 Georgios Frangulis* –5 voltas
#77 Francisco Horta* +52.583 –5 voltas
#16 Renan Pizii +6.220 –9 voltas
#121 João Barbosa** –10 voltas
#8 Werner Neugebauer –11 voltas
#9 Edu Guedes** –11 voltas
#17 Leonardo Sanchez** –11 voltas
*Sport
**Rookie

Sprint Challenge
1. #117 Guilherme Bottura* +26:52.647
2. #5 Marcelo Tomasoni +11.046
3. #69 Daniel Correa +12.353
4. #3 Cristian Mohr +21.064
5. #17 Ricardo Fontanari +25.222
6. #14 Andre Gaidzinski* +33.902
7. #555 Ayman Darwich +36.653
8. #77 Josimar Junior* +36.826
9. #33 Gustavo Zanon** +38.017
10. #71 SangHo Kim** +39.044
11. #21 Miguel Mariotti* +1:07.432
12. #99 Nasser Aboultaif** +1:20.230
13. #002 Junior Dinardi** +1:49.283
14. #7 Piero Cifali** -1 volta
15. #58 Claudio Simão* -1 volta
16. #22 Caio Castro -3 voltas
17. #1 Urubatan Junior -4 voltas
DNF
#52 Beto Posses –6 voltas
#80 Raijan Mascarello -7 voltas
#199 Nelson Marcondes -12 voltas
#20 Vina Neves -15 voltas
*Sport
**Rookie

Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller, 108 pontos
2. #26 Christian Hahn, 102
3. #1 Alceu Feldmann, 94
4. #7 Miguel Paludo, 84
5. #73 Enzo Elias, 82
6. #20 Pedro Aguiar, 70
7. #70 Lucas Salles, 50
8. #3 Franco Giaffone, 49
9. #16 Renan Pizii, 48
10. #888 Lineu Pires, 32
11. #80 Rouman Ziemkiewicz, 30
12. #8 Werner Neugebauer, 29
13. #87 Nelson Monteiro, 24
14. #88 Georgios Frangulis, 12
#29 Rodrigo Mello, 12
#116 Marcelo Hahn, 12
17. #5 Sylvio de Barros, 10
18. #77 Francisco Horta, 8
#85 Eduardo Menossi, 8
20. #17 Leonardo Sanchez, 5
21. #33 Bruno Campos, 3
22. #25 Paulo Sousa, 1
23. #121 João Barbosa, 0
#9 Edu Guedes, 0
#44 Gustavo Farah, 0

Carrera Cup Sport
1. #3 Franco Giaffone, 58 pontos
2. #70 Lucas Salles, 55
3. #80 Rouman Ziemkiewicz, 38
4. #88 Georgios Frangulis, 26
5. #77 Francisco Horta, 24
#85 Eduardo Menossi, 24
7. #116 Marcelo Hahn, 14

Carrera Cup Rookie
1. #888 Lineu Pires, 58 pontos
2. #87 Nelson Monteiro, 51
3. #33 Bruno Campos, 39
4. #5 Sylvio de Barros, 27
5. #121 João Barbosa, 23
6. #9 Edu Guedes, 20
7. #44 Gustavo Farah, 19
8. #17 Leonardo Sanchez, 15
#25 Paulo Sousa, 15

Sprint Challenge
1. #555 Ayman Darwich, 83 pontos
2. #80 Raijan Mascarello, 82
3. #3 Cristian Mohr, 68
#1 Urubatan Junior, 68
5. #199 Nelson Marcondes, 59
6. #5 Marcelo Tomasoni, 57
#69 Daniel Correa, 57
8. #117 Guilherme Bottura, 49
9. #20 Vina Neves, 47
10. #22 Caio Castro, 44
#55 Ramon Alcaraz, 44
12. #17 Ricardo Fontanari, 42
13. #77 Josimar Junior, 36
14. #14 André Gaidzinski, 35
15. #33 Gustavo Zanon, 19
16. #11 Márcio Mauro, 17
#71 SangHo Kim, 17
18. #7 Piero Cifali, 13
#21 Miguel Mariotti, 13
20. #99 Nasser Aboultaif, 10
21. #58 Cláudio Simão, 9
22. #2 Junior Dinardi, 3
23. #78 Rafael Cardoso, 0
#52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Sport
1. #117 Guilherme Bottura, 50 pontos
2. #55 Ramon Alcaraz, 44
3. #77 Josimar Junior, 40
4. #14 André Gaidzinski, 39
5. #33 Gustavo Zanon, 24
6. #71 SangHo Kim, 18
7. #7 Piero Cifali, 17
8. #99 Nasser Aboultaif, 12
9. #21 Miguel Mariotti, 11
10. #58 Cláudio Simão, 8
11. #78 Rafael Cardoso, 4
12. #2 Junior Dinardi, 1
13. #52 Beto Posses, 0

Sprint Challenge Rookie
1. #33 Gustavo Zanon, 49 pontos
2. #7 Piero Cifali, 45
3. #71 SangHo Kim, 38
4. #99 Nasser Aboultaif, 30
5. #78 Rafael Cardoso, 8
6. #2 Junior Dinardi, 5


Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Comentários desativados.

2016 @Templo da Velocidade