Brasileiro fez oito ultrapassagens na primeira volta da segunda corrida
Caio Collet completou neste domingo a segunda etapa da Fórmula 3 FIA, na preliminar do GP da Emilia Romagna de Fómula 1, em Ímola. Com uma estratégia ousada adotada pela equipe MP Motorsport o brasileiro ganhou oito posições na primeira volta, chegou a liderar a corrida, mas as seguidas intervenções do safety car fizeram com que o piloto terminasse a segunda prova da etapa em 13º lugar.
Largando em nono lugar em uma pista úmida, Collet e sua equipe optaram por sar com pneus de chuva. Ao apagar das luzes escalou o pelotão e saltou de nono para primeiro na primeira volta.
No terceiro giro de corrida o safety car foi acionado após batida entre dois concorrentes. Collet que havia aberto dez segundos para o segundo colocado teve sua vantagem diluída e com a pista secando fez a parada nos boxes para colocar os pneus de pista seca, retornando em vigésimo primeiro.
Na relargada o brasileiro superou um concorrente, nas voltas seguintes avançou ainda mais uma posição ultrapassar Enzo Trulli. Na sequência o safety car foi acionado novamente após escapada de pista de Brad Benavides.
Neste momento Collet já era o 17º colocado, na relargada o piloto da MP Motorsport evitou os acidentes e ganhou uma posição.
Na 10ª volta de prova o safety car foi acionado após rodada do líder da prova. Três voltas mais tarde aconteceu terceira relargada, Collet fez uma ótima manobra sobre David Schumacher e Nazim Azman para assumir saltar para o 14º lugar.
Na última volta Collet se aproveitou da briga entre dois concorrentes para ganhar o 13º lugar, posição em que recebeu a bandeira quadriculada.
O próximo compromissso de Caio Collet pela Fórmula 3 FIA acontece nos dias 20 e 21 de maio, em Barcelona.
O que ele disse:
“Foi mais um fim de semana difícil para nós, escolhemos a estratégia errada na corrida principal. Largar com o pneu de chuva foi bom, pulamos de nono para primeiro na primeira volta e passamos com uma boa vantagem para o segundo colocado. A idéia era abrir o máximo possível para parar e colocar o pneu seco depois. O safety-car é algo que foge do nosso controle e nas condições que tinhamos era a decisão correta para se tomar, mas no final ela não saiu como a gente esperava. Precisamos pontuar bem em Barcelona depois de um começo difícil de temporada e entrar de vez no campeonato.”
Caio Collet
Por: Luis Ferrari – Guto Mauad