Mais acessível, mais competitivo e com os 38 carros disponíveis já ocupados. O Mercedes-Benz Challenge começa uma nova fase na temporada de 2022, com alterações técnicas e um novo pacote promocional concebido para explorar todo o potencial de uma das categorias mais equilibradas do automobilismo brasileiro. A etapa de abertura acontecerá nos dias 28 e 29 de maio em Interlagos e todas as provas serão exibidas ao vivo pelo canal Band Sports. Reportagens extras irão ao ar pela plataforma do Auto Mais, novo parceiro do Mercedes-Benz Challenge.
“Adotamos um conceito low cost compartilhado, em que parte do dinheiro arrecadado com patrocínios será distribuído igualitariamente entre todos os carros inscritos na temporada”, explica Carlos Alberto Fonseca, piloto e presidente da Assomenz (Associação dos Pilotos da Mercedes-Benz Challenge). “Também conseguimos diminuir o custo por corrida em mais ou menos um terço do que vinha sendo praticado até 2021. Pode-se participar das oito etapas da temporada de 2022 a um custo aproximado de R$ 120 mil”, prossegue.
Marcello Sant’Anna, CEO da Auto Mais, está de volta à categoria que ajudou a criar e que teve seu primeiro campeonato disputado em 2011. A Auto Mais será responsável pela promoção, marketing e captação de patrocínios do Mercedes-Benz Challenge. “A marca Mercedes-Benz é muito forte, as corridas estão voltando a ter presença de público e vamos retomar ativações que fizeram muito sucesso”, afirma. “Sempre acreditei no automobilismo como ferramenta de promoção e vamos preparar o caminho para ter novidades muito boas em 2023.”
O Mercedes-Benz Challenge tem a chancela do fabricante, que cede os direitos de uso da marca para os promotores. “É um evento que amplia a visibilidade da Mercedes-Benz e se integra perfeitamente à estratégia da empresa de usar o automobilismo esportivo como pilar de comunicação”, diz Evandro Cunha, gerente de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. “Com a entrada da Auto Mais, o Mercedes-Benz Challenge vai ganhar muito em visibilidade para o público. É uma forma de exposição muito importante para a nossa marca.”
Uma das novidades é criação do Paddock Club patrocinado pela XP Investimentos. Ele será aberto a convidados, inclusive de outras categorias que venham a dividir a programação com o Mercedes-Benz Challenge, e dentro dele estará o espaço XP Gentleman Driver, exclusivo para os pilotos do Mercedes-Benz Challenge. Para a primeira etapa, está prevista uma ocupação de cerca de 350 pessoas.
Entre as medidas tomadas para baixar custos está a maior mudança técnica da temporada: a introdução de pneus radiais Dunlop. Feitos para automóveis esportivos de alto desempenho, esses pneus custam cerca de um terço do valor de um pneu slick de competição. “Além de serem muito duráveis, os pneus radiais tornam o carro mais adequado para pilotos do perfil do Mercedes-Benz Challenge, que não vivem profissionalmente do automobilismo”, afirma Betão Fonseca. Os testes de pista comprovaram que os pneus radiais Dunlop mantém um desempenho constante durante muito tempo a partir de um determinado ponto de desgaste.
O calendário do Mercedes-Benz Challenge 2022 é este:
28 e 29 de maio – Interlagos
18 e 19 de junho – Goiânia
16 e 17 de julho – Interlagos
13 e 14 de agosto – Velopark
03 e 04 de setembro – Interlagos
15 e 16 de outubro – Velocitta
19 e 20 de novembro – Velocitta
17 e 18 de dezembro – Interlagos
Sobre o Mercedes-Benz Challenge
Realizado desde 2011, o Mercedes-Benz Challenge é um campeonato monomarca chancelado pela Mercedes-Benz, organizado pela Assomenz (Associação dos Pilotos do Mercedes-Benz Challenge) e promovido pela Auto Mais com apoios e patrocínios de Dunlop, Fras Le, Fremax, Ipiranga, Petronas, Real Radiadores e XP Investimentos. O Mercedes-Benz Challenge inicia a temporada 2022 com 38 automóveis ativos, divididos entre as categorias CLA 45 AMG e C300.
Para garantir uma competição equilibrada e justa, todos os carros passam por uma avaliação em dinamômetro para avaliar a potência. A variação máxima admitida é de 5% e cada passagem pelo dinamômetro gera um relatório entregue ao piloto. A coordenação técnica do Mercedes-Benz Challenge é feita por André Bragantini, um dos mais experientes profissionais do automobilismo brasileiro.
Os carros da categoria CLA 45 AMG têm motores com cerca de 400 cv de potência e tração nas quatro rodas na proporção 70% nas dianteiras e 30% nas traseiras. Os da C300 têm motor de 250 cv e tração traseira. O câmbio é automático com paddle shift, tendo seis marchas na CLA 45 AMG e cinco na C300.
Por: LetraNova Comunicação