Alceu Feldmann veio, viu e venceu em Goiânia. Depois de liderar o treino livre e cravar a pole com o CUPRA #17 no sábado, o estreante da equipe W2 Pro GP só deixou de liderar as duas primeiras voltas da corrida da TCR South America.
O pole Feldmann perdeu a posição para Juan Angel Rosso no salto da largada. Líder do campeonato, Fabricio Pezzini passou Raphael Reis para ser terceiro enquanto Manuel Sapag completou o top5 na primeira volta.
Na volta 2, foi anunciado drive-thru para o Honda #26 por queima de largada. Ele trouxe o Honda para cumprir a punição a seguir, deixando a liderança de volta para o CUPRA #17. Como consequência, Juan Manuel Casella foi promovido ao top5 com o Peugeot #60. Na sexta volta, quando Feldmann tinha 4.5s de vantagem sobre Pezzini, foi acionado o safety-car.
A ordem seguiu inalterada nas voltas seguintes à relargada, apesar dos esforços de Pedro Aizza sobre Casella e de Frederik Balbi sobre Aizza. Na volta 13, o Hyundai #35 atacou por fora na curva 1, mas não concretizou a manobra. Pior ainda para ele: ficou mal posicionado e acabou superado também por Balbi, perdendo o sexto posto.
Feldmann levou com tranquilidade até a bandeirada, vencendo com vantagem de 2.678s sobre o líder do campeonato. Pezzini cruzou em segundo, com Reis logo atrás. Sapag e Casella completaram o top5. Em grande recuperação depois de pagar punição, Rosso foi sexto batendo Balbi por 0.002s na linha de chegada. Em nono, Marcio Basso venceu pela Copa Trophy em sua estreia com o Lynk & Co da PMO Motorsport.
A corrida de domingo larga com as dez primeiras posições invertidas em relação ao resultado do quali. Assim, Edson dos Reis parte da pole, com Bia Figueiredo ao seu lado.
O que eles disseram:
“Foi tudo que sonhei, Deus tem me abençoado em vários setores. Ganhei minha última corrida na Porsche e hoje ganhamos aqui também. Ontem não tinha passado pneu zero nos treinos, não sabia como o carro iria se comportar. Confirmamos no quali o primeiro tempo. Eu e o carro estamos em bom ritmo, durante toda a prova só tive um problema com o Pezzini na largada, que tentou comprar minha coragem, mas não vendi barato. Acredito que teria ritmo para passar o Rosso se não tivesse sido punido. Então acredito que amanhã teremos um bom ritmo também e vamos brigar pela corrida 2.”
Alceu Feldmann
“Foi uma corrida muito difícil, na primeira volta fui por fora na curva 1 e 2, consegui largar bem, passar o Reis, mas não passei o outro Cupra. Mais a frente na corrida tive problema de combustível e o carro estava falhando muito em quinta e sexta marcha. Foi evidente o problema de pressão na bomba de combustível, precisamos melhorar isso para amanhã pois a corrida é mais longa. Se tivesse uma volta a mais, O Rapha Reis teria me passado.”
Fabricio Pezzini
“Larguei de penúltimo pela penalização no quali e vim buscando, vim buscando a galera, me entendendo com o carro e me diverti bastante. O time novo me ajudou muito. Estava há 2 anos sem guiar e vindo de um carro de tração traseira e com ABS. Muito bom começar assim.”
Marcio Basso
“Tinha carro para ganhar, foi um erro meu, uma pena. Pensei que fossem deixar passar, mas não aconteceu. Uma pena, consegui escalar e agora vamos focar na corrida de amanhã.”
Juan Angel Rosso
CRONOGRAMA – ETAPA 3 – AUTÓDROMO INTERNACIONAL AYRTON SENNA
DOMINGO, 5 DE JUNHO DE 2022
08:25 Corrida 2 – Abertura dos boxes
08:35 Corrida 2 – Fechamento dos boxes
08:37 Corrida 2 – Placa de 5 minutos
08:42 Corrida 2 – Volta de apresentação
08:45 Corrida 2 – Largada (17 voltas o 35 minutos)
09:20 Corrida 2 – Final
09:20 – 09:30 Corrida 2 – Pódio
TV – TCR SOUTH AMERICA – ETAPA 3
DOMINGO 5 DE JUNHO DE 2022
Corrida 2
08:30 a 09:30 – Star+ (Brasil), TyC Sports (Argentina), VTV (Uruguai) e TCR TV (Região)
Por: Luis Ferrari – TCR South America