Dobradinha na corrida e liderança do campeonato na categoria GT4. A Stuttgart Motorsport comemorou em Interlagos o primeiro triunfo do Porsche 718 Cayman GT4, o mais novo modelo inscrito na classe GT4 do Endurance Brasil. O trio Marcel Visconde/Luiz Landi/Bruno Xavier foi o primeiro colocado e a dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani recebeu a bandeirada em segundo lugar, marcando pontos suficientes para assumir a frente na tabela de pontuação.
Como já havia acontecido na primeira etapa do campeonato, em Goiânia, a classe GT4 foi uma das mais competitivas do Endurance Brasil, com uma briga intensa pela liderança na primeira parte da competição. Luiz Landi manteve o 718 Cayman GT4 Clubsport número 718 próximo aos líderes da classe no primeiro stint e Bruno Xavier, levou o carro ao primeiro lugar ao longo dos dois stints seguintes. Marcel Visconde entrou para completar a corrida e foi o responsável por levar o carro até o final. No Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 21, Jacques Quartiero pilotou nas duas primeiras horas e Danilo Dirani conduziu o carro na segunda metade da corrida. A corrida foi marcada por várias entradas do safety car e uma delas aconteceu logo depois de o carro 21 ficar uma volta atrás do líder da GT4. Quartiero e Dirani mantiveram um bom ritmo e foram recompensados com o segundo lugar na classe e a liderança no campeonato da GT4.
A alegria da Stuttgart Motorsport nas 4 Horas de Interlagos poderia ter sido ainda maior, pois um grande resultado esteve ao alcance do Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller. Mauricio assumiu o primeiro lugar da GT3 e o segundo na geral na primeira hora de corrida, cabendo a Visconde a pilotagem no segundo turno. Marçal Müller pilotou na terceira hora e, ao longo de seu stint, subiu do quinto para o segundo lugar. Durante três voltas, antes da abertura para a janela de pit stops, Müller precisou controlar um furo no pneu traseiro esquerdo, que perdeu pressão rapidamente, até poder entrar no box para fazer a parada e “devolver” o 911 GT3 R para Mauricio.
Faltando meia hora para a bandeirada, o Porsche 911 GT3 R ocupava o segundo lugar na classificação geral, atrás do Mercedes AMG GT3 pilotado por Cacá Bueno. Mauricio descontou uma diferença superior a 8 segundos e abriu a penúltima volta a menos de meio segundo do líder. Tudo indicava que as duas voltas finais veriam uma batalha titânica pela vitória, mas um furo no pneu traseiro esquerdo obrigou Mauricio a encostar na beira da pista para evitar danos maiores ao Porsche. Mesmo sem completar as duas voltas finais, o 911 GT3 R foi classificado em sexto lugar em sua classe e em oitavo na geral.
A presença da Stuttgart Porsche foi além dos três carros que participaram das 4 Horas de Interlagos. Além de fornecer o safety car (um Porsche 911 Carrera GTS) e o medical car (Porsche Macan GTS), a prova teve como carro madrinha o único Porsche 935 existente na América Latina. Este carro ficou exposto nos boxes durante o fim de semana e, durante a primeira volta de apresentação, foi pilotado por Beto Gresse.
Marcel Visconde – “Correr com dois carros na mesma prova é difícil, porque eles são muito diferentes. Você precisa se adaptar a velocidades muito distintas e quase sempre acha que alguma coisa poderia ser melhor. Demorei para encontrar meu ritmo no meu stint no GT3. Ao entrar no GT4, estava mais tranquilo porque a liderança já estava consolidada. Nas voltas finais, eu sabia que o GT3 estava a meio segundo do líder e ainda pensei: ‘O pau está comendo lá na frente’. Quando vi o carro parado, deu aquela baixada, fiquei até sem saber engatar marchas… Mas ganhamos a primeira do 718 Cayman GT4 Clubsport no Brasil e isso é o mais importante hoje.”
Luiz Landi – “Foi bom demais! Ainda estou aprendendo e esta vitória me deixou muito feliz. A GT4 é muito competitiva e tive uma boa disputa com o Mustang. Por duas vezes, saí do traçado e fui ultrapassado, e nas duas vezes consegui recuperar a posição. Entreguei o carro para o Brumão em segundo lugar e ele assumiu a liderança. O 718 Cayman GT4 é muito bom de pilotar e a equipe tem uma estrutura excelente.”
Jacques Quartiero – “Esta foi minha segunda corrida e, mesmo me sentindo mais ambientado, o simples fato de ser em outro circuito, mesmo um que conheço como é o caso de Interlagos, faz com que muitas coisas precisem ser aprendidas. Fiz dois stints seguidos e entreguei o carro ao Dirani, que tem todos os méritos por este segundo lugar. E estamos liderando o campeonato!”
Danilo Dirani – “Os safety cars nos dois primeiros stints ajudaram o Jacques a economizar pneus e ele não se cansou muito. No segundo safety car, a gente teve um pouco de azar porque o primeiro colocado da GT4 havia acabado de colocar uma volta no nosso carro. Quando entrei para fazer os dois stints, tive que ‘remar’ com força para recuperar. Foi muito legal obter esta dobradinha da Stuttgart e ela merecia a vitória na geral também. Esta parceria com o Jacques, o Landi, o Brumão e o Marcel nos 718 está sendo muito bacana. Com certeza, eu não esperava estar liderando o campeonato depois de duas corridas. Agora é continuar trabalhando forte para as próximas corridas.”
Resultado final das 4 Horas de Interlagos
Categoria GT4
1) 718-Marcel Visconde/Luiz Landi/Bruno Xavier (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
2) 21-Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
3) 555-Rick Bonadio/Rodrigo Pacheco (Mercedes AMG GT4)
4) Henry Visconde/Lucas Foresti/Paulo Sousa (BMW M2 CS)
5) 31-Renan Guerra/Leandro Ferrari/Marcelo Pisani/Vinicius Vale (Mercedes AMG GT4)
6) 22-André Moraes Jr./Gustavo Conde/Flavio Abrunhoza/Cássio Homem de Mello (Ford Mustang)
Categoria GT3
1) 27-Cacá Bueno/Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT3)
2) 9-Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Mercedes AMG GT3)
3) 17-Leo Sanchez/Átila Abreu (BMW)
4) 8-Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (Mercedes AMG GT3)
5) 16-Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3)
6) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
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Por: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche Luiz Alberto Pandini